09/09/2009

Cerimônia do Fogo Simbólico da Pátria abre as comemorações da Semana da Pátria nas escolas municipais em Jaú

Alunos e professores da EMEF “Profº Enéas Sampaio Souza” (CAIC) reuniram-se no pátio da escola, na manhã do dia 3 de setembro, para ar início às comemorações da Semana da Pátria.
A solenidade contou com a presença da diretora da escola, Maria Olívia Bettencourt, e do Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos de Campos Prado Júnior, dos Sargentos Valdeni Chaves da Silva, Abel Emilio Teran e dos atiradores do Tiro de Guerra de Jaú.
Após o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional, os presentes entoaram o Hino da Independência e assistiram ao acendimento da Pira da Pátria, tradição que remonta às origens da atuação grupos patrióticos civis, do Exército Brasileiro e da criação do Tiro de Guerra no Rio Grande do Sul, no início do Século XX, que simboliza o fogo simbólico da Pátria e o ardor patriótico do povo brasileiro.

Desfile 7 de Setembro
Na continuidade do resgate das tradições e atos cívicos no município, a Prefeitura de de Jaú, por meio da Secretaria Municipal Educação, e em parceria com o Tiro de Guerra, promoveu o desfile cívico em comemoração ao Dia da Pátria.
Alunos e professores das escolas de educação infantil percorreram as ruas do centro da cidade, apresentando temas ligados à História do Brasil, como a colonização, a vinda da família real ao Brasil, a Inconfidência Mineira, e o próprio grito do Ipiranga. “Também foi abordada a questão da constituição do povo brasileiro, formado pela contribuição de diferentes etnias e nações e sobre os desafios atuais como educação, igualdade social, inclusão, respeito ao idoso e à criança e o adolescente, saúde pública de qualidade, segurança, emprego e habitação, colocando para todos a seguinte reflexão: o que realmente liberta uma nação?”, conta a supervisora do Ensino Infantil, Marisa Ribi Oppermann Aroni, que coordena as cerca de 30 escolas que desfilaram na manhã de 7 de Setembro.
Além das escolas municipais, o desfile contou com a participação da tropa da Capitania dos Portos da Hidrovia Tietê-Paraná de Barra Bonita, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Corpo de Bombeiros de Jaú, Sociedade Jauense de Veteranos de 32 – MMDC, Guarda Municipal, Polícia Mirim, E.E. Túlio Espínola de Castro, Colégio Preve-Objetivo, grupo da 3ª idade do SESI e Aristocrata Clube de Jaú.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: