11/05/2012

Dia das mães é oportunidade de aproximação entre escola e família

Mais do que uma simples evento festivo, propiciar o estreitamento de vínculos entre pais e filhos e o da família com a escola tem sido a tônica dos trabalhos de muitas escolas da Rede Municipal de Ensino de Jahu quando o assunto é o Dia das Mães.

Por terem sido utilizadas como base para definir o currículo no passado, sem qualquer reflexão mais aprofundada sobre os temas, as datas comemorativas passaram a receber muitas críticas dos teóricos educacionais nos últimos anos. As principais delas versam sobre o tempo gasto das aulas para organizar essas comemorações e a execução de tarefas que raramente têm relação com o currículo por parte dos alunos.

Em matéria sobre o tema a revista Nova Escola, aponta que "festas são bem-vindas na escola, mas com o simples - e importante - propósito de ser um momento de recreação ou de finalização de um projeto didático. É a oportunidade de compartilhar com os colegas e com os familiares o que os alunos aprenderam".

Hoje, os educadores possuem uma nova visão sobre o tema e procuram explorar as datas consagradas no calendário para valorizar o trabalho pedagógico que vem sendo realizado.

A EMEF Prof. Jayme de Oliveira e Sousa, por exemplo, já colhe os frutos da sua iniciativa de aproximação com a comunidade. Há anos a escola promove um café da manhã com as mães de alunos, evento no qual, além da mesa farta oferecida às mamães, ocorrem apresentações de alunos as homenageando. A direção da escola aproveita a oportunidade para ressaltar a importância da participação da família na vida escolar.

No bairro rural de Pouso Alegre de Baixo, a mesma iniciativa também vem dando resultados. O café da manhã servido para as mães de alunos se revelou um acontecimento social na pacata comunidade. A direção da escola também aproveitou para mostrar num telão uma pequena mostra com fotos de projetos e atividades realizadas do início do ano até agora.

Na EMEF Profa. Helena de Castro Pirágine, no Jardim Novo Horizonte, as mamães compareceram em massa, lotando o pátio da escola. As homenagens contaram com apresentações de alunos, sorteio de brindes e bate-papo com mães e professores nas salas de aula.

Nos CMEIs José Jéter Rafanelli e Maria de Lourdes dos Reis Ferreira Dias, na Vila XV, uma festa muito animada contagiou as mamães e os pequeninos. Depois de uma parte comum, com apresentações das crianças do maternal e do jardim, as mamães visitaram as salas onde estudam os filhos, conversando e trocando informações com outras mães, funcionários e professores.

Também os CMEIs Azia Mendes Eleutério e Gemma Cardillo Ferrari optaram por uma comemoração que estivesse alinhada com as suas  propostas pedagógicas. Os eventos festivos das escolas contemplaram momentos de interação entre mães e filhos, apresentações de trabalhos das crianças e homenagens. O CMEI Gemma agraciou as mamães com um mimo surpresa: a oferta de corte de cabelos feito em parceria com uma escola de cursos de estética da cidade.

Veja as fotos abaixo:




Texto: Fernanda Élle
Imagens: Fernanda Élle e divulgação/escolas municipais.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: