23/03/2012

CMEIs da Vila XV realizam atividade especial no Dia Mundial da Água



A equipe do CMEI Professor José Jeter Rafanelli (pré-escola) e do CMEI Professora Maria de Lourdes dos Reis Ferreira Dias (creche) realizou atividade especial para homenagear o Dia Mundial da Água no último dia 22 de março. 

Com todas as crianças reunidas no pátio da escola, foi iniciado um questionamento direcionado aos alunos para conscientização da importância da água em nossas vidas, como por exemplo: para que serve a água e se podemos desperdiçá-la.






Num segundo momento foram realizadas preces para que não falte água e até juramentos contra o seu desperdício. Em seguida, todas as crianças desde o berçário I até o Jardim II tiveram a oportunidade de tocar com seus pequeninos dedinhos na água, não somente para senti-la, mas também como forma de respeito a essa substância que dá vida e pureza, todos os alunos com os dedos molhados passavam na testa, no coração.


Durante toda a semana foram desenvolvidas atividades diversificadas para que a criança percebesse de onde vem a água, quais são os seus estados físicos, escutaram músicas relacionadas com o tema abordado, entre outros. Todo esse trabalho aplicado foi prazeroso para a criançada, pois além de aprenderem com atividades orais e escritas, também puderam realizar na prática o banho em bonecas, a receita de geladinhos para serem servidos como sobremesa etc.

A equipe acredita que é desde pequeninos que valores como respeitar o que a natureza nos fornece, devem ser repassados para que a criança seja dentro de seu lar, junto a comunidade onde mora, repassar os ensinamentos recebidos dentro do espaço escolar.




Terezinha de Jesus Ximenes Pereira
Diretor de Educação Infantil
CMEI Professor José Jeter Rafanelli 
CMEI Professora Maria de Lourdes dos Reis Ferreira Dias 




Texto e imagens: CMEI Professor José Jeter Rafanelli e CMEI Professora Maria de Lourdes dos Reis Ferreira Dias 















Um comentário:

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: