20/12/2010

Educação cadastra para Auxílio Transporte Universitário. Prazo foi prorrogado até 15/02

A Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abrirá em 2011 inscrições para os interessados no programa de Auxílio Transporte de Estudantes.
De acordo com o Decreto n° 6021/2010, têm direito ao benefício os alunos que frequentam cursos de graduação superior nas cidades vizinhas que não existam os equivalentes em Jaú, que atendam os seguintes requisitos:
• ser brasileiro nato ou naturalizado;
• residir em Jaú;
• estar matriculado e frequentado regularmente a instituição de ensino a que estiver vinculado;
• ter idade mínima de 18 anos.
A concessão do Auxílio Transporte será feita de acordo com o artigo 2° da Lei Municipal 2425/87, proporcionalmente para atender os mais necessitados e o montante despendido, obedecendo-se os seguintes critérios:
• 70% do custo para os alunos de renda familiar entre zero e dois salários mínimos mensais;
• 50% do custo para os alunos de renda familiar entre três e quatro salários mínimos;
• 30% do custo para os alunos de renda familiar entre cinco e sete salários mínimos.
Os interessados devem ser comparecer de 3 a 14 de janeiro, das 8h às 17h, no Espaço Pedagógico “Prof.ª Kátia Pascolat Domeniconi” munidos de: comprovante de residência; comprovante de renda de cada membro da família; cópia de identidade (RG) e CPF do requerente; comprovante de despesa com transporte escolar; laudo médico comprovando ser portador de deficiência física ou invalidez permanente (quando for o caso); comprovante de matrícula do requerente, com fase, número de créditos e valor da mensalidade.
Os cerca de 230 estudantes que receberam o benefício durante o ano de 2010 também devem apresentar os documentos acima mencionados para recadastro.

Cadastro Auxílio Transporte
Data: 03 a 14/01/2011 - Prorrogado até 15/02/2011
Local: Espaço Pedagógico “Prof.ª Kátia Pascolat Domeniconi”, Rua Quintino Bocaiúva, 532, Centro.
Horário: das 8h às 16h
Informações:
Espaço Pedagógico – 3622-5838
Secretaria Municipal de Educação – Departamento de Transporte Escolar: 3602-0777

17/12/2010

Coração Que Bate e Sente realiza confraternização no Jardim Padre Augusto Sani

Na última quinta-feira, dia 16, voluntários do Projeto Coração Que Bate e Sente promoveram evento de encerramento das atividades do ano aberta aos pais e alunos inscritos no núcleo do projeto do Jardim Padre Augusto Sani.
A festividade contou com doces, bolos e salgadinhos, brincadeiras e momento especial com a entrega de brinquedos arrecadados na cidade feita pelo Papai Noel.
Ana Maria Sachetto, coordenadora do projeto, espera que, assim como ocorreu no Jardim Maria Luiza IV, onde iniciou e se encontra a sede do projeto, o trabalho do Coração Que Bate e Sente no Jardim Padre Augusto Sani possa se estruturar melhor e se solidificar para, então, ser levado a outros bairros da cidade. O projeto funciona há cerca de três meses no local com a ajuda de voluntários, entre os quais várias mães de alunos, agentes comunitários de saúde e pessoas de várias pontos da cidade que vem até o salão da  Comunidade Católica Santa Terezinha doar um pouco do seu tempo para realizar cursos e atividades com as crianças e suas famílias.

13/12/2010

Secretaria Municipal de Educação é parceira do Projeto Câmara Mirim

Na próxima quarta-feira, dia 13, às 16h, a Câmara Municipal de Jaú realizará o lançamento do Projeto Câmara Mirim em solenidade realizada em seu próprio auditório. Na oportunidade, será também lançada uma revista, em formato de história em quadrinhos, sobre a Câmara Municipal de Jaú, cujos exemplares  serão distribuídos aos alunos dos 4°s  e 5º anos da Rede Municipal de Ensino pela Secretaria Municipal de Educação.
Segundo informa a assessoria de imprensa da instituição, o projeto, de autoria dos vereadores Paulo de Tarso Nunes Chiode e José Carlos Zanatto (Decreto Legislativo n°012/2010), tem por objetivo dar formação cidadã, instruindo a criança e o adolescente sobre o trabalho e os trâmites do Poder Legislativo, assim como a criação e eleição de uma Câmara Mirim.

09/12/2010

Educação promove último encontro do ano com professores

Na próxima segunda-feira, dia 13, quase 700 professores da rede municipal de ensino participarão de mais um momento de capacitação profissional, marcando o encerramento do ano letivo. Segundo Orivaldo Candarolla, Secretário Municipal de Educação, o intuito é o de propiciar mais uma oportunidade de reflexão e de coleta de subsídios para a prática pedagógica. “É importante que o professor avalie o trabalho realizado ao longo do ano e busque também novas ideias para atualizar e melhorar a sua prática para o próximo período”, explica o Secretário.
Serão realizadas duas palestras: uma sobre “Psicoterapia nas Escolas”, proferida pelo psicoterapeuta jauense Luiz Carlos Crozera, para os professores de Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, às 8h, na FATEC-Jahu; e outra sobre “A formação do Apego e Desenvolvimento Infantil”, com o Prof. Dr. José Meciano, neurocientista da UNICAMP, para os professores do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a partir das 7h30min, no Teatro Municipal Elza Munerato.
Em decorrência da capacitação proposta – e já prevista no calendário escolar –, não haverá aula na segunda-feira, 13. Mas de 14 até 17 de dezembro, que é oficialmente o último dia letivo do ano, os alunos poderão frequentar as escolas normalmente.
Ainda pelo calendário escolar estão previstas a realização de reuniões do Conselho Escolar nas escolas no dia 20 reunião de pais, no dia 21.

Mais sobre os palestrantes
O Prof. Dr. José Meciano Filho (ou “Nino Paixão”, como é mais conhecido) é Doutor em Neurociência pela UNICAMP, Bacharel em Medicina, Diretor da Faculdade de Medicina da PUCCAMP, professor de Neuroanatomia, Anatomia Humana e Base Neurológica, na UNICAMP e PUCCAMP e escreve artigos científicos para revistas especializadas.
Com uma linguagem acessível, Nino Paixão tece explicações técnicas sobre o sistema nervoso central, como se dá o processo de aprendizagem e conta experiências de seus 30 anos atuando na área educacional. O professor também ressalta a importância da integração entre a família e a escola e da utilização de exercícios que estimulem e exercitem a criatividade do aluno no processo de ensino-aprendizagem. “ O bom professor é um escultor de cérebros. Quanto mais cedo ensinar, melhor. O saber futuro, é lançado na infância”, diz ele.

Luiz Carlos Crozera, brasileiro, natural da cidade de Jaú, é autor das técnicas de condicionamento mental, empregada na hipnose clínica, fundador e Diretor do Instituto Brasileiro de Hipnologia, pesquisador da hipnologia desde 1972, os primeiros contatos com a ciência da hipnose ocorreram na infância, transferidas de pai para filho.
Em 1983, Crozera entra na área da ciência da computação, ministrando cursos de linguagem de programação, em sua própria escola, vendo a dificuldade que muitos alunos tinham para o aprendizado e memorização, resolve empregar a hipnose como coadjuvante ao método de ensino, alcançando resultados surpreendentes, sem jamais ter feito um curso de hipnose.
Paralelamente, Crozera exercia outras atividades, buscando sempre se aprofundar nos conhecimentos da hipnologia, somaram-se até hoje 38 anos de pesquisas autônomas e independentes, sem apoio governamental e/ou institucional.

Mais informações: Secretaria Municipal de Educação (14) 3602-0777.

Abertura da I Mostra Pedagógica Municipal acontece amanhã, dia 10, no Aero

Evento contará com exposição de trabalhos e apresentações artístico-culturais e esportivas dos alunos

Com o tema "Qualidade e compromisso: a educação tem jeito", a Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará nos dias 10 e 11 de dezembro a I Mostra Pedagógica Municipal de Jaú. O evento contará com a exposição de trabalhos e apresentações realizadas por 57 unidades escolares: 40 Centros Municipais de Educação Infantil (28 pré-escolas e 12 creches, sendo que estas últimas agora têm direção pedagógica dos trabalhos) e 17 Escolas Municipais de Ensino Fundamental.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Orivaldo Candarolla, o intuito desse evento é mostrar que “a educação é um processo de construção a longo prazo no qual a pluralidade de objetivos é uma característica irredutível. Ela constitui o vínculo entre o passado e o futuro de nossas sociedades.”
Segundo a diretora de ensino, Elenira Aparecida Cassola, a educação para o século XXI deve projetar no futuro a imagem dessa sociedade e antever as qualidades que todas as pessoas terão de ajudar a construir. "Tudo que desenvolvemos hoje em termos educacionais, será fator determinante para o tipo de sociedade que desejamos ver instaurar-se, tanto no que se refere aos seus valores quanto ao bem-estar material e cultural de seus cidadãos. Devemos, desta forma, abraçar o progresso científico e tecnológico, mas, também zelar para que ele se incorpore de forma harmônica no tecido social e cultural e nos valores essenciais do ser humano", ela afirma.
A Mostra Pedagógica, desenvolvida em parceria e com a equipe de assessoria pedagógica do Pueri Domus, será aberta ao público das 8h às 18h, na sexta-feira, dia 10, e das 8h às 16h, no sábado, dia 11, no Aero Clube de Jaú.


Programação I Mostra Pedagógica Municipal de Jaú


Sexta-feira, 10/12

9h - Solenidade de abertura
10h30 - Projeto Mais Educação (EMEF "Comendador José Maria de Almeida Prado") - Hip Hop Cabala – Prof. Sandro Renato Novaes Marques
11h - EMEF "Prof. Jayme de Oliveira e Souza" - Dança Música "Waka Waka" - Shakira – Prof.ª Bruna Maria Dua Gromboni
11h30 - EMEF "Prof.ª Carlota Meira Marsiglio" - Teatro "A Bela Adormecida " - 5º ano B – Prof.ª Maria Sílvia Campos Mello
12h - EMEF "Prof.ª Carlota Meira Marsiglio" - Teatro "Amigas e Rivais" - 5º ano C – Prof.ª Maria Sílvia Campos Mello
12h30 - Intervalo Almoço
14h - Projeto Mais Educação (EMEF "Prof.ª Maria de Magalhães Castro") - Dança Tango "Perfume de Mulher" - Prof.ª Kellen Sacutti
14h30 - CMEI "Zita Sajovic Sabbagh" - Teatro Projeto Aquário "Peixinho Apaixonado" - Jardim II – Prof.ª Renata Surian
15h – CMEI “Prof. Adélio Brovéglio” – Circo – Jardim I e II – Prof.ª Edilaine Aparecida Hernandez Allioto e Raquel Ribeiro

Sábado, 11/12

10h - EMEF "Prof. Enéas Sampaio Souza" (CAIC) - Música Caça Talentos - 3°s anos – Prof.ª Telma Renata de Oliveira
10h30 - EMEF "Prof. Enéas Sampaio Souza" (CAIC) - Entrega de medalhas participação na Olímpiada Brasileira de Astronomia (OBA) – Diretora de escola Maria Olívia de Camargo Bettencourt Gambarini
14h30 – Projeto “Coração Que Bate e Sente” – Karatê – Prof. Mário Panucci/Academia Dojo – Projeto Novos Valores

08/12/2010

Solidariedade: Colégio Saint Exupèry faz visita de Natal ao CMEI da Vila XV

Em pleno dia 29 de novembro de 2010, o Natal chegou trazendo bolo, refrigerantes e brinquedos para criançada desde o Berçário I até a Etapa II da Creche "Maria de Lourdes Ferreira Dias" e CMEI "Prof.º José Jeter Rafanelli". Tudo ocorreu em virtude de gesto de solidariedade dos alunos do Colégio Saint Exupéry. Segundo depoimento da professora Lala (como é chamada carinhosamente), este ano não iriam realizar esse projeto, porém, ela e a coordenadora Sonia Letaif foram abordadas pelos próprios alunos do colégio, solicitando que queriam fazer esse trabalho com a população mais carente.
Segundo relato da coordenadora e da professora, os alunos se dedicaram muito montando um kit para cada criança e estavam eufóricos em realizar a visita aos seus "afilhados".
Toda equipe que trabalha na Vila XV, recebeu a turma do Colégio Saint Exupery com muito carinho, onde os mesmos apreciaram muito a acolhida. Os próprios alunos serviram as crianças oferecendo refrigerante e bolo. O grande momento foi o de conhecer os seus respectivos afilhados. Entregaram os presentes as crianças e ficaram brincando e cuidando delas como se fossem adultos, exercendo dessa forma seu papel cidadão.
A criançada da Creche e da Cmei não se continham de felicidade. Aliás, todos que trabalham na Vila XV também sentiram alegria em ver não somente nossas crianças com olhos brilhantes de alegria, mas também as do colégio.
Inclusive ao término do evento, algumas das nossas crianças e também do Colégio choraram, pois a simpatia foi mútua. Um dos alunos do Colégio Saint Exupery, fez uma colocação que achei muito interessante, ele disse "Eu nunca cuidei nem brinquei com nenhuma criança, porque só tenho um irmão com 20 anos de idade...". O que esse garoto falou me marcou, pois quantas pessoas poderiam se envolver em um projeto como esse e não o fazem. Não digo necessariamente que precisa ser em Creche, Cmei, mas em asilos, em hospitais.
Acredito que esse dia ficou marcado para cada criança da Creche e do Cmei da Vila XV, mas também pude perceber o quanto marcou em cada adolescente que se propôs em tornar a vida de seu semelhante mais feliz, e que Natal ocorre a cada minuto do ano que nos dedicamos a compartilhar o que temos de melhor.
Deixo aqui meu agradecimento a cada aluno do Colégio Saint Exupéry que fez do dia 29 de novembro o Natal da Creche e Cmei da Vila XV. Também a Coordenadora Sonia Letaif, a professora Lala e aos inspetores que acompanharam as crianças.
Agradeço a equipe da Vila XV que não mede esforços em abraçar todos os projetos que venham beneficiar os alunos.
E acima de tudo, a DEUS que tocou no coração de todos para que esse evento ocorresse com sucesso.

Terezinha de Jesus Ximenes Pereira
Diretora de Educação Infantil

 
Texto e Imagens: Creche "Maria de Lourdes Ferreira Dias" e CMEI "Prof.º José Jeter Rafanelli"

07/12/2010

Nova rotina é instituída no CMEI "Augusto Ferracini"

As crianças da Creche Augusto Ferracini, no Jd. João Balan II, estão se divertindo e aprendendo muito nestes últimos meses. O motivo é a nova reestruturação pela qual esta creche vem passando e pelo empenho das A.D.I.s, Recreados e Professoras. Agora o ócio deu lugar a uma rotina planejada, regada de brincadeiras, histórias, arte (músicas, pintura, fantoches) e movimento, com a finalidade de cuidar e educar entendendo a criança como ser humano integral, em constante crescimento e desenvolvimento e interagindo intensamente com o seu meio social. A nova rotina é planejada semanalmente pela coordenadora, para cada turma (berçarios I, II e Maternal I, II) . As recreadoras e A.D.I.s, além de executarem as atividades, que respeitam c faixa etária de cada turma, colaboram na elaboração da rotina, com sugestões de brincadeiras, atividades e vídeos educativos. Com isso, estamos proporcionando a nossas crianças momentos de grande aprendizado, dentro do mundo mágico do brincar. Parabéns a equipe da “Creche do Balan”!

Juliana Thais Beltrame
Diretora de Educação Infantil

 
Imagens: CMEI "Augusto Ferracini"

01/12/2010

UTFPR prorroga prazo para seleção de tutores para quadro de reserva do polo da UAB-Jaú

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná torna pública a prorrogação das inscrições para o processo seletivo para a formação de um quadro de reserva de Tutores Presenciais e Tutores à Distância em diversos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O período de inscrição foi prorrogado de 30/11 para até 09/12/2010.
Os interessados podem ler os editais fazer suas inscrições no seguinte endereço: http://ead.utfpr.edu.br/index.php/selecao.
Os que já enviaram os documentos, devem acompanhar no edital de prorrogação a data para divulgação dos resultados.
No polo da UAB-Jaú estão sendo oferecidas três vagas para tutor presencial do curso de especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino.

Texto: Fernanda Élle

EMEF "Prof. Jayme de Oliveira e Sousa" convida para formatura do PROERD

A direção da EMEF Prof. Jayme de Oliveira e Sousa" e a Polícia Militar do Estado de São Paulo convidam a comunidade para a solenidade de formatura dos alunos que participaram do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).




Data: 07/12/2010

Horário: 10h

Local: EMEF "Prof. Jayme de Oliveira e Sousa"  - Rua Inácio Almeida Prado Jr., 135, Jardim São José.

EMEF “Prof.ª Helena de Castro Pirágine” convida para formatura do PROERD

A direção da EMEF Prof.ª Helena de Castro Pirágine" e a Polícia Militar do Estado de São Paulo convidam a comunidade para a solenidade de formatura dos alunos que participaram do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

Data: 03/12/2010
Horário: 15h
Local: EMEF "Prof.ª Helena de Castro Pirágine" - Rua Ricardo Pengo, 101, Jd. Novo Horizonte.