04/04/2011

Jaú promove seminário para discutir inclusão no município

A Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso e a APAE de Jaú,  promoverá o I Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Educação Básica.
O evento, que acontecerá no próximo dia 13 de abril, nas instalações da FATEC-Jahu, irá debater os avanços e dificuldades encontradas no sistema de ensino regular do município com professores, gestores, especialistas, pais e alunos de escolas públicas e particulares.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Orivaldo Candarolla, este é um evento que está sendo articulado nacionalmente entre as unidades das APAE e os municípios para discutir os novos caminhos da inclusão nas escolas. “É necessário avaliarmos o que o município tem oferecido aos alunos com necessidades especiais e quais são suas reais necessidades, para que possamos melhorar ainda mais a oferta do nosso atendimento, que é tido como referência na região”, diz o Secretário.
De acordo com a Secretária dos Direitos das Pessoas Deficientes e do Idoso, Caroline de Toledo Franceschi, o evento vem ao encontro das ações da sua pasta em favor do direito das pessoas com deficiência. “Estamos apoiando a realização deste evento porque, além de trazer a atenção da comunidade para o tema, é uma iniciativa que possibilita e valoriza a opinião das pessoas com deficiência e suas famílias sobre uma questão que lhes é de direito”, avalia ela, que é também primeira-dama do município.
Para a diretora superintendente da APAE-Jaú, Maria Aparecida Almeida Leite Ribeiro Branco, a deficiência intelectual e múltipla traz alguns comprometimentos cognitivos aos indivíduos que vão contra as propostas pedagógicas utilizadas comumentes pelas escolas. “Em geral as metodologias de ensino privilegiam o desenvolvimento do raciocínio lógico e da linguagem escrita e falada, o que pode representar uma barreira ao aprendizado dos alunos com deficiência intelectual e múltipla, já que estes muitas vezes acabam necessitando de meios alternativos para se comunicarem”, ela explica. “Precisamos, então, estar em contato com os diferentes atores envolvidos no processo de inclusão escolar para corrigir eventuais falhas, reforçar as ações de sucesso e traçar o caminho que queremos para a inclusão daqui para frente.”



I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Programação

Data: 13/04/2011
Local: FATEC-Jahu
Inscrições e café da manhã (auditório): 8h
Abertura (auditório): 8h30min                    
Grupos de discussões: 9h                             
Almoço: 11h30min                  
Grupos de discussões (conclusão dos trabalhos): 13h30min                  
Coffee break: 15h                           
Plenária (auditório): 15h15min                  
Encerramento: 17h* (*Previsão)

2 comentários:

  1. gostaria de saber se o convite para este seminário se estende para os profissionais que trabalham nas creches já que a inclusão deve estar em prática desde a educação básica

    ResponderExcluir
  2. Cara "Lu educação infatil",

    Conforme definido anteriormente em reunião com os diretores de escola, não haverá suspensão de aulas na Rede Municipal de Ensino para realização deste evento e cada unidade escolar indicará os seus representantes para participar das discussões, que posteriormente serão socializadas nas escolas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: