13/06/2012

Rio+20: saiba mais e confira dicas para trabalhar o assunto em sala de aula

Um dos eventos mais esperados e mais importantes do cenário sociopolítico e econômico mundial tem início hoje na cidade do Rio de Janeiro: a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

De hoje até sexta-feira, líderes de pelo menos 180 países estarão discutindo um acordo, pelo qual cada nação se comprometerá em empreender ações com vistas a garantir o desenvolvimento sustentável do planeta nas próximas décadas.


A Organização das Nações Unidas - ONU parece confiante na aprovação do documento, mas a atual crise econômica pode prejudicar as negociações. Isso porque, um dos temas mais controversos é de que os países desenvolvidos precisam contribuir mais que os pobres para garantir o desenvolvimento sustentável, princípio originado nas conversações da Rio 92. Porém, Europa, Estados Unidos e Japão dizem que China, Brasil, Índia, entre outras nações em desenvolvimento, devem assumir mais responsabilidades (leia-se custos), quanto a esse aspecto.

Além da conferência, vários eventos paralelos estarão acontecendo na Rio+20, como o o Encontro Global dos Municípios, com debates focados na questão de como "esverdear" a economia urbana; a Cúpula dos Povos, que a partir do dia 15 terá manifestações, assembleias, debates, oficinas participativas e atividades culturais que devem reunir cerca de 20 mil participantes ligados a ONGs e movimentos sociais no Aterro do Flamengo; a conferência de prefeitos do fórum C40, na qual as maiores cidades do planeta irão analisar as políticas municipais para o impulso do desenvolvimento sustentável no dia 19, além de três jornadas de diálogos nas quais os responsáveis da maioria dos eventos paralelos apresentarão suas propostas de desenvolvimento sustentável aos governantes, para que as levem em consideração antes de assinar o documento final.

Mais sobre a Rio+20
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ocorre na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 a 22 de junho e deverá contribuir para a definição da agenda de discussões e ações sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.

Assim chamada por marcar os 20 anos da realização da Eco92, a Rio+20 é composta por três momentos. De 13 a 15 de junho, representantes governamentais discutirão os documentos que posteriormente serão convencionados na Conferência. Entre 16 e 19, serão programados eventos com a sociedade civil. Já de 20 a 22 ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos chefes de Estado e de governo dos países-membros das Nações Unidas.

Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, vários líderes mundiais estarão ausentes, incluindo o presidente americano Barack Obama. Do lado europeu, ficam de fora a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Para garantir a presença de países africanos e caribenhos, o Itamaraty, o Ministério da Defesa e a Embraer trarão as delegações de 10 deles.
(Fonte: Portal Terra)

Para explorar o conteúdo com a turma
O Educajaú selecionou algumas dicas de sites com conteúdos para você, professor, se inteirar mais do assunto e abordar as questões ligadas à problemática ambiental e a realização da Rio+20 com os alunos em sala de aula:

Portal Rio+20: portal oficial do governo brasileiro sobre a realização da Rio+20 com diversas informações, notícias, fotos, vídeos, agenda, links para os perfis da Rio+20 nas redes sociais.

Portal Rio+20: Construindo a Cúpula dos Povos: contêm vídeos, documentos, propostas, calendário e até rede social, na qual se pode interagir, compartilhando e comentando links, participando de fóruns e grupos de discussão, entre outros. No canal atores: professores e universitários, há diversos conteúdos voltados para esse público.

Portal Rio+20: Construindo a Cúpula dos Povos
Portal G1 - Especial Rio+20: o portal de notícias G1 preparou um especial sobre a Rio+20. Além disso, é possível acompanhar a cobertura do evento em tempo real, com transmissões ao vivo.

Rio +20 - ONU Brasil: no site brasileiro da ONU há várias informações sobre a Rio+20, além de outras ações e campanhas do órgão.

Brasil Escola - Promovendo um debate em sala de aula sobre a Rio+20: artigo com sugestão de abordagem do tema em sala de aula.

Professor Web: Refletir sobre a Rio+20 e o desenvolvimento sustentável: artigo, como o próprio nome já diz, com reflexões sobre a realização da Rio+20 e as questões ligadas ao desenvolvimento sustentável.

Cantinho Educativo - Rio+20: blog com sugestões de atividades para pintar, caça-palavras e outros, relacionados ao meio ambiente.


Texto: Fernanda Élle
Imagens: Divulgação




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: