23/08/2011

Projeto Juquinha promove atividades multidisciplinares no CMEI da Vila XV

"O Projeto Juquinha rompeu barreiras e chegou aos CMEIs para ampliar e complementar ainda mais a qualidade de ensino oferecida as crianças da Educação Infantil. A escola com a parceria da professora Eunice Ceccato, dos alunos do Jardim II do período integral e de suas famílias, estão interagindo com os bonecos confeccionados pela professora Ana Teresa que a primeiro momento chamavam-se "Juquinha" tanto a boneca como o boneco. Porém, como estes bonecos ganham vida quando se tornam protagonistas das famílias dos alunos que visita, o Juquinha e a Juquinha, por vontade dos alunos, passaram a chamar-se: Kiko e Kika. 
Mas, para isso também houve um trabalho democrático de votação das escolhas dos nomes e como não poderia faltar dentro de uma sala de aula, a oportunidade de infiltrar os Eixos propostos no RCNEI, como a Matemática por exemplo, onde as crianças elaboraram um gráfico, fizeram as contagens e registraram os números de votos. 
Outro ponto importante a se destacar, é o respeito as diferenças, quando o Kiko e a Kika ganharam óculos, as crianças contempladas a levarem os bonecas para suas respectivas casas também passaram a usar esse objeto no rosto e os demais amigos da turma vibraram com o novo estilo dos bonecos. Além das parcerias acima citadas, o CMEI Professor José Jeter Rafanelli, também pode contar com a visita do Dr. Samir Abdala e sua assistente, apresentando vídeo elaborado pelos alunos da Faculdade de Odontologia, com uma linguagem voltada para crianças. Trouxe para melhor visualização de como manter um boa higiene bucal, uma enorme dentadura e uma escova gigante, mostrando aos alunos com esses objetos, como efetuar uma escovação dentária correta. A escola contou também com a equipe de professora e alunas do curso de Técnico de Enfermagem do SENAC. Sob a coordenação da professora Nagila, as alunas elaboraram atividades para estimular a criança a manter a higiene pessoal; usar escova de dente, creme e fio dental, apresentaram vídeo, teatro, realizaram diversas brincadeiras dirigidas para elevar a auto-estima e valorizar as regras de convivência. Também confeccionaram carteirinha individual para cada aluno, onde foi anotado peso e altura. 
Não podia faltar o teste de acuidade visual, já que os bonecos Kiko e Kika agora usam óculos. A convivência com os bonecos tem ultrapassado o lúdico, visto que os alunos estão aprimorando a linguagem oral e escrita; os conceitos de natureza e sociedade; desenvolvendo a criatividade e imaginação de cada aluno. 
A família também é fator importante nesse projeto, pois além de receber o novo visitante, é ela que realiza todos os registros no livro dos bonecos relatando os acontecimentos dentro do lar, dos lugares onde passearam, como foi de modo geral o acolhimento e o tratamento do Kiko ou da Kika em suas casas. Muitas famílias anexam fotos ou desenhos após os registros escritos, e isso enriquece ainda mais o trabalho proposto. Quando os bonecos retornam a escola, acontece a grande roda de conversa onde as crianças, oralmente relatam como foi o final de semana com o boneco/boneca e após a professora faz a leitura do registro escrito pela família. Esse projeto tem promovido o gosto pela leitura; a construção de valores e atitudes; a aquisição de hábitos de higiene; a resolução de conflitos através do diálogo estabelecendo relações afetivas e respeitosas, defendendo seus interesses mas respeitando o ponto de vista do outro; a maior aproximação da família para com a criança que permanece na escola cerca de 9h30min. diariamente e também maior integração com a escola e seus profissionais. Esse projeto tem dado mesmo o que falar, pois as crianças matriculadas nos outros níveis de ensino já aguardam ansiosas para poderem participar desse projeto que não é só visual, mais sim transforma-os em sujeitos participativos da construção de um aprendizado."

Terezinha de Jesus Ximenes Pereira
Diretor de Educação Infantil
CMEI Professor José Jeter Rafanelli
VILA XV

Imagens: Eunice Ceccato; Charlene Diman.




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