05/06/2009

Jaú adere a programas pela erradicação do analfabetismo

A Prefeitura de Jaú fez a adesão recentemente a dois programas de combate ao analfabetismo: o Programa Brasil Alfabetizado, do governo federal, e o Compromisso: São Paulo Analfabetismo Zero, do governo estadual.
Pelo Programa Brasil Alfabetizado, o município passa a receber apoio financeiro do MEC para capacitar os alfabetizadores antes do início das aulas e durante todo o período do curso de alfabetização. “Por esse programa, cabe ao município localizar e mobilizar os analfabetos, selecionar os professores e coordenar e supervisionar sua capacitação inicial e em serviço, enquanto que o MEC fica encarregado de pagar bolsas aos alfabetizadores e destinar recursos para material didático, alimentação e transporte dos alunos, para aquisição de óculos de grau para os jovens, adultos e idosos que necessitam usá-los e para o trabalho de supervisão das turmas. Os municípios recebem 80% dos recursos (em 2006, receberam 60%), mas têm de assumir outros compromissos, como: definir metas e diretrizes e elaborar planos plurianuais de alfabetização, que são revistos anualmente”, explica o Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos de Campos Prado.
Já o Compromisso: São Paulo Analfabetismo Zero é uma iniciativa da Representação do MEC em São Paulo (ReMEC SP), da União Paulista dos Conselhos Municipais de Educação (UPCME) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME SP) para que os municípios paulistas se comprometam em implementar ações eficazes no enfrentamento do analfabetismo e reduzir os índices de analfabetismo no estado até o final de 2012. “Na carta do compromisso se coloca que não tem cabimento sermos o Estado mais rico da União, termos um PIB maior que o da Argentino, sermos o carro chefe da economia do país e sermos ao mesmo tempo o Estado com o maior número de analfabetos do nosso Brasil”, diz o gerente de projetos pedagógicos, Orivaldo Candarolla.
“Jaú dá, assim, um grande passo, no sentido de se comprometer com a erradicação do analfabetismo, já buscando meios para melhorar e ampliar o trabalho de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que é feito em nossa cidade, sem dúvida uma das grandes metas do governo Franceschi”, conclui o Secretário.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: