23/09/2009

Comendador é campeã no Polibol masculino


Equipes das escolas municipais estiveram presentes no último sábado, nas dependências esportivas do Sesi-Jaú, para a disputa interescolar de Polibol, categoria masculino.
Após os confrontos diretos, semi-finais e final, a EMEF "Comendador José Maria de Almeido Prado" (Jd. Nova Jaú) sagrou-se campeã da competição, seguida pela EMEF "Profº. Jayme de Oliveira e Sousa" (Jd. São José), EMEF "Profº. Enéas Sampaio Souza (CAIC) e EMEF "Profª. Maria de Lourdes Camargo Mello", respectivamente com o 2º, 3º e 4º lugares.
Segundo o coordenador da área de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Luiz Marcelino de Souza Júnior, no próximo sábado, dia 26, a partir das 8h da manhã, também no Sesi, será a vez das meninas mostrarem suas habilidades no Polibol.

Saiba mais sobre o Polibol
Esporte que utiliza fundamentos do Handebol, Basquetebol, Futsal, Voleibol e "Queimada", o Polibol é uma criação do professor jauense Fernão de Toledo Castro.
Segundo ele relata no site www.polibol.com, em 1980, na Fundação Educacional de Jaú, durante uma aula de Educação Física, um pequeno incidente despertou a idéia de criar um novo jogo. "Uma das equipes queria jogar Handebol e a outra, Futebol de Quadra. Como não chegassem a um acordo, determinei que uma jogasse o Handebol e a outra, quando de posse da bola, o Futebol de Quadra. Apesar da confusão gerada, o resultado foi bastante animador, pois os alunos se entusiasmaram. Nas aulas seguintes, pediam para jogar o "Tira Teima" como passaram a chamá- lo. Partindo dessa idéia, outras foram surgindo e sendo aperfeiçoadas", diz ele.
Com grande receptividade dos alunos, o esporte é hoje utilizado nas aulas de Educação Física da rede municipal de ensino.


Posted by Picasa

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: