Seguindo com as atividades em direção aos objetivos
propostos no projeto Primeira Educação Física, que é desenvolvido pelo
Professor Ademir Testa Junior no CMEI - Profa. Martha Vianna de Oliveira, os
educandos puderam vivenciar novas atividades. Tais atividades estiveram
planejadas e foram executadas, com um nível de complexidade maior do que as
vivenciadas anteriormente. Afinal, através dos estímulos programados dentro do
projeto, os educandos aumentaram seu repertório motor quanti e qualitativamente,
possibilitando a participação dos mesmos em atividades que envolvam tarefas
mais complexas.
"É impressionante observar como o ser humano aprende e se desenvolve tão rápido, em seus primeiros anos de vida". Dessa forma, foram desenvolvidas atividades motoras coordenadas de manejo de objetos através de outro objeto, novos circuitos de desafios motores, jogos de regras simples, além das atividades de percepção e registro sobre caracteres da cultura do corpo em movimento, e das capacidades físicas.
"É impressionante observar como o ser humano aprende e se desenvolve tão rápido, em seus primeiros anos de vida". Dessa forma, foram desenvolvidas atividades motoras coordenadas de manejo de objetos através de outro objeto, novos circuitos de desafios motores, jogos de regras simples, além das atividades de percepção e registro sobre caracteres da cultura do corpo em movimento, e das capacidades físicas.
Um momento interessante nesta parte do projeto, foi o desenvolvimento do
jogo de tabuleiro. Desenhamos um tabuleiro no chão, onde cada casa possuía uma
tarefa. Tarefa que constituía-se exatamente em exercícios motores que os
educandos deveriam realizados. Com a turma dividida em dois grupos devidamente
identificados, cada grupo tinha o direito de jogar o dado uma vez a cada
rodada, e ir avançando no tabuleiro, cumprindo as tarefas apontadas em cada
casa que ocupavam [...] O jogo exigiu dos educandos, o afloramento das
aprendizagens matemáticas, lógicas, motoras, e de trabalho coletivo, adquiridas
até o momento.
Em outra sequência didática, os educandos puderam assistir o desenho do
"Chaves" intitulado "A partida de futebol", logo
conversamos sobre os elementos que constituem o esporte futebol, sendo espaço e
material utilizados para a prática deste esporte, além dos movimentos mais
utilizados para jogar futebol. Em seguida associamos os movimentos realizados
pelos personagens no desenho animado, e realizamos o registro das percepções dos
educandos sobre a modalidade. O registro foi composto pelo desenho das letras
que compõe a palavra FUTEBOL, e de desenho livre sobre os elementos do jogo.
Além disso, no dia do desafio, realizamos atividades físicas com todas as
criança do CMEI, através de um circuito gigante, onde os educandos puderam se
exercitar explorando os movimentos vivenciados e aprendidos durante as aulas de
Educação Física.
É assim que o projeto Primeira Educação Física segue estimulando os educandos
a aprimorarem e conhecerem o corpo em movimento [...] sem esquecer de que o
conhecimento é transversal e não fragmentado. Neste contexto, o corpo gestor da
escola também reconhece a importância da Educação Fisica na Educação Infantil:
"Tendo
como principal instrumento o movimento, atingindo assim, diversos campos
sensoriais, o profissional dessa área possui ferramentas valiosas para
provocar estímulos que levem a esse desenvolvimento de forma bastante
prazerosa: a brincadeira, o jogo e o esporte.Lembrando sempre que, o
desenvolvimento do ser humano se dá a partir da integração entre a motricidade,
a emoção e o pensamento. Sendo conhecedor dos estágios de desenvolvimento, o
profissional adequará os estímulos a cada etapa, abrangendo a criança em sua
formação integral : campo motor, cognitivo e social." (SUELI
CORRADINI - Coordenadora Pedagógica).
"A Educação Física na Educação
Infantil permite realizar um trabalho de conhecimento e também de
desenvolvimento do corpo humano de forma que o educando possa construir sua
identidade e autonomia. O jogo, o esporte, a ginástica, a dança e as
brincadeiras são atividades enriquecedoras dentro da Educação Física. Em
contato com elas, o educando poderá exercitar a sua imaginação relacionando
seus interesses e suas necessidades com a realidade do mundo em que vive.
Poderá, também, expressar seus sentimentos: felicidade, tristeza,
solidariedade, companheirismo, entre outros. O envolvimento, a criatividade, a
participação e a atuação de cada educando nas atividades oferecidas permitirão
que cada um tenha acesso as diferenças e limites; tornando-se um verdadeiro
cidadão. Neste CMEI “Profa. Martha Vianna de Oliveira” os alunos têm participado
de forma ativa nas atividades propostas pelo Prof. Ademir Testa Junior. As aulas
têm sido elaboradas com o propósito de proporcionar momentos de grande
interesse e participação dos mesmos." (TEREZA C. G. TREMENTOCIO DA COSTA -
Diretora de Educação Infantil).
Texto e imagens: Prof. Msd. Ademir Testa Junior - Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Jahu.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: