10/04/2012

Dengue: agentes de saúde fazem trabalho de conscientização na EMEF Prof. Jayme de Oliveira e Sousa


Nenhum foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, foi encontrado em vistoria realizada pelos agentes de saúde nas instalações da EMEF Prof. Jayme de Oliveira e Sousa, no Jardim São José. A atividade foi acompanhada por alguns alunos, aos quais foram mostrados os problemas mais comuns encontrados nas residências e prédios comerciais ou industriais que facilitam a proliferação do mosquito transmissor da dengue, e, com isso, provocam o aumento da incidência da doença nas localidades.

Os agentes de saúde aproveitaram a oportunidade para falar com os alunos sobre a importância da adoção de hábitos preventivos e de combate à doença e promoveram a entrega de livretos explicativos.


Saiba mais sobre a dengue

A dengue é uma doença grave e que pode matar. Alguns sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos.

A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aedes aegypti e Aedes albopictus), que picam durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum, que pica durante a noite. Os transmissores de dengue, principalmente o Aedes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis), em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.).

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Fonte: Site da Dengue





Texto: Fernanda Élle com informações de Sílvia Helena Braga da Costa, coordenadora pedagógica da EMEF Prof. Jayme de Oliveira e Sousa
Imagens: Divulgação/EMEF Prof. Jayme de Oliveira e Sousa

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: