28/04/2011

Câmara Mirim e Turminha do MPF: escolas recebem diretrizes para trabalho com projetos do Legislativo e do Ministério Público Federal

A Secretaria Municipal de Educação reuniu na tarde de ontem, no auditório do Espaço Pedagógico "Prof.ª Kátia Pascolat Domeniconi, diretores e coordenadores das escolas municipais de Ensino Fundamental para passar as orientações de trabalho referentes aos projetos educacionais de órgãos e instituições a serem desenvolvidos nas unidades escolares.
Lançado em dezembro do ano passado, o "Câmara Mirim" começará a ser aplicados com os alunos, com a distribuição de 13 mil revistas, que explicam sob a forma de história em quadrinhos quais são as atribuições de um vereador, o trabalho da Câmara Municipal, os trâmites do Poder Legislativo, entre outras questões.
De autoria dos vereadores Paulo de Tarso Nunes Chiode e José Carlos Zanatto (Decreto Legislativo n°012/2010), o projeto também prevê a eleição dos estudantes para compor uma Câmara Mirim. "Decidimos com os diretores e coordenadores na reunião que cada uma das dezessete escolas municipais de Ensino Fundamental elegesse o seu candidato a uma das onze vagas para a função de vereador mirim. Os dezessete eleitos passariam então por uma seleção, feita pelos próprios vereadores, na qual teriam que apresentar suas ideias para possíveis projetos de lei que beneficiassem a comunidade. Os mais votados assumiriam as onze vagas de vereador-mirim e os outros seis se revezariam em funções de suplência", explica o Secretário Municipal de Educação, Orivaldo Candarolla.
Além dos exemplares da revista, a Secretaria entregou aos diretores e coordenadores de escola, material de apoio aos professores, elaborado pela coordenadora do projeto na Secretaria, Professora Ana Paula Aguirre, sob a orientação da diretora pedagógica da Secretaria, Professora Dr.ª Elenira Aparecida Cassola.
Também na oportunidade, a Secretaria reforçou as orientações sobre as atividades relativas ao projeto "Turminha do MPF", que teve Jaú como palco de lançamento nacional do programa educacional do Ministério Público Federal no início de março e cujo trabalho já se encontra em curso nas escolas desde então.
Para o Secretário, essas iniciativas corroboram para a formação de hábitos, atitudes e valores que a Rede Municipal de Ensino objetiva estimular e desenvolver junto aos alunos.


(Texto: Fernanda Élle - Imagem: J. Galazzini/SME-Jaú)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: