07/04/2011

CMEI "Prof.° José Jeter Rafanelli" desenvolve atividades do tema "Identidade" com alunos da etapa I


As crianças da Etapa I "A", do período da manhã da professora Veridiana da CMEI Professor José Jeter Rafanelli, estão adorando trabalhar com o Apostilado da Unidade Móvel do Sistema Pueri Domus. No tema IDENTIDADE, as crianças devem identificar os seus aspectos físicos de seu próprio corpo, e  o material apostilado auxilia a  tornar o aprendizado  concreto, possibilitanto a leitura de algumas formas e modelos, bem como compará-las e enumerá-las, observando as suas características individuais e a dos amiguinhos da turma. 
Nessa atividade a aproximação entre  professora e alunos faz-se necessária para que deêm continuidade ao resgate de valores, respeitando a si próprio e as diferenças encontradas em cada aluno que é um ser singular. O envolvimento da criança nessas atividades, torna-os mais sensíveis para uma visão diversificada encontrada em todas as esferas nas quais estão inseridos.
Dentre várias atividades que a professora Veridiana desenvolveu, uma delas que as crianças adoraram foi a de percepção tátil e visual de suas mãozinhas e pezinhos. Utilizando tinta guache e um rolinho de pintura, cada criança pôde deixar sua marca registrada nas folhas de atividades da unidade móvel do apostilado. 
O interessante é perceber que essas crianças já efetuaram esse tipo de atividade em níveis escolares anteriores, porém, agora mais amadurecidos, já apresentam um novo nível de desenvolvimento cognitivo. O que antes para eles era uma mera brincadeira, agora conseguem interpretar as suas próprias marcar como: cor e tipo de cabelo, do olho; altura; formato do pé e mão; quantidades, maior e menor etc.
Citar a alegria das crianças ao realizar essas atividades é impossível descrever para quem viu o brilho dos olhinhos e os sorrisos nos rostos.
Parabéns a professora Veridiana e aos alunos da Etapa I "A".

Terezinha de Jesus Ximenes Pereira
Diretor de Educação Infantil
CMEI Profº José Jeter Rafanelli  -  VILA XV

(Imagens: Terezinha de Jesus Ximenes Pereira)

Um comentário:

  1. Parabéns Professora Veridiana!
    Admiro muito o seu profissionalismo e também você como pessoa, pois o amor que você demonstra em realizar o seu trabalho faz toda a diferença!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: