29/05/2009

Jaú lança “Mobilização Social Pela Educação”

Iniciativa atende diretrizes do MEC para consecução do Plano de Metas Compromissos Todos Pela Educação e o Plano de Ações Articuladas (PAR)

Com o objetivo de integrar a comunidade no debate e no engajamento por uma Educação de qualidade e de políticas que garantam cada vez mais a democratização do ensino público, a Prefeitura de Jaú, por meio de sua Secretaria de Educação, está criando um Comitê Local de Mobilização Social pela Educação.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos de Campos Prado Júnior, a iniciativa atende as diretrizes contidas no PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) do Ministério da Educação, que visa à melhoria da qualidade do ensino no país. “Essas diretrizes contemplam que o Governo Federal, os Estados, os Municípios e ar sociedade civil se organize, de modo que possam compartilhar competências políticas, técnicas financeiras e de mobilização social para a consecução do Plano de Metas Compromissos Todos Pela Educação e do Plano de Ações Articuladas, importantes instrumentos de concepção e execução, respectivamente, do Plano de Desenvolvimento da Educação, para a melhoria da qualidade da Educação no Brasil”, ele afirma.
Um dos pilares do Plano de Desenvolvimento da Educação, a Mobilização Social é e visa a um esforço para construir uma integração entre o poder público, alunos, professores, a família, o bairro, a cidade, agentes culturais, entidades religiosas, segmento empresarial e demais atores da sociedade civil, com a finalidade de convencimento da sociedade de que educar é uma tarefa de todos, e não apenas encargo do Estado. “Precisamos mostrar que a Educação é o único caminho para transformar o Brasil num país desenvolvido, onde as crianças e os jovens brasileiros possam ter melhores oportunidades ao longo da vida”, diz a diretora dos trabalhos de Mobilização Social Pela Educação, Ana Lúcia do Rosário Bastos de Freitas (Analu).
Nesse sentido, a equipe da Secretaria Municipal de Educação está se capacitando e já começou a contatar associações de bairro, entidades assistenciais e religiosas, clubes e associações, empresas e sindicatos, entre outros segmentos da sociedade.
Mais informações sobre o plano de Mobilização Social podem obtidas no Portal do MEC (http://portal.mec.gov.br/encontro/includes/mobilizacao.html) e pelo Blog da Mobilização (http://familiaeducadora.blogspot.com/)

2 comentários:

  1. A Conferencia Nacional de Educação:
    CONAE é um espaço democratico aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação.
    Como posso participar como cidadã?
    Ou já existe pessoas certas, como todos os conselhos municipais, as quais são indicadas,expontaneamente pelo poder público.

    ResponderExcluir
  2. Zela,é muito bom perceber seu interesse em participar do CONAE. Certamente você poderá ser uma das 100 pessoas que irão participar dia 25 e 26 de junho da conferencia. Entre em contato que faremos de imediato a sua inscrição.

    Campos Prado jr.
    Secretário de Educação

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: