26/10/2011

Prevenção do Câncer Ginecológico tem ação especial em Jahu

Apresentação oficial do projeto "O Futuro Sem Câncer" acontece hoje, às 20h, na Câmara Municipal de Jahu


O Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico da Fundação Amaral Carvalho (FAC) em parceria com a Universidade Corporativa da instituição, Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, Diretoria Regional de Ensino, Escola Técnica Joaquim Ferreira do Amaral e instituições particulares de ensino, desde março deste ano, trabalha no projeto "O Futuro Sem Câncer", com o objetivo de conscientizar alunos das escolas de Jaú (SP) e seus familiares sobre a importância da prevenção do câncer ginecológico.
De acordo com a coordenadora do projeto, a oncoginecologista Lenira Maria Queiroz Mauad, além de informação sobre a doença e as medidas de prevenção, o projeto visa criar entre a população o hábito de identificação de fatores de risco. 

Semana do Futuro Sem Câncer
Professores de Jaú foram treinados por profissionais da FAC durante os meses de agosto e setembro e, junto aos diretores e coordenadores, receberam camisetas alusivas ao projeto. Ao todo foram envolvidos 800 educadores. Durante esta semana (de 24 a 28 de outubro), mais de 25 mil alunos da rede de ensino da cidade são orientados sobre o câncer do colo do útero. "O material de apoio (cartilhas e folders explicativos) destinado aos estudantes é didático e adequado a cada faixa etária que o projeto abrange", explica Lenira. Nesta quarta-feira (26) será realizada uma cerimônia na Câmara Municipal de Jaú, a partir das 20 horas, para apresentação do projeto e de todos os envolvidos na elaboração do mesmo. Estarão presentes os parceiros e convidados da área de saúde e educação. "É uma maneira de agradecer a todos que colaboraram e situar as pessoas quanto ao andamento do projeto", completa a oncoginecologista.

SAIBA MAIS
Programa de Prevenção
O Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico da Fundação Amaral Carvalho, atuante há 17 anos, é uma iniciativa do HAC em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, responsável pela realização de atendimentos no posto fixo, nas dependências do hospital e nos postos de saúde da cidade. 
Inicialmente, o Programa consistia na realização de exames de Papanicolau. A partir de 2003, começou com o rastreamento do câncer do endométrio, e há cinco anos, com o rastreamento de lesões precursoras do câncer de vulva. Mulheres que apresentam alterações são encaminhadas para o Ambulatório de Ginecologia Preventiva para complementação diagnóstica e tratamento ambulatorial. 
Lenira, que também é coordenadora do Programa, explica que graças às ações de prevenção e detecção precoce, o câncer de colo do útero na cidade está controlado. "Temos índices de países de primeiro mundo que, com este tipo de câncer controlado, se preocupam com o rastreamento do segundo tipo de câncer ginecológico mais preocupante, que é o do endométrio." 
Em 17 anos de atuação o Programa: 
  • cadastrou 65.088 mulheres; 
  • reduziu em 57% os índices de mortalidade e 68% a incidência do estadio avançado; 
  • aumentou em 60% a detecção dos casos iniciais. 
Estes resultados levaram ao aumento dos índices de sobrevida e também a possibilidade de preservação do útero e da capacidade de reprodução das mulheres após tratamento da doença.


Texto e Imagem: Departamento de Comunicação - Fundação Dr. Amaral Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: