04/03/2011

Jaú promove seminário sobre Diversidade Étnico-racial nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação de Jaú, em parceria com o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo e com o Conselho da Comunidade Negra de Jaú, promove nos dias 10 e 11 de março o Seminário sobre Diversidade Étnico-racial nas escolas.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Orivaldo Candarolla, a iniciativa busca discutir a questão da diversidade étnico-racial no ambiente escolar e atender os preceitos da Lei 10639/03, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares do Brasil.
As palestras acontecerão no Espaço Pedagógico “Prof.ª Kátia Pascolat Domeniconi”, sendo que no dia 10, o tema será conduzido pela Profª Ms. Simone de Loyola Ferreira, e no dia 11, pelo Professor Dr. Dagoberto José Fonseca. Ambas as palestras serão realizadas em dois turnos: das 9h às 12h e das 14h às 17h, para atender aos docentes da Rede Municipal de Ensino que estarão em jornada de planejamento escolar.

Biografia dos Palestrantes:
Prof.ª Simone de Loyola Ferreira é Mestre (2010) em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista. Bacharel (2007) e Licenciada (2006) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia, integrante do NUPE (Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão), do CLADIN (Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra) e do Lead (Laboratório de estudos Africanos e Afro-Brasileiros e da Diversidade).

Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca - Vice-chefe do Departamento de Antropologia Política e Filosofia do Curso de Ciências Sociais e membro docente da Pós-graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras de da Unesp/Araraquara, organizador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão VIDHE (Violência Instituições, Deireitos Humanos e Etnias). O VIDHE, está vinculado ao CLADIN (Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra) e o Lead (Laboratório de estudos Africanos e Afro- Brasileiros e da Diversidade).

(Texto: Fernanda Élle)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: