09/11/2011

"Varejão do Jéter"


 As professoras Raquel e Veridiana, que trabalham com as turmas do Jardim I "A" e "B" no período da manhã, oportunizaram para a criançada, dentro do pátio escolar, um Varejão de frutas, verduras e legumes. O trabalho desenvolvido pelas docentes teve como principais objetivos: a diferenciação dos diversos tipos de alimentos; o contato através de atividade concreta; noções simples de adição e subtração; noções do sistema monetário; consumo consciente.
A organização do "Varejão do Jéter" contou com a estimulação em repensar o porque dos preços, da necessidade de agrupar alimentos do mesmo tipo, da diferença entre legumes, frutas e verduras e também da higiene dos alimentos e da pessoa que é responsável pela barraca (vendedora) que deve estar com vestimentas apropriadas para atendimento ao cliente. As crianças receberam dinheirinho de brinquedo para efetuarem suas respectivas compras, fazendo uso do sistema monetário, pois não poderiam gastar mais do que tinham e se gastassem menos deveriam perceber que sobraria troco. Os alunos vivenciaram na prática um problema a ser resolvido contando e recontando o dinheirinho que tinham, qual o preço da maçã, quantas comprou, que dinheirinho iria usar para pagar, se a colega vendadora voltou o troco correto, etc.
Esse tipo de atividade respalda-se do RCNEI, pois prevê a construção do conhecimento através do confronto de hipóteses ocorridas em atividades concretas como o "Varejão".
Permeados por uma simulação de uma atividade de compra e venda, tornou-se mais fácil a hora do registro na Unidade da Apostila do Sistema Pueri Domus Unidade: "Um, dois, feijão com arroz". Coletivamente concluiram através da escrita a lista de compras. As crianças compreenderam os conceitos repassados sobre legumes, verduras e frutas, inclusive uma das criança de 4 anos e 10 meses lembrou aos coleguinhas que tomate é uma fruta, enriquecendo dessa forma ainda mais o aprendizado de todos.
É importante lembrar que esse tipo de atividade é simples, porém requer planejamento e organização para que realmente a criança assimile e coloque em prática na vida diária quando for as compras com seus pais ou responsáveis, ressaltando a real necessidade de não gastar mais do que se tem e também perceberem que deve-se comprar o que realmente for consumir evitando desperdícios de alimentos. 
Parabéns às professoras e aos alunos que se empenharam na realização dessa atividade.

Terezinha de Jesus Ximenes Pereira
Diretor de Educação Infantil
CMEI Professor José Jeter Rafanelli
(VILA XV)

Imagens: Charlene Diman














Um comentário:

  1. Gostaria de Parabenizar pelo projeto, pois essa iniciativa foi muito construtiva e educativa! Que todos possam seguir bons exemplos como esse.

    Ass: Eliane

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