Os alunos do Jardim II "A", do período da tarde, da professora Eunice Ribeiro dos Santos Cecato, estão sendo estimulados a unir a teoria com a prática. Uma aula planejada pela professora, para que as crianças percebessem figuras geométricas em sua vida cotidiana, tornou o aprendizado prazeroso e construtivo. Além de trabalhar a linguagem oral e escrita, o material Lego complementou a aula, oportunizando aos alunos o manuseio da revista que acompanha o material, a verificação de formas geométricas contidas e relacionando-as com os seus respectivos conhecimentos como: faixa de pedestre, trajetos, meios de transportes.
As expectativas da professora foram ultrapassadas pela criatividade dos educandos que, além de reconhecerem as figuras, também associaram as mesmas dentro do espaço físico em que estudam, ou seja, a sala de aula.
O pequeno Miguel foi abordado pela professora sobre o que havia construído, respondendo-lhe que era uma lousa digital. A professora novamente o questionou dizendo que parecia um carro, pois o mesmo continha rodinhas. Miguel, com sua esperteza, mostrou que nos pés da lousa havia rodinhas. Já Tainara, usando um retângulo, montou uma mesa, não se esquecendo de colocar a professora sentada em sua cadeira. Ana Heloísa, percebeu que para ser sala de aula precisava construir primeiramente paredes.
Esse trabalho mostra o quanto é importante conhecer conceitos, mais é na prática que a criança assimila e apreende de forma mais significativa para fazer uso em diversas outras situações de sua vida.
Terezinha de Jesus Ximenes Pereira
Diretora dos CMEIS Maria de Lourdes Ferreira dos Reis e José Jeter Rafanelli - Vila XV
Plano de Aula
1. Título: Formas geométricas
2. Sala: Jardim II
3. Professor: Eunice Ribeiro dos Santos Cecato
4. Objetivos:
- Identificar formas geométricas planas, nomeando-as;
- Perceber a presença das mesmas em objetos diversos da sala de aula;
- Perceber a presença das mesmas em objetos diversos da sala de aula;
- Representar através da construção com o lego, alguns objetos da nossa sala de aula;
- Salientar a importância da travessia ser feita na faixa de pedestre;
- Refletir sobre a leitura e escrita (lista);
- Relacionar numeral à quantidade (como você vem para a escola?);
- Estimular o trabalho em grupo, enfatizando as regras de convivência: cooperação, solidariedade, respeito e partilha.
5. Materiais: Revista do aluno nº 2, caixa lego 9090, formas geométricas.
6. Desenvolvimento:
Contextualizar: Manuseio livre da revista. Roda de conversa sobre a cena da página 34. Enfatizar com as crianças a importância da travessia na faixa de pedestre. Trazendo para a nosso cotidiano: E você, como vem para a escola? Contar e anotar quantos vem de que maneira. Página 35, analisar a imagem, e transferindo para a nossa realidade, observar nossa sala, o que tem nela. Retomar as formas geométricas e pedir que localizem as mesmas nos objetos enquanto isso, listaremos.
Construir: Agora cada criança construíra um ou mais objetos presentes na sala.
Conectar: Apresentar o trabalho identificando a forma geométrica presente.
5. Materiais: Revista do aluno nº 2, caixa lego 9090, formas geométricas.
6. Desenvolvimento:
Contextualizar: Manuseio livre da revista. Roda de conversa sobre a cena da página 34. Enfatizar com as crianças a importância da travessia na faixa de pedestre. Trazendo para a nosso cotidiano: E você, como vem para a escola? Contar e anotar quantos vem de que maneira. Página 35, analisar a imagem, e transferindo para a nossa realidade, observar nossa sala, o que tem nela. Retomar as formas geométricas e pedir que localizem as mesmas nos objetos enquanto isso, listaremos.
Construir: Agora cada criança construíra um ou mais objetos presentes na sala.
Conectar: Apresentar o trabalho identificando a forma geométrica presente.
Continuar: Construção do gráfico dos meios de transporte que usam para virem à escola.
Euforia: momento em que pegaram a revista |
Registro: fruto da roda de conversa |
Retângulo: Miguel e a construção da lousa digital |
Retângulo: Tainara e a mesa da professora |
Retângulo: Ana Heloísa e as paredes da nossa sala |
Texto e imagens: CMEIs Maria de Lourdes Ferreira dos Reis e José Jeter Rafanelli - Vila XV
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: