09/12/2010

Educação promove último encontro do ano com professores

Na próxima segunda-feira, dia 13, quase 700 professores da rede municipal de ensino participarão de mais um momento de capacitação profissional, marcando o encerramento do ano letivo. Segundo Orivaldo Candarolla, Secretário Municipal de Educação, o intuito é o de propiciar mais uma oportunidade de reflexão e de coleta de subsídios para a prática pedagógica. “É importante que o professor avalie o trabalho realizado ao longo do ano e busque também novas ideias para atualizar e melhorar a sua prática para o próximo período”, explica o Secretário.
Serão realizadas duas palestras: uma sobre “Psicoterapia nas Escolas”, proferida pelo psicoterapeuta jauense Luiz Carlos Crozera, para os professores de Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, às 8h, na FATEC-Jahu; e outra sobre “A formação do Apego e Desenvolvimento Infantil”, com o Prof. Dr. José Meciano, neurocientista da UNICAMP, para os professores do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a partir das 7h30min, no Teatro Municipal Elza Munerato.
Em decorrência da capacitação proposta – e já prevista no calendário escolar –, não haverá aula na segunda-feira, 13. Mas de 14 até 17 de dezembro, que é oficialmente o último dia letivo do ano, os alunos poderão frequentar as escolas normalmente.
Ainda pelo calendário escolar estão previstas a realização de reuniões do Conselho Escolar nas escolas no dia 20 reunião de pais, no dia 21.

Mais sobre os palestrantes
O Prof. Dr. José Meciano Filho (ou “Nino Paixão”, como é mais conhecido) é Doutor em Neurociência pela UNICAMP, Bacharel em Medicina, Diretor da Faculdade de Medicina da PUCCAMP, professor de Neuroanatomia, Anatomia Humana e Base Neurológica, na UNICAMP e PUCCAMP e escreve artigos científicos para revistas especializadas.
Com uma linguagem acessível, Nino Paixão tece explicações técnicas sobre o sistema nervoso central, como se dá o processo de aprendizagem e conta experiências de seus 30 anos atuando na área educacional. O professor também ressalta a importância da integração entre a família e a escola e da utilização de exercícios que estimulem e exercitem a criatividade do aluno no processo de ensino-aprendizagem. “ O bom professor é um escultor de cérebros. Quanto mais cedo ensinar, melhor. O saber futuro, é lançado na infância”, diz ele.

Luiz Carlos Crozera, brasileiro, natural da cidade de Jaú, é autor das técnicas de condicionamento mental, empregada na hipnose clínica, fundador e Diretor do Instituto Brasileiro de Hipnologia, pesquisador da hipnologia desde 1972, os primeiros contatos com a ciência da hipnose ocorreram na infância, transferidas de pai para filho.
Em 1983, Crozera entra na área da ciência da computação, ministrando cursos de linguagem de programação, em sua própria escola, vendo a dificuldade que muitos alunos tinham para o aprendizado e memorização, resolve empregar a hipnose como coadjuvante ao método de ensino, alcançando resultados surpreendentes, sem jamais ter feito um curso de hipnose.
Paralelamente, Crozera exercia outras atividades, buscando sempre se aprofundar nos conhecimentos da hipnologia, somaram-se até hoje 38 anos de pesquisas autônomas e independentes, sem apoio governamental e/ou institucional.

Mais informações: Secretaria Municipal de Educação (14) 3602-0777.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: