28/05/2009

Jogos e brincadeiras integram alunos no recreio

Projeto desenvolvido na EMEF “Profº Enéas Sampaio Souza” mostra que a prática de atividades físicas contribui para a melhoria de autoestima e diminuição da agressividade dos adolescentes

Muito barulho, correria e confusões costumavam marcar os períodos de intervalo entre as aulas da “EMEF “Profº Enéas Sampaio Souza” (CAIC), principalmente os das séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Mas a partir da implantação do projeto Intervalo, a situação tem mudado bastante.Desenvolvido pelos professores de Educação Física, Samuel Cristiano Favero, William Fernando Boletti e Leandro Fernandes Garcia, o projeto busca integrar os alunos durante o recreio por meio da realização de atividades físicas, como jogos, brincadeiras e competições esportivas.“É até engraçado... Quando bate o sinal para o intervalo, os alunos já vêm direto para a quadra. Ao invés de ficarem correndo pelo pátio, passaram a acompanhar e se empenhar nas competições”, contam o professores.Há mais de dez anos trabalhando na “Enéas”, a vice-diretora Nelza Apparecida Sanches, diz que os alunos se encontram até mais motivados em vir à escola. “Além de promover a integração dos alunos, o projeto conseguiu capturar a atenção dos alunos, que se organizam em torno dos jogos, confeccionam pompons, ensaiam os gritos da torcida”, ela relata.Segundo conta a diretora, Maria Olívia Bettencourt, até o número de ocorrências de desentendimento entre alunos diminuíram com o início do projeto. “Um dos pontos fortes do projeto é mostrar aos adolescentes que existem formas saudáveis de se descontrair com os amigos, inclusive dentro da escola, com objetivos pedagógicos”, ela afirma. Entusiasmados com o projeto, os professores e a direção da escola pretendem estender a iniciativa para o intervalo dos alunos das séries iniciais (1º ao 5º ano). “Estamos preparando atividades recreativas mais adequadas a essa faixa etária para que também eles possam usufruir de um recreio dirigido, com jogos e brincadeiras que contribuam para a sua formação e desenvolvimento físico e psicossocial”, conclui o professor Samuel.



Alunas participam de torneio de futsal


A vice-diretora Nelza Sanches entre os professores de Educação Física, Samuel Favero e Fernando Boletti

Um comentário:

  1. PARABÉNS A TODOS OS PROFISSIONAIS DA EMEF ENEAS SAMPAIO SOUZA, POR ESSE PROJETO MARAVILHOSO, QUE ENVOLVE TODA COMUNIDADE ESCOLAR.


    ANDREIA GALAZINI

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: