17/06/2011

Pesquisa sobre crises religiosas vira revista produzida por alunos na EMEF "Norma Botelho"

Para levar os alunos do 8º ano a compreender as crises religiosas do século XVI (reforma e contra-reforma), a professora de História, Adriana Marin, da EMEF "Prof.ª Norma Botelho" (6º ao 9º ano - CAIC), orientou as turmas a realizar pesquisa sobre o tema, que culminou com o registro das informações encontradas sob a forma de uma revista: a "Veja e Reveja" (ver foto ao lado).
De acordo com a professora, o tema começou a ser trabalhado na apostila e, a partir daí, foi sendo expandido. "Promovo um pequeno censo dentro da sala perguntando qual a religião deles. Conforme as respostas vou colocando na lousa as respostas, sendo que na maioria das vezes elas estão ligadas à igreja (templo sagrado) que frequentam. Na maioria das vezes, eles chegam a conclusão que, independentemente da denominação (católico ou protestante), eles seguem os princípios cristãos", conta ela.
Os estudantes foram orientados a buscar o significado de religião e de igreja no dicionário, a saber mais sobre diferentes religiões e seu surgimento, comparando-as na linha do tempo.
O resultado foi organizado sob a forma de uma revista, com textos elaborados por eles sobre os tópicos levantados durante a pesquisa e discussões sobre o tema.

Texto: Fernanda Élle com informações da professora Adriana Marin - Imagem: Divulgação/EMEF "Prof.ª Norma Botelho"

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: