06/07/2010

IDEB de Jaú fica acima de meta do MEC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última quinta-feira, 1º de julho, o Índice Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2009. Os resultados apresentados apontaram crescimento do indicador em todas as etapas do ensino em comparação ao ano de 2007.
Em Jaú, as escolas municipais acompanharam esse crescimento, alcançando as expectativas quanto ao seu desempenho. A meta geral para a rede municipal de ensino para 2009, com relação às séries iniciais do Ensino Fundamental (EF), em que foram avaliadas as 4ªs séries ou 5°s anos, era de 5,3; índice que foi registrado. Em 2007, a meta em 2007 a meta era 4,9 e o IDEB foi de 4,5.
Para o atual Secretário Municipal de Educação, Orivaldo Candarolla, os números mostram os primeiros resultados do trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual administração, por meio da Secretaria Municipal de Educação. “Mormente os investimentos realizados na área de Educação vão surtir efeito a médio e a longo prazo e estamos satisfeitos em perceber que, de uma forma geral, as escolas municipais estão, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, compromissadas com a melhoria do ensino ofertado à comunidade”, diz o Secretário.
Candarolla classifica como positiva a divulgação de índices como o IDEB. “O IDEB tem se apresentado como um instrumento de avaliação muito útil, permitindo aos dirigentes de ensino, gestores escolares e docentes analisar seu desempenho, reavaliar ou reforçar ações, com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho feito nas escolas. E é exatamente isso o que pretendemos fazer agora, a partir da análise desses dados”, ele conta.
“Algumas escolas melhoraram muito e surpreenderam ao superarem a meta prevista, como a EMEF ‘Profª. Maria de Lourdes Camargo Mello’, cujo IDEB de 7,2 é o mesmo observado na média do IDEB das escolas particulares do Estado de São Paulo. Por outro lado, por questões muito específicas houve escolas que não atingiram, mas ficaram muito próximas da meta, denotando a evolução do trabalho. Apenas houve decréscimo do índice quanto às séries finais do EF, sendo que a única escola municipal que oferece ensino do 6° ao 9° ano é a EMEF “Prof° Enéas Sampaio Souza” (CAIC). A escola registrou, nessa faixa de ensino, em 2007, índice de 3,8; 0,1 abaixo da meta. Já em 2009, o IDEB verificado caiu para 3,5, enquanto a meta era de 4,1. Mas é algo que já estamos revendo e vamos passar a dar ainda mais atenção”, afirma o Secretário.
O Ideb integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e foi criado em 2005 para medir, numa escala de zero a dez pontos, a qualidade do ensino oferecido em cada escola e em cada rede pública de ensino do País. Medido a cada dois anos, o indicador toma como base o fluxo escolar – composto por dados coletados pelo censo da educação básica, como taxas de aprovação, reprovação e evasão – e as médias de desempenho resultantes da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Pelo PDE, espera-se que até 2022 todas as escolas do Brasil tenham IDEB pelo menos igual a 6, média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.
As informações sobre o IDEB encontram-se disponíveis a todos os interessados no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP): http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado.

2 comentários:

  1. PARABÉNS A TODA EQUIPE DA EMEF PROFª MARIA DE LOURDES CAMARGO MELLO, QUE APESAR DE TANTAS DIVERSIDADES ATENDIDAS DENTRO DESSE ABENÇOADO ESPAÇO ESCOLAR, CONSEGUE MAIS UMA VEZ, ULTRAPASSAR AS NOSSAS PRÓPRIAS EXPECTATIVAS.
    ESSA ESCOLA REALMENTE FAZ A DIFERENÇA.
    TEREZINHA DE JESUS XIMENES PEREIRA

    ResponderExcluir
  2. PARABENIZO A TODAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JAÚ, PELOS EXCELENTES RESULTADOS OBTIDOS. SEI QUE TODAS ULTRAPASSARAM AS METAS, POIS O QUE REALMENTE CONTA, É O TRABALHO DIRETO COM A DEMANDA ATENDIDA.
    TRABALHAR NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, FAZ DE CADA INDIVÍDUO INSERIDO DENTRO DO ÂMBITO ESCOLAR OU FORA DELE, UM EDUCADOR DE QUALIDADE E QUE FICARÁ PARA SEMPRE MARCADO NA HISTÓRIA DE VIDA DE CADA CRIANÇA.
    TEREZINHA DE J. X. PEREIRA
    COORDENADORA DA EMEF MARIA DE LOURDES

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: