13/07/2011

Jogo Tabuleiro Humano no CMEI da Vila XV




A turminha do Jardim II, do CMEI Professor José Jeter Rafanelli, teve a oportunidade de vivenciar na prática jogos previstos em unidades da apostila do Sistema Pueri Domus. A professora Eunice Ceccato realizou sua aula em pátio aberto onde propôs aos alunos a execução de jogo fazendo uso de seus próprios corpos. Nesse sentido, transcende o material e desafia os alunos ao propor como o jogo “Atirando a Malha” e o "Jogo da Velha". Os próprios alunos se destacaram como peças do tabuleiro. Dois líderes foram escolhidos e cabia a estes moverem as peças como seu raciocínio mandasse. O resultado foi surpreendente: houve um aproveitamento e participação intensa de todos os alunos.
Segundo a professora Eunice em relato do que observou com a atividade: "Isto nos leva a reafirmar a sensibilidade que os autores tiveram ao proporem a unidade Jogos de Tabuleiro, pois, assim como o educar e o cuidar, o brincar também deve fazer parte do projeto educativo da escola da mesma forma que os conteúdos relacionados a linguagem oral e escrita e a matemática. O brincar também deve ser planejado, executado e avaliado, pois observando as crianças no ato de brincar, além de todos os benefícios supracitados, o professor também poderá conhecer muitos aspectos de seu aluno". Desenvolvendo a unidade acima citada atingi-se objetivos propostos nos eixos do RCNEI, a linguagem oral e escrita, relações espaciais, percepção, atenção, conceitos matemáticos, respeito às regras do jogo, trabalho com valores sociais necessários para um bom convívio. Tudo isso sem falarmos no prazer relacionado ao realizar as atividades, pois o brincar como já citamos é algo natural na criança. Mediante a importância do brincar, a instituição de Educação Infantil deve prever tal momento dando-lhe o valor devido.
É neste sentido que a inclusão da unidade jogos de tabuleiro proposto pelo material Pueri Domus veio contribuir para que o trabalho se edificasse de forma mais completa, previsto nos conteúdos curriculares e sendo assimilado de forma significativa para cada criança que compõe a turma do Jardim II. 



Terezinha de Jesus Ximenes Pereira
Diretora de Educação Infantil
CMEI Professor José Jeter Rafanelli - Vila XV
Imagens: Eunice Ceccato

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: