09/11/2011

Projeto de Educação Patrimonial terá exposição de trabalhos no Museu Municipal

Com o objetivo de despertar a sensibilidade da criança para o conhecimento histórico da cidade, buscando o desenvolvimento de formação de identidade e cidadania, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promove pelo segundo ano consecutivo o projeto "Educação Patrimonial", cujos trabalhos serão expostos no Museu Municipal de Jahu, de 17 de novembro a 16 de dezembro. A  solenidade especial de abertura da exposição será realizada no dia 17, às 10h.
O projeto, dirigido aos alunos do 4º ano das escolas municipais, é coordenado pela professora Maria Luisa Assis Toledo Pelegrina, com a supervisão do professor Guilherme Eduardo Almeida Prado de Castro Valente e a monitoria do historiador Júlio César Polli, que é quem se encarrega de percorrer a cidade com a garotada, mostrando seus casarões antigos e seus marcos históricos, como a Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio e a antiga estação de trem de Jaú.
"Conhecer para preservar" é divulgar principalmente o patrimônio edificado do município por meio de atividades ministradas pelos professores da Rede Municipal de Ensino, favorecendo o conhecimento por parte do jovem da paisagem urbana construída ao longo dos anos, a atribuição de simbolismo emocional e a apropriação do patrimônio histórico. 
O projeto está dividido em três fases: 
1. Pesquisa e reflexão: onde são apresentadas fotografias antigas e pesquisadas as suas características arquitetônicas; 
2. Passeio histórico: visita guiada com o historiador Júlio Polli pelos pontos históricos da cidade e edificações pesquisadas anteriormente; 
3. Culminância: apropriação do objeto de estudo com a produção de painéis, utilizando as mais diversas técnicas de Arte com as interpretações relacionadas ao patrimônio local. 
Este ano, além do trabalho dos alunos, compõem a exposição as fotografias que o jornalista espanhol Óscar Curros, estudioso das questões de identidade e relações interculturais, registrou durante um dos passeios históricos realizados.


Texto e Imagem: Fernanda Élle


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: