29/03/2012

Viajando com Monteiro Lobato: apresentações acontecem na Vila Ribeiro e no Jardim Maria Luiza IV

Projeto tem registrado uma média de 100 pessoas por apresentação nos bairros da cidade

De gargalhadas a gritinhos de medo, as apresentações do projeto Viajando com Monteiro Lobato em Jahu têm levado às crianças a magia do teatro. Com personagens e um universo simbólico inspirado nas obras infantis do escritor Monteiro Lobato, que trouxeram para o imaginário coletivo nacional as traquinagens da Turma do Sítio do Pica-pau Amarelo, o projeto, uma das inciativas de responsabilidade social do Instituto ALL de Educação e Cultura, tem como objetivo despertar o gosto pela leitura nas crianças e adolescentes através da contação de história, inserindo o livro no cotidiano de vida desses jovens. "Além disso, o projeto visa estimular a criatividade, a escrita e a expressão verbal, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico, do pensamento e da reflexão", conta a coordenadora de comunicação e responsabilidade corporativa do Instituto ALL em Bauru, Maria José de Mello Souza.


Interação: crianças dançam acompanhando os personagens


Débora (Cuca) e Jodair (Tio Barnabé) na carreta-palco
Segundo ela, Jahu é a primeira de uma série de cidades que devem receber o projeto. "Este é um novo projeto do Instituto ALL, aprovado pela Lei Rouanet de incentivo à cultura, que está começando a rodar aqui em Jahu e deve percorrer várias cidades do Estado de São Paulo e também do Rio Grande do Sul. Ainda não temos um número exato de municípios pelos quais o projeto passará, pois estamos ainda fechando a agenda de apresentações com vários deles. Mas a ideia é alcançar o maior número possível de localidades."

Para possibilitar o intuito, a ALL, gigante do setor de ferrovias no Brasil,  adaptou a carroceria de um caminhão para ser um palco itinerante, com direito à camarim e tudo. "Apesar de muito sucesso, com milhares de participantes em várias regiões do país, notamos que em dois dos nossos projetos que eram realizados em vagões - o Vagão Ambiental e o Vagão do Conhecimento - havia dificuldade às vezes dos municípios transportarem as crianças até os mesmos. Então, quando pensamos em elaborar um novo projeto logo decidimos em um meio que tornasse mais fácil das pessoas chegarem até ele. E melhor que isso: com a carreta é o projeto que vai até as pessoas", explica a coordenadora. 

Aparição da Cuca: essa hora dá medo
A ação no palco é protagonizada por Jodair Moreno Pereira (Tio Barnabé) e Débora Regina Thomas (Cuca), ambos formados em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e recrutados por Valmor Papi, cuja empresa de recreação já realizou diversos trabalhos em parceria com a ALL - cuja matriz está localizada em Curitiba. 

Os três se dizem muito satisfeitos com a receptividade do projeto em Jahu. "Gostamos muito do apoio que recebemos da Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura e Turismo e também das escolas e comunidades pelas quais passamos", afirma o empresário. "Estamos estreando o espetáculo e estávamos um pouco apreensivos quanto à resposta do público e nos surpreendemos com a receptividade das crianças daqui", contam Débora e Jodair. Da mesma opinião é a coordenadora Maria José, que ressalta que "a resposta do público em Jahu está além das nossas expectativas".
Uma média de 100 pessoas têm comparecido às apresentações do projeto nos bairros da cidade.

*****
Apresentações nos bairros
A carreta do Viajando com Monteiro Lobato esteve no dia de hoje na Vila Ribeiro e no Jardim Maria Luiza IV. Ontem as apresentações ocorreram no bairro Olaria e na praça da igreja matriz de Santa Cruz no Distrito de Potunduva. Amanhã será a vez do Pouso Alegre de Baixo e do Jardim Padre Augusto Sani. No sábado, as apresentações do projeto acontecerão no Jardim Pedro Ometto e no Jardim Cila de Lúcio Bauab.
Clique aqui para acessar a programação completa com horários e endereços das apresentações.

*****

Sobre o Instituto ALL de Educação e Cultura
Compromisso da América Latina Logística com a comunidade, colaboradores e o meio ambiente, o Instituto ALL de Educação em Cultura promove ações socioambientais por meio de projetos concretos em busca da qualidade de vida e socialmente responsáveis. Lançado em 2008, promove programas educativos, culturais e de estímulo ao voluntariado. Como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), seus projetos estão abertos ao apoio e patrocínio de empresas que tenham os mesmos princípios em busca de um mundo sustentável.

Entre os principais projetos do Instituto ALL de Educação e Cultura, destacam-se a Oficina de Talentos, em que estudantes de escolas públicas têm orientação profissional em cursos de mecânica e elétrica; o Vagão do Conhecimento, que percorre as cidades à margem da linha férrea com cursos, oficinas, e palestras educativas, o Trem Ambiental, vagão itinerante onde biólogos da ALL promovem aulas de preservação ambiental, e, agora, o Viajando com Monteiro Lobato, que percorrerá os municípios com uma carreta-palco, levando apresentações inspiradas na obra do escritor brasileiro, favorecendo reflexões sobre ética, meio ambiente, cidadania e o estímulo à leitura.

Em programas internos, como o ALL nos Trilhos da Educação, que permite aos colaboradores a conclusão do ensino médio, a empresa atua no desenvolvimento e na integração de seus colaboradores. Por meio dos Comitês de Gente, presentes em todas as unidades da companhia, são realizadas ações de melhoria, qualidade de vida e voluntariado. O Instituto também utiliza as Leis de Incentivo à Cultura para patrocinar e apoiar projetos que atinjam os mais variados públicos.

*****


Texto e fotos: Fernanda Élle
Imagem: Divulgação/Instituto ALL




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: