Ampliar os cuidados com a saúde das crianças e agir preventivamente contra doenças estão entre as funções desempenhadas pelos estudantes de enfermagem
Estagiários da faculdade de enfermagem iniciam esta semana suas atividades nas creches municipais. A iniciativa, realizada por uma parceria entre a Prefeitura de Jaú e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), visa a proporcionar um acompanhamento mais acurado das crianças nas creches. “Além de ser um ambiente educativo e que contribui para a socialização das crianças de zero a três anos, a creche também é hoje um espaço para a promoção de saúde e prevenção de doenças, já que as crianças acabam passando mais tempo lá do que em suas casas, com a própria família. Nossa intenção ao incluir estagiários de enfermagem nas creches é ampliar o cuidado com a saúde das crianças, prevenindo e tendo maior atenção com as doenças infantis, como gripes, diarréias, piolho, catapora, sarampo, caxumba, entre outras, que acabam se propagando facilmente no ambiente coletivo”, diz a supervisora de creches, Ana Paula dos Santos.
“É importante ressaltar que este é um trabalho que já existe em algumas cidades, comumente em creches particulares, que vai dar mais suporte ao trabalho de professores e recreadores no cuidado infantil, no que diz respeito à sua saúde, e que, em hipótese alguma, pretende suplantar o serviço médico de realizar diagnósticos ou medicar as crianças”, ela explica.
A rede municipal de ensino conta com 13 creches e cada uma deverá receber de um a dois estagiários, dependendo da demanda de cada unidade. “Além disso, os cerca de 30 estagiários – muitos já são técnicos ou auxiliares técnicos em enfermagem – vão estar também sob a supervisão de uma enfermeira-padrão, responsável pela orientação e o acompanhamento dos trabalhos técnicos”.
05/06/2009
Creches em Jaú passam a ter enfermeiros
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostaria de manter contato com os responsaveis, uma vez que trabalho sobre este tema e acompanho alunos de enfermagem em creches em sp e sou autora do artigo - reflexões sobre a participação da enfermagem nas creches - damaris gomes maranhão
ResponderExcluirOi, Damaris.
ResponderExcluirNa página do blog você pode acessar tanto o e-mail do Secretário de Educação quanto o da nossa assessoria de comunicação e imprensa, ou ainda pode entrar em contato diretamente com a nossa Secretaria, pelo telefone: (14) 3602-0777.