15/09/2011

Escolas municipais recebem selo "Escola Solidária 2011"

Como reconhecimento ao trabalho de promoção de práticas cidadãs e solidárias envolvendo a escola e a comunidade, quatro escolas de Jaú foram agraciadas com o selo "Escola Solidária 2011". São elas: a APAE, a E.E. "Prof. Antonio Terezio Mendes Peixoto" e duas escolas municipais: a EMEF "Prof.ª Helena de Castro Pirágine" e o CMEI "Prof.ª Zita Sajovic Sabbagh" (CAIC).
O Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com o MEC (Ministério da Educação), o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), a Unesco, a OEI e o Unicef e acontece a cada dois anos.
É um projeto que identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades.
Criado em 2003, o Selo Escola Solidária já reconheceu 16.181 escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os Estados brasileiros. Neste ano, 3.030 escolas de todo o Brasil receberam o selo.
Saiba mais sobre os projetos das escolas municipais que receberam tal honraria:

EMEF "Prof.ª Helena de Castro Pirágine" - Jardim Novo Horizonte
Projeto: Educação para a paz e valores humanos: o "conviver em grupo"
Ética e Cidadania. 597 alunos participantes.
Participaram alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Houve participação de direção, coordenação, professores, pais, funcionários e comunidade.
Como surgiu a ideia? 
Este projeto tem como justificativa a necessidade de canalizar problemas cotidianos em sala de aula, de ação individual e coletiva que impedem o bom desenvolvimento do processo de crescimento educacional. Para um bom resultado de trabalho docente é necessário haver união entre todos os membros da comunidade educativa em busca de coerência na atividade pessoal de cada um e respeito aos seus interesses e necessidades, cultivando em nossos alunos o hábito de refletir sobre valores.
Quais são as principais atividades desenvolvidas e como elas acontecem? 
Instituir um valor a cada mês, de fevereiro a novembro de cada ano; 
- Elaborar questionários para alunos entrevistarem as pessoas da comunidade de forma a saberem a visão de outras pessoas com relação a um valor específico; 
- Criar murais relacionados com o tema; 
- Criação de slogans ou frases sugestivas por alunos e professores; 
- Convidar profissionais de diversas áreas para uma visita, expondo suas experiências da prática profissional e a relação do valor com a vida e a questão da cidadania; 
- Criar painéis demonstrativos sobre o crescimento das novas qualidades dos alunos; 
- Letras de músicas que falem do tema a ser explorado; 
- Outras dinâmicas relacionadas com o tema proposto.
Quais os resultados de aprendizagem e sociais alcançados?
Através do desenvolvimento do projeto promovemos uma reflexão sobre valores humanísticos e incentivamos a prática desses valores no dia-a-dia escolar, multiplicando as oportunidades do sentir, do agir, do escolher e de comunicar deixando cada aluno mover-se na conquista de si mesmo. É preciso trabalhar com o aluno como uma pessoa inteira, com suas próprias percepções, expressões, seus sentidos e suas críticas. Com esse trabalho podemos observar em nossos alunos a eficácia do Projeto e o empenho de todos, através de suas atitudes e comportamentos mais solidários com o próximo, estendido também a toda a comunidade escolar, incluindo os pais dos próprios alunos que interagem ativamente em todo o processo, através de reuniões, exposições na escola e frequentes conversas e encontros com o corpo docente.
Quais as ações desenvolvidas que podem melhorar o IDEB da escola e como elas acontecem?
Baseado no tema proposto no Projeto, a escola estende o trabalho com os alunos abrangendo também as outras disciplinas. Por exemplo: na Língua Portuguesa é desenvolvido todo o trabalho de produção de diferentes gêneros textuais de acordo com cada ano (1º ao 5º) e a partir disso os alunos são orientados por seus professores, sanando possíveis dificuldades que forem surgindo durante os trabalhos. Como complemento a escola oferece o reforço escolar que subsidia o trabalho do professor da classe regular.
Responsável pelo projeto: Simone Orlandi

CMEI "Prof.ª Zita Sajovic Sabbagh" (CAIC) - Jardim Brasília
Projeto: Páscoa solidária
Formação pessoal e social e Cidadania. 213 alunos participantes.
Participaram alunos da educação infantil.
Houve participação de direção, coordenação, professores, pais, funcionários e comunidade.
Alunos e equipe do CMEI "Prof.ª Zita Sajovic Sabbagh" 
Como surgiu a ideia?
A ideia partiu de um trabalho desenvolvido com crianças extremamente indisciplinadas, na qual o objetivo era envolvê-las num contexto sócio educativo que resgatasse o amor e o respeito ao próximo. Diante disso trabalhamos com a música "Emoções", abordando os temas: amizade, respeito, companheirismo, doação e felicidade. O trabalho foi de extrema importância e culminou em uma ação social. Esta ação envolveu o Asilo São Lourenço de Jaú, que abriga 120 idosos, com algumas dificuldades financeiras. Fizemos uma coleta de alimentos na escola, levamos ao asilo, e os educandos também apresentaram danças e músicas aos assistidos. Esse trabalho já faz parte do nosso plano de ensino, pois abrange os conteúdos pedagógicos e principalmente o conteúdo atitudinal: que é inserir nossas crianças nos projetos solidários.
Quais são as principais atividades desenvolvidas e como elas acontecem?
-  Pesquisas sobre os idosos, suas necessidades, modo de vida, os cuidados e respeito para com eles; 
- Painéis de fotos, comparando os idosos das literaturas infantis com os idosos atuais (modo de vida, profissão, lazer...); 
- Entrevistas com as avós dos educandos; 
- Receitas elaboradas pelas avós; 
- Tarde de história com as avós; 
- Trabalho com sucatas (cestinhas e cartões para os idosos do asilo); 
- Utilização do dicionário ampliando o vocabulário e comparando algumas gírias antigas e atuais; 
- Atividades com registros orais e escritos; 
- Apresentação da música "Emoções" de Roberto Carlos; 
- Apresentação de danças e contos para as avós do asilo.
Quais os resultados de aprendizagem e sociais alcançados? 
Este trabalho resultou numa melhor interação entre os educandos, seus familiares e pessoas de seu grupo. Através da palavra "Emoções", as crianças puderam perceber diferentes formas de tratar as pessoas, transferindo sensações agradáveis (alegria, felicidade) ou desagradáveis (medo, tristeza, raiva), mas que fazem parte dos sentimentos humanos e que podemos experimentar em nosso dia a dia. Tivemos também o relato das avós, pois são elas que ficam com os netos quando a mãe necessita trabalhar. Elas nos relataram que seus netos passaram a obedecer e a respeitá-las mais. Quanto à aprendizagem, ampliaram seus conhecimentos através das disciplinas Português e Ciências Naturais, conhecendo novas palavras, árvore genealógica, enriquecendo seu desenvolvimento cognitivo. Na interação social vivenciaram o verdadeiro significado de doar-se ao próximo, não somente com bens materiais (alimentos que foram doados), mas com sentimentos reais que demonstraram aos idosos do asilo.
Responsável pelo projeto: Renata C. Valbueno Surian

Texto e imagens: Fernanda Élle e Instituto Faça Parte

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