15/07/2009

Professores passam por avaliação de desempenho

Cerca de 400 profissionais devem ser avaliados esta semana. Avaliação faz parte da estruturação do plano de carreira da categoria

No cumprimento da Lei 4318/2007, que trata da avaliação de desempenho para progressão funcional do magistério, 395 professores, coordenadores e diretores de escolas municipais de Jaú devem passar pela primeira avaliação de desempenho do magistério esta semana.
Segundo o Secretário de Educação, Luiz Carlos de Campos Prado Júnior, esta é uma importante conquista da categoria, colocada em prática pela atual administração. “A avaliação de desempenho é um instrumento importante de valorização do magistério, na medida em que reconhece e premia os bons profissionais”, afirma o Secretário, ressaltando a melhoria da qualidade de ensino no país passa pela necessidade de implantação de ações de valorização do professorado.
De acordo com a psicóloga e diretora de avaliação e desempenho da Prefeitura de Jaú Sandra Pirola Bezerra, seguindo as disposições do Decreto Municipal nº 5.870/09, estão sendo avaliados, neste primeiro momento, os professores que ingressaram há pelo menos quatro anos na rede municipal de ensino e que já tenham passado pelo estágio probatório. “Para esse grupo de profissionais a avaliação será retroativa; para os demais, que ainda não cumpriram os quatro anos de trabalho efetivo, a avaliação será feita posteriormente e periodicamente, acompanhando o seu ingresso”, ela explica.
A avaliação constitui-se de três partes: 1. Assiduidade, advertências e suspensões, relatada pela Secretaria de Administração; 2. Desempenho, formada por um relatório de auto-avaliação e por uma avaliação feita pelo superior hierárquico (coordenador, diretor, supervisor de ensino, Secretário); 3. Cursos e certificados. “Cada uma destas partes possuem itens com uma correspondente pontuação. Os que obtiverem sua pontuação na classificação acima do esperado, observando o disposto em Lei, têm direito a subir até duas referências do seu cargo, o que representa um aumento de 5% nos seus vencimentos”.



(Texto e foto: Fernanda Élle/Sec. Educação - Jaú)

Posted by Picasa

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: