16/07/2009

Prefeitura de Jaú cadastra alfabetizadores

Iniciativa faz parte das ações de erradicação do analfabetismo na cidade

A Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está cadastrando pessoas da comunidade interessadas em atuar na alfabetização de jovens e adultos.
Para o Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos de Campos Prado Júnior, a ação vai ao encontro das indicações de trabalho do Programa Brasil Alfabetizado, do governo federal, ao qual o município aderiu este ano. “Por este programa, cabe ao município localizar e mobilizar os analfabetos, selecionar os professores e coordenar e supervisionar sua capacitação inicial e em serviço, enquanto que o MEC fica encarregado de pagar bolsas aos alfabetizadores e destinar recursos para material didático, alimentação e transporte dos alunos, para aquisição de óculos de grau para os jovens, adultos e idosos que necessitam usá-los e para o trabalho de supervisão das turmas”.
O gerente de projetos pedagógicos da Secretaria de Educação, Orivaldo Candarolla, explica que os alfabetizadores serão selecionados entre professores das redes públicas e voluntários com formação mínima de nível médio. “Como incentivo, os alfabetizadores selecionados receberão bolsas do MEC, que variam entre R$200,00 e R$300,00, segundo os critérios para a concessão das bolsas aos alfabetizadores e para a transferência de recursos aos estados e municípios, definidos nas Resoluções nº 45 e 65 de 2007", afirma ele.
Os interessados em trabalhar na alfabetização de jovens e adultos, pelo programa Brasil Alfabetizado, devem trazer seus currículos, preferencialmente, até o dia 20 de julho, na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Riachuelo, 593, na área central da cidade.

Matrículas para o programa de Educação de Jovens e Adultos terminam dia 24/07
Já os interessados em se alfabetizar devem procurar a escola municipal mais perto de sua casa para realizar a sua inscrição.
As matrículas para o 2º semestre letivo do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Jaú tiveram início no dia 22 de junho, conforme divulgação anteriormente feita, e terminam no próximo dia 24.Atualmente oito escolas municipais oferecem o curso no período noturno para os adultos que desejam começar ou completar seus estudos de Educação Básica.

Confira abaixo os prazos para matrícula e rematrícula do EJA:
Período de rematrícula: de 22/06 a 08/07/09
Período de matrícula: de 22/06 a 24/07/09
Início das aulas (2º Semestre Letivo): 28/07/09

Escolas que oferecem o curso:
- EMEF “Vereador Ângelo Ronchesel” (Distrito de Potunduva);
- EMEF “Profª Carlota Meira Marsiglio” (Jd. América);
- EMEF “Comendador José Maria de Almeida Prado”(Jd. Nova Jaú);
- EMEF “Prof. Enéas Sampaio Souza” (Jd. Brasília);
- EMEF “Profª Helena de Castro Pirágine” (Jd. Novo Horizonte);
- EMEF “Dr. Pádua Salles” (Centro);
- EMEF “Profª Maria de Magalhães Castro”(Jd. Pedro Ometto);
- EMEF “Prof. Antonio Waldomiro de Oliveira” (Jd. Maria Luiza IV).

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: