O site Braille Virtual, iniciativa da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), disponibiliza um curso on-line baseado em animações gráficas e destinado à difusão e ensino do sistema Braille a pessoas que vêem, uma vez que uma das maiores dificuldades do deficiente visual é que os demais à sua volta não conhecem o Sistema Braille de leitura para cegos. Uma ferramenta que pode ser muito útil para aqueles que trabalham com a Educação Especial e a Inclusão Escolar.
"As pessoas que vêem não precisam do tato para ler em Braille. Com o aprendizado do sistema composto por 63 símbolos formados pela combinação de seis pontos em uma célula, o indivíduo que vê pode ler textos em Braille apenas substituindo as letras comuns pela nova simbologia. O Braille Virtual é uma animação gráfica que pretende facilitar o aprendizado do sistema. Com os símbolos divididos em grupos de 10, o usuário poderá perceber primeiramente quais pontos formam cada letra Braille. Num segundo momento há a repetição de cada letra, no intuito de facilitar a memorização. Terminada a animação, o usuário pode clicar em cada célula Braille disposta para repetir o aprendizado. A partir do segundo grupo de letras, ao se acrescentar ou retirar apenas um ponto do grupo anterior, forma-se um novo grupo de letras, acelerando o processo. O Braille Virtual é um curso livre e não oferece certificado."
(Texto: Fernanda Élle - Fonte: Site Braille Virtual)
Este site é uma bela iniciativa para a inclusão do cego na sociedade, as escolas poderiam aderir e incluir na grade curricular noções de braile e libras para os alunos caminhando para uma real inclusão das pessoas especiais e uma integração social.
ResponderExcluir