28/04/2011

Câmara Mirim e Turminha do MPF: escolas recebem diretrizes para trabalho com projetos do Legislativo e do Ministério Público Federal

A Secretaria Municipal de Educação reuniu na tarde de ontem, no auditório do Espaço Pedagógico "Prof.ª Kátia Pascolat Domeniconi, diretores e coordenadores das escolas municipais de Ensino Fundamental para passar as orientações de trabalho referentes aos projetos educacionais de órgãos e instituições a serem desenvolvidos nas unidades escolares.
Lançado em dezembro do ano passado, o "Câmara Mirim" começará a ser aplicados com os alunos, com a distribuição de 13 mil revistas, que explicam sob a forma de história em quadrinhos quais são as atribuições de um vereador, o trabalho da Câmara Municipal, os trâmites do Poder Legislativo, entre outras questões.
De autoria dos vereadores Paulo de Tarso Nunes Chiode e José Carlos Zanatto (Decreto Legislativo n°012/2010), o projeto também prevê a eleição dos estudantes para compor uma Câmara Mirim. "Decidimos com os diretores e coordenadores na reunião que cada uma das dezessete escolas municipais de Ensino Fundamental elegesse o seu candidato a uma das onze vagas para a função de vereador mirim. Os dezessete eleitos passariam então por uma seleção, feita pelos próprios vereadores, na qual teriam que apresentar suas ideias para possíveis projetos de lei que beneficiassem a comunidade. Os mais votados assumiriam as onze vagas de vereador-mirim e os outros seis se revezariam em funções de suplência", explica o Secretário Municipal de Educação, Orivaldo Candarolla.
Além dos exemplares da revista, a Secretaria entregou aos diretores e coordenadores de escola, material de apoio aos professores, elaborado pela coordenadora do projeto na Secretaria, Professora Ana Paula Aguirre, sob a orientação da diretora pedagógica da Secretaria, Professora Dr.ª Elenira Aparecida Cassola.
Também na oportunidade, a Secretaria reforçou as orientações sobre as atividades relativas ao projeto "Turminha do MPF", que teve Jaú como palco de lançamento nacional do programa educacional do Ministério Público Federal no início de março e cujo trabalho já se encontra em curso nas escolas desde então.
Para o Secretário, essas iniciativas corroboram para a formação de hábitos, atitudes e valores que a Rede Municipal de Ensino objetiva estimular e desenvolver junto aos alunos.


(Texto: Fernanda Élle - Imagem: J. Galazzini/SME-Jaú)

27/04/2011

Educação relança "Nas Asas do Jahu"


A Secretaria Municipal de Educação distribuirá 9 mil exemplares da revista ilustrada "Nas Asas do Jahu", que apresenta a história do Comandante João Ribeiro de Barros, contada pela Turma do Peltherzinho, às escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).
O relançamento oficial da publicação, que foi editada em 2009 pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, acontecerá amanhã, dia 28, a partir das 15h, na EMEF "Prof. Mário Romeu Pelegrino", no Jardim Orlando Ometto, integrando as comemorações dos 84 anos da Travessia sobre o Atlântico Sul, feito histórico do aviador jauense.
A solenidade contará com a presença de Pedro Luiz Bueno, autor e desenhista da Turma do Peltherzinho, que conversará com as crianças sobre o projeto da revista e sobre as aventuras do Comandante João Ribeiro de Barros.
Em reunião com diretores e coordenadores das escolas municipais de Jaú realizada na tarde de hoje, no auditório do Espaço Pedagógico "Prof.ª Kátia Pascolat Domeniconi", o Secretário Municipal de Educação, Orivaldo Candarolla, disse que é importante que as escolas trabalhem no sentido de estimular atitudes de resgate e da preservação da cultura e da história do município. "Na organização curricular das escolas municipais os temas ligados à nossa cidade têm sempre vez, principalmente os ligados à história de Jaú. E esse material, além de ser muito acessível, de possuir uma linguagem com a qual a criança e o adolescente se identificam facilmente, servirá de suporte pedagógico para os professores trabalharem o tema em sala de aula, ressaltando para os estudantes, que depois poderão reproduzir esse conhecimento para os seus familiares e amigos, a importância que a figura de João Ribeiro de Barros tem para a cidade e para o Brasil, a ponto de ser declarado como herói nacional", explica o Secretário.
Relançamento da Revista "Nas Asas do Jahu"
Data: 28/04/2011
Horário: 15h
Local: EMEF "Prof. Mario Romeu Pelegrino", Rua Zillah de Souza Gomes, 1300, Jardim Orlando Ometto.

















(Texto: Fernanda Élle - Imagens: J. Galazzini/SME-Jaú)

26/04/2011

Datas comemorativas são ensejo para atividades pedagógicas diversificadas com alunos do maternal

"Dia do Índio" e "Páscoa" foram atividades desenvolvidas pelas crianças dos Maternais I "A" e "B" da Creche Maria de Lourdes do Reis Ferreira Dias (Creche da Vila XV).
Com muito empenho por parte da criançada, diversas atividades foram realizadas para comemorar o Dia do Índio. Com a ajuda das "tias" Luciana, Antonia, Lucia e Wandita, os alunos confeccionaram colares com barbante e macarrão pintado com guache, cocares coloridos, culminando com a pintura de rosto.
Para a Páscoa, além de atividades orais e escrita, a criançada colocou a mão na massa e ajudou a confeccionar os bombons de chocolate. Essa garotada contou com avental e lenço na cabeça para não contaminar os doces que iriam comer.
Essas duas turminhas são compostas de crianças bem ativas e adoram participar de atividades diversificadas. Essas crianças são realmente nota 10.

Terezinha de Jesus Ximenes Pereira
Diretora de Educação Infantil
Creche "Maria de Lourdes dos reis Ferreira Dias" (Vila XV)
Tel.: 3624-7701

 






(Imagens: Terezinha de Jesus Ximenes Pereira)


EMEF "Dr. Pádua Salles" confecciona réplicas do hidroavião Jahu com materiais recicláveis

Reverenciar a memória do aviador e herói jauense João Ribeiro de Barros e divulgar a trajetória emocionante da Travessia sobre o Atlântico Sul constituem o foco da atividade coordenada esta semana pelo artista plástico Deivide Turolla na EMEF "Dr. Pádua Salles", localizada na região central de Jaú.
Utilizando materiais recicláveis, como garrafas de iogurte, saquinhos de pão, caixas de sapato, palitos de sorvete, bambu, cola e barbante, Turolla ensina a garotada a montar uma réplica do hidroavião Jahu numa oficina que combina diversão e conhecimento histórico.
A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e deve culminar com a exposição dos trabalhos no próximo dia 28, integrando a programação comemorativa dos 84 anos do feito histórico do Comandante João Ribeiro de Barros.




(Texto: Fernanda Élle - Imagens: J. Galazzini/SME-Jaú e Jban/www.fotolog.com.br) 

Alunos solidários visitam CMEI e Creche da Vila XV

No dia 20 de abril de 2011, cerca de 70 alunos dos 7ºs anos do Colégio Saint Exupèry visitaram a Creche "Maria de Lourdes dos Reis Ferreira Dias" e o CMEI Profº José Jeter Rafanelli, na Vila XV.
Em virtude da proximidade do domingo de Páscoa, esses adolescentes fizeram a diferença na vida de 150 crianças que frequentam as aulas na Creche e na CMEI. Os adolescentes, além de presentearem os nossos pequeninos, entregaram a cada criança, desde as turmas do Berçário 2 até os da Etapa II, ovos de páscoa, balas, chocolates e coelhinhos de chocolate. Já a turminha do Berçário 1 foi contemplada com presente diferenciado em decorrência de sua idade (de 4 a 12 meses), recebendo uma sacolinha contendo chocalho, mordedor, bichinho de pelúcia, bichinho de borracha e chocolate.
O que a equipe da Creche e do CMEI notou com a visita desses alunos foi uma grande integração e interação entre os alunos, percebendo o quanto eles realmente se sentiram responsáveis pelos pequeninos que apadrinharam.
Isso é uma lição de vida, pois solidariedade não tem idade e sim o compromisso e o respeito pelo outro e tornar o seu próximo mais feliz. E foi isso o que as duas turmas dos 7ºs anos fizeram, com o apoio da Coordenadora Sonia Letaif, da professora Lala e demais professoras do Colégio que compareceram à Vila XV.
Sabemos que nossas crianças adoraram ganhar os presentes, mas acreditamos que o maior de todos eles foi a presença desses alunos durante algumas horas, fazendo de uma quarta-feira de abril, um belissímo dia de Páscoa.
A equipe da CMEI e CRECHE da Vila XV, agradece mais este gesto de solidariedade de adolescentes ativos exercendo o papel de cidadania.



Terezinha de Jesus Ximenes Pereira
Diretora de Educação Infantil
CMEI Professor José Jeter Rafanelli
CRECHE Maria de Lourdes dos Reis Ferreira Dias

(Imagens: Charlene Damin e Luciana Campos)

25/04/2011

Comemoração cívica lembra feito histórico do Comandante João Ribeiro de Barros

No dia 28 de abril, a partir das 8h, na Praça Siqueira Campos, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Jahu realizarão festividade cívica em comemoração aos 84 anos da travessia áerea sobre o Atlântico Sul, realizada pelo Comandante João Ribeiro de Barros, a bordo do hidroavião Jahú.
O evento será aberto à comunidade e contará com a presença de autoridades locais e membros da família do ilustre aviador jauense.



(Texto: Fernanda Élle/ Imagem: site Comandante João Ribeiro de Barros)

"Um bom professor, um bom começo" é o slogan da nova campanha do movimento Todos Pela Educação

O Todos Pela Educação lançou este mês uma nova campanha de mobilização. Desta vez, o foco é a valorização do magistério e o slogan é “Um bom professor, um bom começo”. “O objetivo é a valorização do bom professor, aquele que tem o foco no aprendizado de seus alunos e que, assim, contribui efetivamente para a melhoria da qualidade da Educação no Brasil”, afirma Priscila Cruz, diretora-executiva do movimento.
Mas qual deve ser a maneira para valorizar os bons professores? Para Mozart Neves Ramos, conselheiro do movimento, essa valorização passa necessariamente por quatro eixos: “salário inicial atraente, plano de carreira, formação inicial e continuada e boas condições de trabalho”.
“Sem bons professores não teremos bons médicos, bons economistas, bons engenheiros e nem mesmo outros bons professores. Valorizar os bons professores é uma lição de casa que todos nós precisamos fazer”, diz Mozart.

Conceito da campanha
A campanha foi produzida pela DM9DDB, do grupo ABC e é composta por uma animação em stop motion para TV, anúncios para jornais e revistas, banners para internet e spots de rádio.
A animação e as peças da campanha seguem o mesmo conceito: em todas as conquistas, sejam elas grandes ou pequenas, existe a figura e o suporte de um bom professor em algum momento.
“Para traduzir a importância do ensino de uma forma lúdica, criamos anúncios que conversam com todos os públicos, passando por alunos, pais e professores, mostrando como o bom professor é essencial para formar um bom aluno”, comenta André Pedroso, diretor de criação da DM9DDB.
“A ideia é que as pessoas reflitam sobre a importância de um bom professor em suas vidas. Aquele que ajudou no aprendizado, que auxiliou na opção da carreira, que ensinou valores importantes. Todos esses profissionais contribuem efetivamente para a concretização do direito de aprender de todas as crianças e jovens”, aponta Priscila.



18/04/2011

CMEI "Augusto Ferracini" promove palestra com psicóloga para pais e funcionários

Na última quinta-feira, dia 15, a CMEI "Augusto Ferracini", localizada no Jardim João Ballan, recebeu a presença a psicóloga, Jenifer Leila Ramos Domingues, que atende ao CRAS do Pedro Ometto, e em clínicas da cidade. Nesta oportunidade a psicóloga Jenifer esteve disposição dos pais dos alunos e das ADI´s e Recreadoras das turminhas de Berçário I e II e Maternal I, esclarecendo principalmente, dúvidas em relação ao problema de mordidas entre crianças de um a três anos e sobre a imposição de limites, mesmo para as crianças tão pequenas. Enfatizou também, a necessidade da parceria entre escola e pais para uma educação de qualidade. Os pais que participaram deste encontro, gostaram muito desta iniciativa e solicitaram que outros encontros sejam promovidos pela escola.
(Texto: Juliane Beltrame - Diretora de escola/ Imagens: Divulgação/CMEI "Augusto Ferracini")

13/04/2011

Seja amigo da sua voz!

O Setor de Fonoaudiologia da Secretaria Municipal de Educação aproveita a semana em que se comemora o Dial Mundial da Voz (dia 16 de abril), para lembrar aos professores e a todos aqueles que usam a voz profissionalmente, sobre a importância dos cuidados com este instrumento de trabalho.
Segundo as fonoáudiólogas Raquel Simões e Régia Cristina Piotto, que realizam uma média de 90 atendimentos semanais com alunos da Rede Municipal de Ensino, problemas com a voz podem se evitados a partir da adoção de medidas simples, como as seguintes orientações dadas pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia:
- Fale sem esforço e articule bem as palavras;
- Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar;
- Beba dois litros de água diariamente;
- Durma bem;
- Tenha uma alimentaçã saudável rica em frutas e proteínas;
- Use vestuário confortável;
- Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual;
- Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos;
- Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas;
- Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas,chocolate antes de utilizar a voz continuamente;
- Evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas;
- Cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente;
- Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão;
- No caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.

(Texto: Fernanda Élle com informações do Setor de Fonoaudiologia/SME-Jaú. Imagem: Divulgação/Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia)

12/04/2011

Professores têm palestra sobre o uso do portfólio na prática pedagógica

A convite da direção da escola, a assessora pedagógica do Pueri Domus, Lindséia Baicaicoa, e a professora e jornalista, Fernanda Élle, estiveram na noite de ontem na EMEF "Jayme de Oliveira e Sousa", no Jardim São José, para apresentar aos docentes da escola e da EMEF "João Pacheco de Almeida Prado", do Pouso Alegre de Baixo, as perspectivas do trabalho pedagógico utilizando portfólios. A professora Lindséia apresentou os aspectos positivos da introdução do trabalho com portfólios, seu desenvolvimento e suas contribuições para o planejamento de atividades e avaliação do aluno, complementado pela visão tecnológica exposta pela professora Fernanda, que abordou a questão do uso do portfólio digital, ferramentas indicadas e direitos autorais e de imagem.
Dando apoio às apresentações estava o assessor pedagógico do Pueri Domus, César Amarillas.





























(Texto: Fernanda Élle - Imagens: Fernanda Élle e Lindséia Baicaicoa)

Alunos da EMEF "João Pacheco de Almeida Prado" visitam o CEU em Brotas


Os alunos do 5º ano A, da EMEF "João Pacheco de Almeida Prado", localizada no Pouso Alegre de Baixo, estiveram recentemente visitando o Centro de Estudos do Universo (CEU), em Brotas.
Os estudantes, sob a supervisão da professora Sílvia Helena, aproveitaram a excursão para aprofundar os conhecimentos sobre o sistema solar, estudado no 1º bimestre no material apostilado Pueri Domus, além de estarem participando da XIV OBA (Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica).
















 (Texto: Fernanda Élle com informações da diretora Solange Oliveira - Imagens: EMEF "João Pacheco de Almeida Prado").

07/04/2011

CMEI "Prof.° José Jeter Rafanelli" desenvolve atividades do tema "Identidade" com alunos da etapa I


As crianças da Etapa I "A", do período da manhã da professora Veridiana da CMEI Professor José Jeter Rafanelli, estão adorando trabalhar com o Apostilado da Unidade Móvel do Sistema Pueri Domus. No tema IDENTIDADE, as crianças devem identificar os seus aspectos físicos de seu próprio corpo, e  o material apostilado auxilia a  tornar o aprendizado  concreto, possibilitanto a leitura de algumas formas e modelos, bem como compará-las e enumerá-las, observando as suas características individuais e a dos amiguinhos da turma. 
Nessa atividade a aproximação entre  professora e alunos faz-se necessária para que deêm continuidade ao resgate de valores, respeitando a si próprio e as diferenças encontradas em cada aluno que é um ser singular. O envolvimento da criança nessas atividades, torna-os mais sensíveis para uma visão diversificada encontrada em todas as esferas nas quais estão inseridos.
Dentre várias atividades que a professora Veridiana desenvolveu, uma delas que as crianças adoraram foi a de percepção tátil e visual de suas mãozinhas e pezinhos. Utilizando tinta guache e um rolinho de pintura, cada criança pôde deixar sua marca registrada nas folhas de atividades da unidade móvel do apostilado. 
O interessante é perceber que essas crianças já efetuaram esse tipo de atividade em níveis escolares anteriores, porém, agora mais amadurecidos, já apresentam um novo nível de desenvolvimento cognitivo. O que antes para eles era uma mera brincadeira, agora conseguem interpretar as suas próprias marcar como: cor e tipo de cabelo, do olho; altura; formato do pé e mão; quantidades, maior e menor etc.
Citar a alegria das crianças ao realizar essas atividades é impossível descrever para quem viu o brilho dos olhinhos e os sorrisos nos rostos.
Parabéns a professora Veridiana e aos alunos da Etapa I "A".

Terezinha de Jesus Ximenes Pereira
Diretor de Educação Infantil
CMEI Profº José Jeter Rafanelli  -  VILA XV

(Imagens: Terezinha de Jesus Ximenes Pereira)

06/04/2011

Domínio Público disponibiliza Legislação Educacional

Com mais de três mil obras cadastradas, o site Domínio Público é uma biblioteca digital criada pelo Ministério da Educação para disponibilizar informações e conhecimento de forma livre e gratuita.
Uma das últimas novidades do site é uma compilação disponível para download de toda a legislação educacional de 2003 a 2010 para professores, gestores e pesquisadores em geral.
Entre livros, vídeos e músicas, outros dois bons destaques do acervo são as coleções sobre os grandes educadores e história geral da África.

05/04/2011

Alunos do Projeto Coração que Bate e Sente/Novos Valores são medalhistas na 3ª etapa do Campeonato Paulista de Karatê

 A Academia DOJO, participou da 3ª Etapa Classificatório do Campeonato Paulista,  realizada pela Federação Paulista de Karatê  no Ginásio Flávio de Mello, no dia 26 de março. Vários atletas jauenses se classificaram para as finais do Campeonato Paulista que será realizado em Valinhos e São Paulo nos dias 30 de abril e 7 e 8 de maio próximos. A maioria é de alunos moradores no Jardim Maria Luiza 4, participantes de projeto social "Novos Valores" da Ong "Crescer com Equilíbrio", dirigida pelo publicitário e professor Mario Panucci. Eis o resultado:


- Fernanda da Silva.........................Campeã - Shiai - Infantil A (projeto)
- Rafael Hernandes.........................Campeão - Shiai - Senior  (colaborador do projeto)
- João Gabriel Franco Camargo........Vice-Campeão - Shiai - Infantil B ( projeto)
- Thais Fernanda Gil........................3º lugar - Shiai - Infantil B (projeto)
-  Marcos Antonio Gomes Araujo.....3º lugar - Shiai - Junior (projeto)
- Axel Mathes Alves........................3º lugar - Shiai - Infantil A (projeto)
- Lidiane dos Santos.......................3º lugar - Shiai - Senior (voluntária do projeto)
- Thais Fernanda Gil........................3º lugar - Katá - Infantil B (projeto)
- Eloíze Caramano...........................5º lugar - Katá - Mirim (aluna regular)
- Lidiane dos Santos....................... 5º lugar - Katá - Senior (voluntária do projeto)
- Natália Pereira..............................6º lugar - Katá - Mirim (projeto)
- Marcos Antonio Gomes Araujo.......6º lugar - Katá - Junior (projeto)
- Bruno da Silva..............................6º lugar - Shiai - Cadete - (aluno do projeto)
- Caio Pereira - atuou como técnico - (colaborador do projeto)


O projeto Novos Valores tem parceria com o projeto "Coração que Bate e Sente", dirigido por Ana Maria Sachetto, e conta com o apoio do vereador José Carlos Zanatto, da Federação Paulista de Karatê e da Wado Kai Karatê-Do Brasil.

(Texto e Imagens: Mario Panucci/Academia Dojo - Projeto Novos Valores - ONG "Crescer com Equilíbrio)

04/04/2011

Jaú promove seminário para discutir inclusão no município

A Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso e a APAE de Jaú,  promoverá o I Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Educação Básica.
O evento, que acontecerá no próximo dia 13 de abril, nas instalações da FATEC-Jahu, irá debater os avanços e dificuldades encontradas no sistema de ensino regular do município com professores, gestores, especialistas, pais e alunos de escolas públicas e particulares.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Orivaldo Candarolla, este é um evento que está sendo articulado nacionalmente entre as unidades das APAE e os municípios para discutir os novos caminhos da inclusão nas escolas. “É necessário avaliarmos o que o município tem oferecido aos alunos com necessidades especiais e quais são suas reais necessidades, para que possamos melhorar ainda mais a oferta do nosso atendimento, que é tido como referência na região”, diz o Secretário.
De acordo com a Secretária dos Direitos das Pessoas Deficientes e do Idoso, Caroline de Toledo Franceschi, o evento vem ao encontro das ações da sua pasta em favor do direito das pessoas com deficiência. “Estamos apoiando a realização deste evento porque, além de trazer a atenção da comunidade para o tema, é uma iniciativa que possibilita e valoriza a opinião das pessoas com deficiência e suas famílias sobre uma questão que lhes é de direito”, avalia ela, que é também primeira-dama do município.
Para a diretora superintendente da APAE-Jaú, Maria Aparecida Almeida Leite Ribeiro Branco, a deficiência intelectual e múltipla traz alguns comprometimentos cognitivos aos indivíduos que vão contra as propostas pedagógicas utilizadas comumentes pelas escolas. “Em geral as metodologias de ensino privilegiam o desenvolvimento do raciocínio lógico e da linguagem escrita e falada, o que pode representar uma barreira ao aprendizado dos alunos com deficiência intelectual e múltipla, já que estes muitas vezes acabam necessitando de meios alternativos para se comunicarem”, ela explica. “Precisamos, então, estar em contato com os diferentes atores envolvidos no processo de inclusão escolar para corrigir eventuais falhas, reforçar as ações de sucesso e traçar o caminho que queremos para a inclusão daqui para frente.”



I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Programação

Data: 13/04/2011
Local: FATEC-Jahu
Inscrições e café da manhã (auditório): 8h
Abertura (auditório): 8h30min                    
Grupos de discussões: 9h                             
Almoço: 11h30min                  
Grupos de discussões (conclusão dos trabalhos): 13h30min                  
Coffee break: 15h                           
Plenária (auditório): 15h15min                  
Encerramento: 17h* (*Previsão)