20/06/2012

Projeto Primeira Educação Física: professor reflete sobre a prática


Seguindo com as atividades em direção aos objetivos propostos no projeto Primeira Educação Física, que é desenvolvido pelo Professor Ademir Testa Junior no CMEI - Profa. Martha Vianna de Oliveira, os educandos puderam vivenciar novas atividades. Tais atividades estiveram planejadas e foram executadas, com um nível de complexidade maior do que as vivenciadas anteriormente. Afinal, através dos estímulos programados dentro do projeto, os educandos aumentaram seu repertório motor quanti e qualitativamente, possibilitando a participação dos mesmos em atividades que envolvam tarefas mais complexas.
"É impressionante observar como o ser humano aprende e se desenvolve tão rápido, em seus primeiros anos de vida". Dessa forma, foram desenvolvidas atividades motoras coordenadas de manejo de objetos através de outro objeto, novos circuitos de desafios motores, jogos de regras simples, além das atividades de percepção e registro sobre caracteres da cultura do corpo em movimento, e das capacidades físicas.


Um momento interessante nesta parte do projeto, foi o desenvolvimento do jogo de tabuleiro. Desenhamos um tabuleiro no chão, onde cada casa possuía uma tarefa. Tarefa que constituía-se exatamente em exercícios motores que os educandos deveriam realizados. Com a turma dividida em dois grupos devidamente identificados, cada grupo tinha o direito de jogar o dado uma vez a cada rodada, e ir avançando no tabuleiro, cumprindo as tarefas apontadas em cada casa que ocupavam [...] O jogo exigiu dos educandos, o afloramento das aprendizagens matemáticas, lógicas, motoras, e de trabalho coletivo, adquiridas até o momento.



Em outra sequência didática, os educandos puderam assistir o desenho do "Chaves" intitulado "A partida de futebol", logo conversamos sobre os elementos que constituem o esporte futebol, sendo espaço e material utilizados para a prática deste esporte, além dos movimentos mais utilizados para jogar futebol. Em seguida associamos os movimentos realizados pelos personagens no desenho animado, e realizamos o registro das percepções dos educandos sobre a modalidade. O registro foi composto pelo desenho das letras que compõe a palavra FUTEBOL, e de desenho livre sobre os elementos do jogo.



Além disso, no dia do desafio, realizamos atividades físicas com todas as criança do CMEI, através de um circuito gigante, onde os educandos puderam se exercitar explorando os movimentos vivenciados e aprendidos durante as aulas de Educação Física.



É assim que o projeto Primeira Educação Física segue estimulando os educandos a aprimorarem e conhecerem o corpo em movimento [...] sem esquecer de que o conhecimento é transversal e não fragmentado. Neste contexto, o corpo gestor da escola também reconhece a importância da Educação Fisica na Educação Infantil:


"Tendo como principal instrumento o movimento, atingindo assim, diversos campos sensoriais, o  profissional dessa área possui ferramentas valiosas para provocar estímulos que levem a esse desenvolvimento de forma bastante prazerosa: a brincadeira, o jogo e o esporte.Lembrando sempre que, o desenvolvimento do ser humano se dá a partir da integração entre a motricidade, a emoção e o pensamento. Sendo conhecedor dos estágios de desenvolvimento, o profissional adequará os estímulos a cada etapa, abrangendo a criança em sua formação integral : campo motor, cognitivo e social." (SUELI CORRADINI - Coordenadora Pedagógica).

"A Educação Física na Educação Infantil permite realizar um trabalho de conhecimento e também de desenvolvimento do corpo humano de forma que o educando possa construir sua identidade e autonomia. O jogo, o esporte, a ginástica, a dança e as brincadeiras são atividades enriquecedoras dentro da Educação Física. Em contato com elas, o educando poderá exercitar a sua imaginação relacionando seus interesses e suas necessidades com a realidade do mundo em que vive. Poderá, também, expressar seus sentimentos: felicidade, tristeza, solidariedade, companheirismo, entre outros. O envolvimento, a criatividade, a participação e a atuação de cada educando nas atividades oferecidas permitirão que cada um tenha acesso as diferenças e limites; tornando-se um verdadeiro cidadão. Neste CMEI “Profa. Martha Vianna de Oliveira” os alunos têm participado de forma ativa nas atividades propostas pelo Prof. Ademir Testa Junior. As aulas têm sido elaboradas com o propósito de proporcionar momentos de grande interesse e participação dos mesmos." (TEREZA C. G. TREMENTOCIO DA COSTA - Diretora de Educação Infantil).

 -- 




Texto e imagens: Prof. Msd. Ademir Testa Junior - Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Jahu.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: