Cerca de 400 profissionais devem ser avaliados esta semana. Avaliação faz parte da estruturação do plano de carreira da categoria
No cumprimento da Lei 4318/2007, que trata da avaliação de desempenho para progressão funcional do magistério, 395 professores, coordenadores e diretores de escolas municipais de Jaú devem passar pela primeira avaliação de desempenho do magistério esta semana.
Segundo o Secretário de Educação, Luiz Carlos de Campos Prado Júnior, esta é uma importante conquista da categoria, colocada em prática pela atual administração. “A avaliação de desempenho é um instrumento importante de valorização do magistério, na medida em que reconhece e premia os bons profissionais”, afirma o Secretário, ressaltando a melhoria da qualidade de ensino no país passa pela necessidade de implantação de ações de valorização do professorado.
De acordo com a psicóloga e diretora de avaliação e desempenho da Prefeitura de Jaú Sandra Pirola Bezerra, seguindo as disposições do Decreto Municipal nº 5.870/09, estão sendo avaliados, neste primeiro momento, os professores que ingressaram há pelo menos quatro anos na rede municipal de ensino e que já tenham passado pelo estágio probatório. “Para esse grupo de profissionais a avaliação será retroativa; para os demais, que ainda não cumpriram os quatro anos de trabalho efetivo, a avaliação será feita posteriormente e periodicamente, acompanhando o seu ingresso”, ela explica.
A avaliação constitui-se de três partes: 1. Assiduidade, advertências e suspensões, relatada pela Secretaria de Administração; 2. Desempenho, formada por um relatório de auto-avaliação e por uma avaliação feita pelo superior hierárquico (coordenador, diretor, supervisor de ensino, Secretário); 3. Cursos e certificados. “Cada uma destas partes possuem itens com uma correspondente pontuação. Os que obtiverem sua pontuação na classificação acima do esperado, observando o disposto em Lei, têm direito a subir até duas referências do seu cargo, o que representa um aumento de 5% nos seus vencimentos”.
(Texto e foto: Fernanda Élle/Sec. Educação - Jaú)
15/07/2009
Professores passam por avaliação de desempenho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: