08/06/2011

Economia se aprende desde cedo


Noções de economia, consumo inteligente e atenção às escolhas que podem fazer a diferença, contribuindo para a preservação ambiental. Parece assunto de gente grande, mas também os pequenos podem e devem ser estimulados a realizar pequenas atitudes para o desenvolvimento de hábitos mais conscientes de consumo.
O CMEI "Prof.ª Zita Sajovic Sabbagh" (CAIC) está promovendo esta semana várias atividades de culminância dos trabalhos de economia e consumo, desenvolvidos em sala de aula, com o apoio do material apostilado.Em visita a um dos supermercados da cidade, os alunos foram divididos em grupos com tarefas específicas para decidirem sobre a compra de itens da lista de produtos, avaliando preço, quantidade, de acordo com as necessidades propostas (fazer o piquenique da turma). 
As professoras buscaram orientar a criançada para prestar atenção nos rótulos e embalagens dos produtos, a importância da data de validade, valor nutricional e boa aparência dos produtos, além de questionarem as compras desnecessárias. "Tentamos fazê-los pensar se é necessário comprar chiclete, bolacha, bolo e iogurte  sempre que se vai ao supermercado? Precisamos ensiná-los a valorizar cada real do orçamento de cada família", diz a professora Renata Surian, que contou com o apoio das professoras auxiliares Alessandra Firmino e Cíntia Galdino.
Depois de realizada a compra, os alunos pediram para que os produtos fossem acondicionados nas sacolas ecológicas.











Texto e imagens: Fernanda Élle


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: