04/08/2011

Projeto "O futuro sem câncer" orienta estudantes

Levar aos estudantes do ensino fundamental e médio informações sobre o câncer do colo do útero e as formas de prevenção da doença, além de divulgar os programas realizados pelo município de Jaú. Este é o objetivo do projeto "O futuro sem câncer", idealizado pelo Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico da Fundação Amaral Carvalho em parceria com a Universidade Corporativa da instituição. 
Mais de 25 mil alunos da rede de ensino da cidade (escolas municipais, estaduais e particulares) serão orientados pelo projeto, que também tem como parceiros as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, a Diretoria Regional de Ensino e a Escola Técnica Joaquim Ferreira do Amaral. 
Dra. Lenira Maria Queiroz Mauad, coordenadora do projeto, salienta que além das informações básicas sobre o que é o câncer, os estudantes vão aprender a substituir o mito e o estigma da doença pelos conceitos de prevenção e chances de cura após detecção precoce, bem como criar o hábito de identificar fatores de risco. "Buscamos estimular o cuidado com exposição a situações de risco para o próprio bem-estar," explica a médica. 

Material "O futuro sem câncer" conta com materiais didáticos adequados aos três grupos etários de alunos que abrange: Creches e pré-escola - folhetos em forma de convite para as crianças pintarem e entregarem às mães, sugerindo que façam o exame de prevenção do câncer do colo do útero (Papanicolaou); Ensino fundamental até 5o ano - cartilhas com atividades lúdicas informativas sobre a existência dos Programas de Prevenção do Câncer Ginecológico no município, e da importância de cuidar da própria saúde; Ensino fundamental a partir do 6ª ano e Ensino Médio - folhetos com foco no câncer do colo do útero e seu principal agente causal para estimular a prevenção primária e evitar a contaminação pelo HPV (Vírus do Papiloma Humano), por meio do uso de preservativos nas relações sexuais, além de divulgar a necessidade da realização de exames de detecção precoce e o cronograma do programa de prevenção. 

Treinamento 
Para que as informações cheguem aos estudantes, durante o mês de agosto, professores da rede de ensino do município de Jaú receberão treinamento dos profissionais de saúde do Hospital Amaral Carvalho. Ao todo são 10 turmas de docentes. 

SAIBA MAIS
O câncer não é uma doença única, bem definida, contra a qual pode ser desenvolvido um remédio específico. O termo câncer envolve centenas de doenças diferentes que, em comum, têm apenas o nome. 
Nos dias de hoje, a oncologia abandonou a busca por soluções universais e curas radicais, e está lidando com questões básicas: Quais são os princípios fundamentais que governam o comportamento de uma forma particular de câncer? O que é comum a todas as formas de câncer? O que faz um câncer de mama ser diferente de um câncer de pulmão ou próstata? O que faz um mesmo tipo de tumor se comportar de forma tão diversa em dois pacientes diferentes? Se não há previsão de uma cura única para o câncer, se ele tende a ser apenas controlado com medidas que prolongam a vida e tratado como uma doença crônica, o que podemos fazer para prevenir o câncer? 
A solução, além da adoção de hábitos saudáveis como não fumar, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas, manter uma boa higiene e evitar contato com agentes causais já definidos pela ciência, é também a informação, orientação e educação. 
Portanto, para O Futuro Sem Câncer passa, obrigatoriamente, pela educação. 
O Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico, iniciado no município há 15 anos, trabalha com a divulgação de informações e a realização de exames de rastreamento do câncer do colo do útero, com resultados significativos. Houve redução da incidência do câncer invasor e da mortalidade.

(Texto e imagem: Assessoria de Imprensa FAC)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: