10/10/2011

Educação promove Jornada Pedagógica 2011

Evento reunirá mais de 700 professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino

Fruto do trabalho de estruturação do Programa de Formação Continuada dos docentes, a Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá mais um evento de capacitação dos profissionais da Educação: a “Jornada Pedagógica 2011 – Qualidade da Educação: Metas e Expectativas de Aprendizagem”. 
Segundo informa o Secretário Municipal de Educação, Orivaldo Candarolla, a Jornada Pedagógica, que conta com o apoio e assessoria pedagógica do Pueri Domus Sistema de Ensino, será realizada nos dias 13 e 14 de outubro e deve reunir os professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, além dos funcionários que atuam nas creches (recreadores e ADIs - auxiliares de desenvolvimento infantil). “Nesses dois dias, as escolas municipais não funcionarão, incluindo as creches, e esperamos ter a compreensão dos pais, pois a capacitação em serviço desses funcionários está sendo feita com a intenção de beneficiar toda a comunidade, melhorando o atendimento e a qualidade do ensino para as nossas crianças”, ele explica. 
Na programação do evento estão palestras e oficinas sobre aspectos da atividade docente, como a questão da avaliação e as expectativas de aprendizagem, além de temas ligados ao brincar e ao cuidar, no caso das creches (veja programação abaixo). 
Também os monitores e intérpretes de libras passarão por capacitação técnica no período, com o intuito de aprimorar o trabalho realizado com os alunos especiais.


Programação Jornada Pedagógica 2011
13/10/2011
ENSINO FUNDAMENTAL

PALESTRA 1
Tema: Avaliações Externas – IDEB
Palestrante: Prof. José Luiz do Carmo – Professor Licenciado em Matemática e pós-graduado pela USP, atuando no ensino público e privado desde 1970. Diretor Pedagógico de Sistemas de Ensino Particulares desde 1980. Diretor Pedagógico do NAME desde 2000. Ementa: O número IDEB, composição e sugestões de trabalhos. Análise do desempenho das escolas municipais de Jaú no IDEB Sugestões para a Prova Brasil 2011.
Local: Auditório da FATEC – Jahu
Horário: manhã – 8h às 11h30min
tarde – 13h30min às 17h

PALESTRA 2
Tema: Expectativas de aprendizagem
Palestrante: Prof.ª Maria Tereza Canteras - Química formada pela Faculdade Oswaldo Cruz (São Paulo/SP). Atuou como professora de Química e Orientadora Educacional no Ensino Médio da Escola Pueri Domus. Professora de Arte e Música, graduada em Pedagogia. Atualmente é coordenadora e assessora pedagógica do Sistema de Ensino Pueri Domus. Também coordenou a coleção de alguns fascículos de Ensino Médio do sistema.
Local: Aero Clube de Jahu
Horário: manhã – 8h às 11h30min
tarde – 13h30min às 17h

EDUCAÇÃO INFANTIL

PALESTRA 1
Tema: Afetividade: relação professor-aluno
Palestrante: Guilherme Davoli – Psicólogo com especialização em didática do ensino superior, atuante como psicoterapeuta, professor de psicologia da educação, consultor empresarial e educacional. Escritor.
Local: Auditório da E.E. “Caetano Lourenço de Camargo”
Horário: manhã – 8h às 11h30min
tarde – 13h30min às 17h

PALESTRA 2
Tema: Expectativas de aprendizagem na Educação Infantil
Palestrante: Prof.ª Ms. Janaina Nicola - Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestre em Estudos Linguisticos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP – Araraquara, professora e coordenadora do curso de Letras da Faculdade Centro Paulista (FACEP), em Ibitinga.
Local: Salão de Festas da Ordem dos Advogados do Brasil
Horário: manhã – 8h às 11h30min
tarde – 13h30min às 17h

AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E RECREADORES
PALESTRA
Tema: Bebeteca: um mundo por descobrir
Palestrante: Prof.ª Bete Vidal – Supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, diretora de escola por mais de 10 anos, atuou ainda como professora de Didática e Metodologia do Ensino no CEFAM e no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Jaú (Fundação Educacional Dr. Raul Bauab).
Local: EMEF “Prof. Jayme de Oliveira e Sousa” – Jardim São José
Horário: manhã e tarde (oficina) – 8h às 11h30min e 13h30min às 17h

MONITORES E INTÉRPRETE DE LIBRAS
PALESTRA
Tema: Síndromes e deficiências
Palestrante: Prof.ª Ms. Renata Cristina Piassi Farinha – Diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusão da Secretaria Municipal de Educação, pedagoga e mestre em Educação Especial.
Local: Espaço Pedagógico “Prof.ª Kátia Pascolat Domeniconi”
Horário: manhã e tarde – 8h às 11h30min e 13h30min às 17h

14/10/2011
PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS EM REUNIÕES/DISCUSSÕES EM SUAS UNIDADES ESCOLARES

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: