21/03/2011

O uso responsável das telas digitais

Nossa dica de hoje é o vídeo sobre o debate Gerações Interativas – uso responsável das telas digitais (Internet, celular, videogame e TV), que reuniu especialistas na área de educação para discutir como educar crianças e adolescentes em uma cultura na qual as relações humanas são cada vez mais mediadas pelas tecnologias. Promovido pelo Programa EducaRede, o evento aconteceu na sede da Telefônica, em São Paulo, no dia 30 de setembro de 2009 e as informações ainda se mostram muito atuais e pertinentes ao contexto atual das práticas educacionais.
Participaram do debate Rodrigo Nejm, Charo Sadaba, Sérgio Mindlin, Âmbar de Barros e Claudemir Viana.
O material está disponível no Portal Educarede.







Saiba mais:
Rodrigo Nejm, diretor da SaferNet Brasil, conta sobre segurança na Web e o papel de educadores e pais na mediação do uso da rede por crianças e adolescentes. Ele fala também sobre crimes cibernéticos, Internet como espaço público, entre outros temas.

Charo Sádaba é Professor Associado da Interactive Marketing e Vice-Reitor da Escola de Comunicação da Universidade de Navarra (Espanha). Ela dá palestras Interactive Marketing e Novos Meios de Publicidade para estudantes de graduação e novas mídias na MSc in Corporate Communications at the University of Navarra. Mestrado em Comunicação Corporativa na Universidade de Navarra.

Sérgio Mindlin é diretor-presidente da Fundação Telefônica, fundador e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e do  Instituto AKatu, formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e com Mestrado em Comportamento Organizacional (Universidade de Cornell – EUA).

Âmbar de Barros é coordenadora do escritório da UNESCO em São Paulo, Jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de SãoPaulo (ECA-USP), fundadora das ONGs ANDI (Agência de Notícias dos Direitosda Infância) e Midiativa (Centro Brasileiro de Mídia para Crianças eAdolescentes).

Claudemir Édson Viana é Doutor em Comunicações pela USP sobre Jogos digitais e Internet no cotidiano infantil, Gestor do Projeto Minha Terra, Rede Social (comunidade virtual de aprendizagem do Programa Educarede - Fundação Telefônica) que utiliza as TICs no processo de educação para o desenvolvimento sustentável e que envolve mais de 9.000 participantes, alunos e educadores, de escolas públicas de todo Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: