19/10/2012

Criatividade é marca de trabalhos de projeto de Educação Patrimonial

Em solenidade realizada na manhã de ontem, no Museu Municipal, foi realizada a abertura da III Exposição de Trabalhos do Projeto de Educação Patrimonial: Conhecer para Preservar, composta por painéis e instalações artísticas produzidos por alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, de 14 escolas municipais (das 17 da rede municipal de ensino), com o auxílio de seus professores, notadamente os de Arte.

Com recursos simples, mas muita imaginação (veja fotos abaixo), os trabalhos impressionam pela riqueza de detalhes e criatividade na hora de representar aspectos materiais e imateriais do patrimônio histórico e cultural de Jahu.
O projeto, que se encontra em sua terceira edição e teve início em 2010, é uma iniciativa dos professores Maria Luiza (Malu) Assis Toledo Pelegrina e Guilherme Eduardo Almeida Prado de Castro Valente que visa a despertar a sensibilidade da criança para o conhecimento sobre a história e cultura do local onde vive, buscando o desenvolvimento de formação de identidade e cidadania.

Segundo eles, a exposição é a culminância de um longo percurso de trabalho com os alunos, que envolveu leitura, pesquisas e visitas a vários locais representativos do patrimônio histórico-cultural de Jahu. "É uma maravilha ver como as crianças passam a olhar a cidade de um jeito novo. Durante os três anos de realização do projeto, houve crianças que jamais tinham entrado na Igreja Matriz (Nossa Senhora do Patrocínio), que mal sabiam o que era o Cano Torto e até mesmo que nunca tinham entrado em um restaurante", conta ela, que coordena o projeto, fazendo referência a um grupo de crianças moradoras do Pouso Alegre de Baixo que tiveram a oportunidade de conhecer e saborear pratos da comida típica local, como a leitoa à pururuca ou à passarinho, em restaurantes do bairro por meio do projeto.

O professor Guilherme Valente, supervisor do projeto, faz uma análise bastante positiva dos resultados do projeto. "Ao todo cerca de 5 mil crianças passaram pelas atividades de Educação Patrimonial nesses três anos, com visíveis resultados na formação dos alunos e de sua relação com o município. Nos anos  anteriores estivemos mais focados no trabalho com o patrimônio histórico e arquitetônico. Este ano inovamos ao incluir aspectos imateriais da história e da cultura de Jahu ao abordarmos a culinária local, lendas, a história de expoentes da nossa história, como João Ribeiro de Barros, a paixão dos jauenses pelo XV de Jahu, entre outros, além do reconhecimento das áreas dos bairros onde estão localizadas as escolas. E é muito gratificante ver quando muitas coisas que estão aí na nossa cara todos os dias ganham status de descobertas expressas nos olhares dos alunos", diz ele, que ressalta que a realização das atividades buscaram relacionar o patrimônio histórico da área central da cidade com o desenvolvimento e realidade dos bairros.

A exposição dos trabalhos ficará durante um mês (de 18 de outubro a 18 de novembro) aberta à visitação no Museu Municipal. O projeto Educação Patrimonial: Conhecer para Preservar conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e Turismo. 



III EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DO PROJETO “EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: CONHECER PARA PRESERVAR”

Período Exposição: 18/10 a 18/11/2012
Local: Museu Municipal de Jahu - Av. João Ferraz Neto, 201, Jahu - SP. Telefone: (14) 3626-8569.
Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

Fazenda Mandaguahy: EMEF Prof. Antonio Waldomiro de  Oliveira
Guaraná XV: EMEF Profa. Helena de Castro Pirágine

Patrimônio histórico: EMEF Prof. Enéas Sampaio Souza

Culinária típica: EMEF João Pacheco de Almeida Prado

Antigo banco francês e italiano: EMEF Profa. Daltyra Toledo Castro

Piscina Municipal: EMEF Laudelino de Abreu
XV de Jahu: EMEF Caetano Perlatti
Residência de Edgar Ferraz: EMEF Vereador Ângelo Ronchesel

Ginásio de Esportes Dr. Neves: EMEF Prof. Jayme de Oliveira e Sousa
Antiga Escola Industrial: EMEF Lúcia Sampaio Galvão

Criolando: EMEF Dr. Pádua Salles (na foto, a professora de Arte,  Rosa A. Souza Marinho)

Igreja Santo Antônio: EMEF Comendador José Maria de Almeida Prado

Depoimentos sobre visita à igreja São Sebastião: EMEF Profa. Carlota Meira Marsíglio




Abertura da exposição no Museu Municipal

Professor Guilherme Valente

Professora Malu Pelegrina

Secretário de Educação de Jahu Orivaldo Candarolla



Texto: Fernanda Élle
Imagens: Fernanda Élle e Luiz Carlos Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: