02/05/2012

CMEI Martha Vianna de Oliveira trabalha interdisciplinariedade nas aulas de Educação Física


O Projeto "Primeira Educação Física", desenvolvido pelo professor Ademir Testa Junior na CMEI - Prof.ª Martha Vianna de Oliveira, agora está pautado nos princípios interdisciplinares. Para tanto, conteúdos de outras disciplinas da apostila do sistema de ensino adotado pela Rede Municipal de Ensino também estão sendo utilizados durante as aulas de Educação Física. 

Para Ademir Testa Junior, o material traz aspectos da cultura corporal de movimento como potencializador da aprendizagem dos alunos, tais como a noção de quantidade, reconhecimento de números e letras. Sendo assim, o professor, dentro do Projeto "Primeira Educação Física", está desenvolvendo atividades de caráter teórico-prático na tentativa de estimular a aprendizagem através do prazer proporcionado pelas atividades corporais, tratando o conhecimento de maneira transversal e não fragmentada.

Como exemplos, os alunos do Jardim I do CMEI puderam vivenciar uma sequência didática determinada por quatro etapas: 
1 - salto da maior quantidade de varetas possíveis por cada aluno; 
Jardim I - Etapa 1: saltando as varetas
2 - exibição do número correspondente a quantidade de varetas sobrepostas; 
Jardim I - Etapa 2: mostrando o número
3 - anotação, na mão de cada aluno, do número de varetas sobrepostas por ele mesmo; 
Jardim I - Etapa 3: anotando o número na mão
4 - identificação do aluno que saltou a maior quantidade de varetas, registro na apostila do nome do aluno e do número correspondente à quantidade de varetas sobrepostas por ele. 
Jardim I - Etapa 4: registrando
Jardim I - Etapa 4: explicando o registro
Já no Jardim II, foram realizadas atividades que estimulam a estruturação espacial dos alunos, através de uma sequência didática composta basicamente pela vivência de jogos e circuitos motores, além da resolução das problemáticas propostas na apostila do aluno. 

Jardim II: jogos e circuitos motores
Jardim II: circuito com obstáculos
Jardim II: obstáculos desafiam a criança, exigindo concentração e estimulando o desenvolvimento de habilidades e o raciocínio lógico
Análise e registro: é importante conversar e refletir sobre o que está sendo registrado
Registro de atividade

Exercício escrito relacionado à atividade prática desenvolvida na aula de Educação Física

A ideia que está sendo lançada é a oportunidade de estimular a aprendizagem indispensável ao exercício da cidadania, de forma prazerosa, e através das aulas de Educação Física, compreendendo o conhecimento como componente transversal resultante da intersecção de todas as áreas do saber.




Texto e imagens: Prof. Msd. Ademir Testa Junior - CMEI Martha Vianna de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: