15/10/2012

Projeto de Educação Patrimonial expõe trabalhos no Museu


Com o objetivo de despertar a sensibilidade da criança para o conhecimento histórico da cidade, buscando o desenvolvimento de formação de identidade e cidadania, a Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promove pelo terceiro ano consecutivo a exposição dos trabalhos do projeto "Educação Patrimonial: Conhecer para Preservar". A exposição, que terá abertura solene no dia 18 de outubro, às 10h, no Museu Municipal, apresentará os trabalhos das escolas que participaram das atividades do projeto no decorrer do ano e poderá ser visitada durante um mês.
A iniciativa, dirigida aos alunos do 4º ano das escolas municipais, é coordenada pela professora Maria Luisa (Malu) Assis Toledo Pelegrina, com a supervisão do professor Guilherme Eduardo Almeida Prado de Castro Valente. Segundo explica Valente, o objetivo principal do projeto “é divulgar principalmente o patrimônio edificado do município  por  meio de atividades ministradas pelos professores da Rede Municipal de Ensino, favorecendo o conhecimento por parte do jovem da paisagem urbana construída ao longo dos anos, a atribuição de simbolismo emocional e a apropriação do patrimônio histórico”.
Em sua terceira edição, o projeto foi ampliado e, de acordo conta Malu, passou a abordar além de aspectos do patrimônio material, como construções e monumentos, o patrimônio imaterial. Este último representado pela culinária local. 
Outra novidade desta edição foi o estudo do entorno da escola como ponto de referência para os alunos reconhecerem o bairro como parte do patrimônio cultural local. Desta maneira o patrimônio histórico da área central da cidade se relaciona ao desenvolvimento e realidade dos bairros. 
Para o Secretário Municipal de Educação, Orivaldo Candarolla, o balanço do projeto é bastante positivo. “Nesses últimos três anos, o projeto de  Educação Patrimonial atingiu cerca de 5 mil alunos da rede pública municipal, ampliando o conhecimento das crianças sobre Jahu e contribuindo para a preservação de seu patrimônio, assim como para a formação de uma relação de identidade e de afeto por parte das crianças em relação ao município e sua história”, diz o Secretário. 


III EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DO PROJETO “EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: CONHECER PARA PRESERVAR”
Período Exposição: 18/10 a 18/11/2012
Abertura: 18 de outubro, às 10h
Local: Museu Municipal de Jahu - Av. João Ferraz Neto, 201


Texto e imagem: Fernanda Élle

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: