13/06/2011

Educação abre período de matrículas para Educação de Jovens e Adultos

A Secretaria Municipal de Educação informa que a realização de matrículas na Educação de Jovens e Adultos – EJA, com início no segundo semestre de 2011, acontecerá no período de 15 a 30 de junho. A medida busca atender aqueles que por vários motivos não puderam ou não tiveram a oportunidade de frequentar uma escola e de serem alfabetizados. 
Os interessados em ingressar nos cursos de EJA devem procurar para matrícula gratuita a própria escola que oferece o curso, no caso as EMEFs “Prof.ª Norma Botelho” (CAIC) e a “Vereador Ângelo Ronchesel”, no Distrito de Potunduva, munidos de seus documentos pessoais (RG, CPF), comprovante de residência, além do histórico escolar, para aqueles que chegaram a frequentar a escola, mas não concluíram o Ensino Fundamental. Para aqueles que nunca frequentaram escola, apenas um teste classificatório é realizado para determinar em qual série se dará o seu ingresso. 

Saiba mais sobre a EJA
A EJA (Educação de Jovens e Adultos) é uma modalidade de ensino da rede escolar pública brasileira que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) em idade apropriada por qualquer motivo (entre os quais é frequente a menção da necessidade de trabalho e participação na renda familiar desde a infância). No início dos anos 90, os trabalhos da EJA passaram a incluir também as classes de alfabetização inicial. É regulamentada pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (a LDB, ou lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996). É um dos segmentos da Educação Básica que recebem repasse de verbas do Fundeb. A Secretaria Municipal de Educação possui 12 salas da EJA, atendendo atualmente cerca de 450 alunos em Jaú, relativos ao 1º e 2º segmentos (1ª a 4ª série e 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental respectivamente), nas escolas EMEF “Prof.ª Norma Botelho” (CAIC) e EMEF “Vereador Ângelo Ronchesel”, no Distrito de Potunduva. Nessa modalidade de ensino, os alunos frequentam a escola regularmente e são submetidos a avaliações ao final de cada série e segmento, com direito a certificado reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), que atesta a equivalência de estudos com a dos cursos regulares.


(Texto: Fernanda Élle - Imagem: Divulgação/SME-Jaú)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: