26/10/2011

Projeto de Educação Patrimonial é destaque em Congresso de Educação em Bauru

Os professores Maria Luísa Toledo Pelegrina e Guilherme Eduardo Almeida Prado de Castro Valente, que respondem, respectivamente, pela autoria/coordenação e supervisão do projeto "Educação Patrimonial: Conhecer para Preservar", estiveram na tarde de ontem no campus da Unesp, em Bauru, participando do 1º Congresso Municipal de Educação de Bauru.
O trabalho "Educação Patrimonial em Jaú: Arte e Afetividade", baseado nas atividades do projeto que é desenvolvido desde 2010 com os alunos de 4º ano das escolas municipais, por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Cultura, foi um dos selecionados para as apresentações do eixo temático Educação, Arte e Movimento do Congresso.
Valente apresentou ao público presente como o projeto tem trabalhado a questão do resgate histórico e da identidade local com as interpretações sobre o patrimônio, tipos de arquitetura e técnicas artísticas. "Conhecer para preservar é divulgar principalmente o patrimônio edificado do município por meio de atividades ministradas pelos professores de Educação Básica e de Artes da Rede Municipal de Ensino, favorecendo o conhecimento por parte do jovem da paisagem urbana construída ao longo dos anos, a atribuição de simbolismo emocional e a apropriação do patrimônio histórico", ele explica. Nesse sentido, a professora Malu  ressalta a importância dos passeios de visita aos pontos históricos do centro da cidade. "É emocionante ver despertar a curiosidade nos olhos dessas crianças. Algumas jamais entraram sequer na Igreja Matriz (Nossa Senhora do Patrocínio) que, além de ser um dos mais importantes monumentos históricos de Jahu, é o cartão postal da cidade", ela conta.
O projeto está dividido em três fases: 
1. Pesquisa e reflexão: onde são apresentadas fotografias antigas e pesquisadas as suas características arquitetônicas;
2. Passeio histórico: visita guiada com o historiador Júlio Polli pelos pontos históricos da cidade e edificações pesquisadas anteriormente;
3. Culminância: apropriação do objeto de estudo com a produção de painéis, utilizando as mais diversas técnicas de Arte com as interpretações e demonstrações de afeição relacionadas ao patrimônio local.
De acordo com Malu, a culminância se dará com a exposição dos painéis feitos pelos alunos no Museu Municipal no mês de novembro. "Estamos ainda fechando a data para a abrir a exposição, mas provavelmente será na segunda quinzena do mês que vem", diz a professora de Arte.
Satisfeitos com os bons resultados do projeto, os dois tem mais um motivo a comemorar. É que o professor Guilherme Valente teve o trabalho "A Educação Patrimonial em Jaú: Relatos das experiências nas zonas rural e urbana" aceito no VII Seminário Nacional do Centro de Memória "Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades", que o Centro de Memória da Unicamp realizará em fevereiro de 2012.

Texto: Fernanda Élle/SME-Jahu
Imagens: Fernanda Élle/SME-Jahu e Óscar Curros/ http://oscarcurros.com




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