12/06/2012

Aula sobre ecossistemas trabalha conscientização ambiental


Os alunos do 2º ano B e D da EMEF Profa. Helena de Castro Pirágine, orientados pela Professora Isabel Cristina Valbueno Baptista, tiveram a oportunidade de trabalhar o tema “Ecossistema” de uma forma muito dinâmica e agradável. 

Dando início aos trabalhos, a professora, a partir do conteúdo da Apostila de Ciências do Pueri Domus propôs uma pesquisa no dicionário sobre o significado da palavra ecossistema.
Em seguida foi realizada uma explanação sobre este tema e, com o auxílio e a orientação da professora, os alunos classificaram os tipos de ecossistemas de cada região do Brasil.


Dando sequência aos trabalhos, foi realizada uma roda de conversa onde o foco foi a proteção da natureza: meios e formas de cultivá-la e protegê-la. Esse momento foi extremamente importante, pois surgiram muitas ideias e sugestões criativas dos próprios alunos. 

Como atividade de registro, em grupos, eles confeccionaram cartazes que foram expostos pela escola para que os demais colegas tivessem a oportunidade de cada vez mais se conscientizarem que devemos cuidar e proteger a nossa natureza.

Como culminância de todo o trabalho desenvolvido durante vários dias em sala de aula, os alunos se dirigiram até as classes de 1ºs ano e explicaram sobre tudo o que aprenderam para proteger a natureza.

Foi um belo trabalho desenvolvido pela professora, pois envolveu todos os alunos ativando ainda mais os princípios de conscientização sobre o futuro do nosso planeta.
Podemos conferir um pouco das atividades através das fotos abaixo:













Texto e imagens: EMEF Profa. Helena de Castro Pirágine

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: