16/09/2011

Atividades criativas estimulam bebês na creche da Vila XV

"As recreadoras Maurícia e Gislene, a A.D.I. Giovana estão cada dia mais surpreendendo com suas atividades voltadas para as crianças do Berçário 2. Essas profissionais realmente tem muita criatividade para desenvolver percepções visuais, tátil, auditiva, motora. Uma simples caixa de sapato e algumas formas geométricas tornam-se uma ferramenta de aprendizagem, onde as crianças são estimuladas ao jogo de encaixe, fazendo uso do raciocínio matemático, percebendo a forma, cor, tamanho, textura etc. 
Outro tipo de caixa que as crianças adoram é a caixa urna, também confeccionada com caixa de sapato que vira uma pequena urna onde as crianças pegam fichas coloridas. É oralmente pronunciado a cor pelo adulto para que a criança vá associando tanto o visual como a linguagem oral, dessa forma ir percebendo as cores ao seu redor. 
Outra atividade que as crianças adoram é atravessar os bambolês. Nessa brincadeira as crianças ampliam a coordenação motora, a lateralidade, a direção, embaixo, em cima, enfim o espaço físico e dessa forma interagir-se com os demais amiguinhos da turma. 
A pequena Paola que é portadora de deficiência física, não fica fora de nenhuma atividade. É uma criança esperta e adora participar de tudo. Com muita dedicação, a tias do B 2, estimulam essa pequenina como a todos os demais alunos que são cheios de energia e com muita vontade de explorar tudo o que é proposto. Como em uma manhã, sentados em roda no pátio da escola, fazendo uso de giz de lousa e rabiscando o chão aprimorando movimentos motores. Até mesmo uma pedalada de 'velotrol' para aprenderem a manter o equilíbrio, o movimento contínuo das pernas para que o brinquedo se movimente. As músicas com gestos são repetidos pela criançada que adora de movimentar e cantar junto com as tias. Essas crianças aprendem e muito por sinal. Só é necessário que as estimulem para a aprendizagem. 
Para muitos tudo o que é explorado com esses pequeninos não passa de meras brincadeiras para "passar o tempo", mas para quem vivência o crescimento e o desenvolvimento global de cada criança que tem essa oportunidade de participar diariamente de atividades bem planejadas e direcionadas para a faixa etária, sabe o quanto é necessário o envolvimento de pessoas capazes e criativas para planejar e colocar em prática pensando em cada criança como um ser com suas habilidades, esperando somente a chance para desabrochar sua intelectualidade."

Terezinha de Jesus Ximenes Pereira
Diretor de Educação Infantil
CMEI Profª Maria de Lourdes dos Reis Ferreira Dias
Creche da Vila XV

Imagens: Ligia Vieira (Coordenadora de Creche)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: