
As expectativas da professora foram ultrapassadas pela criatividade dos educandos que, além de reconhecerem as figuras, também associaram as mesmas dentro do espaço físico em que estudam, ou seja, a sala de aula.
O pequeno Miguel foi abordado pela professora sobre o que havia construído, respondendo-lhe que era uma lousa digital. A professora novamente o questionou dizendo que parecia um carro, pois o mesmo continha rodinhas. Miguel, com sua esperteza, mostrou que nos pés da lousa havia rodinhas. Já Tainara, usando um retângulo, montou uma mesa, não se esquecendo de colocar a professora sentada em sua cadeira. Ana Heloísa, percebeu que para ser sala de aula precisava construir primeiramente paredes.
Esse trabalho mostra o quanto é importante conhecer conceitos, mais é na prática que a criança assimila e apreende de forma mais significativa para fazer uso em diversas outras situações de sua vida.
Terezinha de Jesus Ximenes Pereira
Diretora dos CMEIS Maria de Lourdes Ferreira dos Reis e José Jeter Rafanelli - Vila XV
Plano de Aula
1. Título: Formas geométricas
2. Sala: Jardim II
3. Professor: Eunice Ribeiro dos Santos Cecato
4. Objetivos:
- Identificar formas geométricas planas, nomeando-as;
- Perceber a presença das mesmas em objetos diversos da sala de aula;
- Perceber a presença das mesmas em objetos diversos da sala de aula;
- Representar através da construção com o lego, alguns objetos da nossa sala de aula;
- Salientar a importância da travessia ser feita na faixa de pedestre;
- Refletir sobre a leitura e escrita (lista);
- Relacionar numeral à quantidade (como você vem para a escola?);
- Estimular o trabalho em grupo, enfatizando as regras de convivência: cooperação, solidariedade, respeito e partilha.
5. Materiais: Revista do aluno nº 2, caixa lego 9090, formas geométricas.
6. Desenvolvimento:
Contextualizar: Manuseio livre da revista. Roda de conversa sobre a cena da página 34. Enfatizar com as crianças a importância da travessia na faixa de pedestre. Trazendo para a nosso cotidiano: E você, como vem para a escola? Contar e anotar quantos vem de que maneira. Página 35, analisar a imagem, e transferindo para a nossa realidade, observar nossa sala, o que tem nela. Retomar as formas geométricas e pedir que localizem as mesmas nos objetos enquanto isso, listaremos.
Construir: Agora cada criança construíra um ou mais objetos presentes na sala.
Conectar: Apresentar o trabalho identificando a forma geométrica presente.
5. Materiais: Revista do aluno nº 2, caixa lego 9090, formas geométricas.
6. Desenvolvimento:
Contextualizar: Manuseio livre da revista. Roda de conversa sobre a cena da página 34. Enfatizar com as crianças a importância da travessia na faixa de pedestre. Trazendo para a nosso cotidiano: E você, como vem para a escola? Contar e anotar quantos vem de que maneira. Página 35, analisar a imagem, e transferindo para a nossa realidade, observar nossa sala, o que tem nela. Retomar as formas geométricas e pedir que localizem as mesmas nos objetos enquanto isso, listaremos.
Construir: Agora cada criança construíra um ou mais objetos presentes na sala.
Conectar: Apresentar o trabalho identificando a forma geométrica presente.
Continuar: Construção do gráfico dos meios de transporte que usam para virem à escola.
![]() |
Euforia: momento em que pegaram a revista |
![]() |
Registro: fruto da roda de conversa |
![]() |
Retângulo: Miguel e a construção da lousa digital |
![]() |
Retângulo: Tainara e a mesa da professora |
![]() |
Retângulo: Ana Heloísa e as paredes da nossa sala |
Texto e imagens: CMEIs Maria de Lourdes Ferreira dos Reis e José Jeter Rafanelli - Vila XV
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: