23/11/2012

Educação sedia encontro regional do Programa Mais Educação

No próximo dia 26 de novembro a Secretaria Municipal de Educação promove o I Encontro Regional do Programa Mais Educação. O objetivo do evento é discutir sobre as dificuldades e avanços do programa, além de promover troca de experiências entre gestores, supervisores e coordenadores de escola da região.

De acordo com a coordenadora do Mais Educação em Jahu, Andréa Carrara, o encontro contará com a participação da consultora técnica do Programa Mais Educação no Ministério da Educação - MEC, Lucenir de Andrade Pinheiro, que fará palestra sobre o programa. "Uma vez que ficam a cargo da escola a escolha das atividades, a contratação de pessoal, o gerenciamento financeiro do programa, entre outras responsabilidades, esta será uma oportunidade muito importante para os profissionais que lidam com o Mais Educação poderem tirar suas dúvidas quanto ao encaminhamento dos trabalhos nas unidades escolares onde atuam", avalia a coordenadora.

Ela lembra que no dia seguinte (27), como culminância das atividades desenvolvidas ao longo do ano, será realizado o I Festival Mais Educação, com apresentações dos alunos das escolas municipais contempladas pelo programa (confira a programação abaixo). Atualmente quatro escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino participam do programa, oferecendo a possibilidade de ensino integral à comunidade. São elas: EMEF Comendador José Maria de Almeida Prado, no Jardim Nova Jaú; EMEF Profa. Maria de Magalhães Castro, no Jardim Pedro Ometto; EMEF Vereador Ângelo Ronchesel, no distrito de Potunduva; e EMEF Prof. Jayme de Oliveira e Sousa, no Jardim São José, num total de 600 alunos atendidos. Segundo o Secretário de Educação, Orivaldo Candarolla, a expectativa é de que no ano que vem a EMEF Prof. Enéas Sampaio Souza (CAIC) também passe a oferecer as atividades do Mais Educação no contraturno escolar. "Está tudo certo para que no ano que vem também a escola Prof. Enéas Sampaio Souza inicie as suas atividades do Mais Educação, atendendo 100 alunos em período integral. Esperamos que o MEC dê continuidade e amplie a oferta do programa, contemplando mais escolas e beneficiando mais comunidades", diz o Secretário.

O  Mais Educação é uma inciativa do governo federal, em parceria com Estados e Municípios, que aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica que são oferecidas no contraturno escolar (escola em tempo integral).

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos às escolas para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades.

Para saber mais sobre o Mais Educação clique aqui.


I Encontro Regional do Mais Educação
Data: 26/11/2012
Horário: das 8h30min às 13h
Local: Auditório do Espaço Pedagógico Profa. Kátia Pascolat Domeniconi, Rua Quintino Bocaiúva, 532, Centro.
Público-alvo: gestores, coordenadores e supervisores dos municípios de Jahu, Bauru, Ribeirão Bonito, São Carlos, Botucatu, Porto Ferreira e Araraquara.

Programação:

  • Palestra com Lucenir de Andrade Pinheiro (MEC);
  • Apresentação do Programa Segundo Tempo;
  • Troca de experiências entre os municípios participantes.




I Festival Mais Educação de Jahu
Data: 27/11/2012
Horário: a partir das 19h
Local: Teatro Municipal Elza Munerato  - Avenida João Ferraz Neto, s/n°.

Público-alvo: pais de alunos, professores, funcionários das escolas municipais e público em geral.
Programação:

  • Recepção: fanfarra e exposições das oficinas de fotografia, artesanato, patchwork, reciclagem, horta, pintura e mosaico;
  • Abertura: apresentação do grupo Circênico (parceiro do programa); 
  • Apresentação de dança;
  • Apresentação de judô;
  • Apresentação de hip hop;
  • Apresentação do Programa Segundo Tempo;
  • Apresentação de capoeira;
  • Apresentação de ginástica rítmica;
  • Encerramento: canto/coral.


Texto e imagem: Fernanda Élle/SME - Jahu

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: