18/06/2009

MEC contempla rede municipal de ensino de Jaú com 252 computadores

Ação faz parte do plano de expansão do Proinfo, que pretende atender todas as escolas públicas do país até 2010

Após ter assinado termo de adesão ao Proinfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), o Ministério da Educação contemplou, esta semana, a Prefeitura de Jaú com 252 computadores para instalação de salas de informática nas escolas municipais.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos de Campos Prado Júnior, o Proinfo é um programa do MEC que tem por objetivo promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. “Por este programa, o governo federal entrega às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais e, em contrapartida, exige dos estados e municípios a estrutura adequada para receber os laboratórios e a capacitação dos educadores para o uso das máquinas e das tecnologias”, diz ele.
O Secretário ainda informa que, observando os critérios do MEC, serão montadas 14 salas de informática, cada uma com 18 computadores. “Estamos já fazendo as adequações necessárias na estrutura das escolas para a instalação dos laboratórios”.
De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Educação, o Proinfo deverá, em todo o país, beneficiar aproximadamente dez milhões de alunos da educação básica este ano com a entrega de 26 mil laboratórios de informática. O número representa a expansão do Programa, cuja meta é atender todas as escolas públicas urbanas até 2010.
Ao todo serão distribuídos 19 mil laboratórios de informática em escolas urbanas e sete mil, em escolas rurais, totalizando um investimento de mais de R$300 milhões.
Além de serem entregues e instalados nas escolas, os equipamentos terão suporte e garantia de 36 meses e deverão ser compatíveis com a nova versão do sistema operacional Linux Educacional 3.0, software livre elaborado pelos servidores do ministério especialmente para atender às escolas públicas do Brasil, com conteúdos pedagógicos pré-selecionados.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: