17/03/2011

Projeto ensina crianças a se prevenirem contra o câncer

O Programa de Prevenção ao Melanoma do Hospital Amaral Carvalho inicia no mês de março campanha inédita da instituição: prevenção do câncer do tipo melanoma destinada ao público infantil. A iniciativa partiu da organização do programa a fim de prevenir cada vez mais cedo a população a respeito da doença e mobilizar a comunidade à detecção precoce. A primeira escola jauense a receber as orientações será a EMEF "Prof.ª Helena de Castro Pirágine", no Jardim Novo Horizonte, a partir do dia 23 de março.
“O HAC por meio do Programa de Prevenção do Melanoma desenvolve desde 2007 um modelo de prevenção contínua pioneiro no Brasil. Neste trabalho de orientação e diagnóstico precoce do melanoma oferecido à população de Jaú, em parceria com a secretaria de Saúde do município, 25 pessoas já foram beneficiadas com o diagnóstico precoce deste tipo de câncer de pele”, diz a médica Ana Gabriela Sálvio, dermatologista responsável pelo programa.
A nova abordagem ocorre por meio de parceria entre o departamento de Pele do HAC e a Secretaria Municipal de Educação de Jaú. De acordo com dra. Gabriela, a opção pela inserção da abordagem infantil vem de encontro às necessidades da população.
“O uso correto do protetor solar durante a infância diminui em 85% o risco de câncer de pele na idade adulta”, diz. A campanha irá abordar crianças de 10 a 11 anos matriculadas nas escolas de Jaú. “Todas as escolas públicas serão visitadas e as crianças assistirão a uma palestra sobre cuidados de fotoproteção. Serão distribuídos livretos para colorir com histórias sobre a importância do uso do filtro solar”, adianta.
Enquanto isso as atividades do Programa de Prevenção do Melanoma continuam normalmente nos postos de saúde. “Além do público já assistido nos postos, queremos levar esta informação ao alcance dos pais por meio de seus filhos, alertando sobre os sinais precoces de detecção do melanoma, pois sabemos que se diagnosticado em suas fases iniciais ele pode ser curado”, enfatiza a médica.

(Texto e imagem: Bruna Oliveira/ Assessoria de Imprensa HAC)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: