27/04/2009

AMU inaugura sala do Projeto Vida Iluminada na AMAI

Por meio da parceria entre a AMAI, que disponibiliza o espaço, a AMU (Associação Mulher Unimed) - Jaú, que responde por todo o apoio material, e a Prefeitura Municipal de Jaú, pela Secretaria de Educação, que se responsabiliza pela contratação dos professores especializados, cerca de 40 crianças, jovens e adultos deficientes visuais de Jaú e região estão tendo a possibilidade de desenvolver suas potencialidades.
Na sala especialmente construída para este projeto pela AMU, inaugurada no último sábado, na sede da AMAI, "além das aulas de Braile, os professores os ensinam a se locomover adaptando-se ao ambiente", conta a presidente da entidade, Izildinha Mattar. Também, com o apoio de voluntários, há aulas de inglês, português, violão e teclado.




Texto: Fernanda Élle
Foto: Revista Etapa

Posted by Picasa

IV Festival de Atletismo das EMEFs é realizado no SESI

Mais de 200 alunos do 2º ciclo (4º e 5º anos) do Ensino Fundamental das escolas municipais participaram do IV Festival de Atletismo nas dependências do Sesi, no último sábado.
Segundo o coordenador da área de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Luiz Marcelino de Souza Júnior, a disputa ocorreu em três modalidades: salto em distância, arremesso de pelota e corrida dos 50m rasos, nas categorias masculino e feminino.
Luizinho, como é popularmente chamado, agradece ao apoio da direção do Sesi na realização do evento e convida todos a prestigiarem no próximo sábado, dia 9 de maio, a competição com os alunos do 1º ciclo (1º, 2º e 3º anos).

Confira abaixo os campeões do IV Festival de Atletismo - Alunos do 2º ciclo (4º e 5º anos):

* Salto em distância
Feminino: Gabriele Estefani - EMEF "Prof. Mário Romeu Pelegrino"
Masculino: Alisson Henrique - EMEF "Ver. Ângelo Ronchesel"

* Arremesso de pelota
Feminino: Jenifer Fernanda - EMEF "Comendador José Maria de Almeida Prado"
Masculino: Jonathan Cardoso - EMEF "Maria de Magalhães Castro"

* Corrida 50m rasos
Feminino: Bruna Natalia dos Santos - EMEF "Comendador José Maria de Almeida Prado"
Masculino: João Pedro Martins - EMEF "Laudelino de Abreu"




Posted by Picasa

Senac inicia trabalhos da Rede Social no Jardim Maria Luiza IV

A Rede Social de Jaú/, tendo seus trabalhos de formação coordenado pelo SENAC Jaú/SP, reuniu seus participantes em estudo ao longo do ano de 2008 e 2009, ficando estabelecido o início dos trabalhos práticos em uma comunidade a qual foi escolhida o Jardim Maria Luiza IV.
Hoje todos os participantes da Rede Social de Jaú, juntamente com representantes do Poder Executivo e Legislativo de Jaú, lançaram para a população do Jardim Maria Luiza IV o início de uma nova etapa, um curso realizado pelo SENAC de AGENTES DE DESENVOLVIMENTO LOCAL, direcionado para o bairro, sendo o curso de 160 horas gratuito, oferecido aos sábados e com certificado do SENAC e ministrado na própria escola municipal Antonio Valdomiro de Oliveira, tudo para viabilizar, facilitar e estimular os lideres daquele local, pois unir pessoas e organizações para otimizar projetos que beneficiem toda a comunidade. Esse será o grande desafio da Rede Social de Jaú que e formada, por cerca de 50 participantes que representam diversas instituições/projetos da comunidade.
Estiveram presentes neste trabalho inicial, alunos do JCC de Jaú que conheceram os trabalhos da Rede Social de Jaú, entusiasmados com a certeza que unidos podemos fazer a diferença e participar da melhoria e qualidade de vida de nossa cidade.

MAIS FOTOS EM: www.pmjccjau.blogspot.com


CB PM J ROBERTO




Alunos do curso de Poda e Jardinagem visitam Horto Municipal

Parte das atividades do Projeto "Coração Que Bate e Sente", a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, está oferecendo um curso de poda e jardinagem aos moradores do Jardim Maria Luiza IV.
Segundo a coordenadora do projeto, Ana Maria Sachetto, após as aulas práticas, eles estiveram no horto municipal para conhecer algumas espécies de plantas e devem iniciar as aulas práticas no próximo sábado, sob a orientação de Fabiano Antonelli, da Secretaria de Meio Ambiente.

Posted by Picasa

21/04/2009

Educação marca presença nas comemorações do Dia do Índio

No último sábado, dia 18 de abril, o Tiro-de-guerra 02-019 de Jaú realizou evento comemorativo ao Dia do Exército Brasileiro e ao Dia do Índio, na Praça Centenário e no Ginásio de Esportes Doutor Neves.
A comemoração contou com cerimônia militar, entrega de kits cívicos às escolas do município de Jaú, contendo bandeira nacional, CD de hinos e canções, além de exemplares da revista "Recrutinha" editada pelo Exército, entrega de distintivos do TG aos atiradores de 2009, apresentação de dança dos índios da aldeia Tereguá (do município de Avaí - SP) e homenagem da Secretaria Municipal de Educação de Jaú ao Exército Brasileiro e ao Dia do Índio, realizado pelas EMEFs "Dr. Pádua Salles" e "Profa. Maria de Lourdes Camargo Mello".



Posted by Picasa

Amanhã tem Projeto Intervalão no CAIC

Amanhã é a vez da EMEF "Prof. Enéas Sampaio Souza" receber a apresentação musical do Projeto Intervalão.
Idealizado pelo violonista Estevão Devides, o projeto tem como objetivo oferecer a oportunidade de um contato maior com o universo da música erudita, da história dos compositores e do surgimento do violão erudito, bem como a apresentação do instrumento e a execução de peças do repertório violonístico. Isso tudo sem chatice alguma.
Estevão é jauense, tem 30 anos e estuda violão clássico desde os primeiros anos de vida. Depois de longos períodos de aprimoramento, inclusive no Conservatório Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí/SP, o músico coleciona aplaudidíssimas apresentações em dezenas de espaços consagrados tais como a rua do Choro, Bar Brahma e Escola de Música de Brasília, onde aprimorou-se com os mestres Eduardo Meirinhos e Fernando de la Rua. Apresentou-se ainda em várias cidades do Estado, em eventos corporativos em Campos do Jordão/SP, Araras/SP, no Sesc São Carlos e em teatros municipais.
Em 2007 gravou, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Jaú, o CD Vários Estilos, no qual interpreta de forma emocionante clássicos dos mestres Noel Rosa, Ernesto Nazareth, Valdir Azevedo, Antonio Lauro e Heitor Villa-Lobos.
O trabalho de aproximar a garotada das escolas públicas da música erudita está sendo executado através do projeto Intervalão, apoiado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e com patrocínio da rede Jaú Serve de Supermercados.
Mais informações no site: www.projetointervalao.com.br
Posted by Picasa

16/04/2009

Educação capacita para a Educação Inclusiva

Cerca de 40 profissionais da rede municipal de ensino participaram hoje de capacitação para lidar com os desafios da Educação Inclusiva. A iniciativa faz parte dos trabalhos de reestruturação dos trabalhos da Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação.Segundo a coordenadora de Educação Inclusiva, Valéria Elisabete Testa Fiorelli, o objetivo é dar maior suporte às monitoras e estagiárias que trabalham com a inclusão das crianças portadoras de necessidades especiais em conjunto com as professoras nas escolas. “Neste primeiro momento, estamos contextualizando nossa linha de trabalho, especificando as funções de cada membro da equipe e passando as orientações gerais para o trabalho, que por ser diferenciado, deve observar as necessidades específicas de cada aluno, mas sempre com o foco de integrar a criança no ambiente escolar e junto à própria família. Depois deveremos organizar outras ações e projetos, com base nos levantamentos que estão sendo realizados sobre a situação da Educação Inclusiva no município, para atender mais – já que é uma demanda crescente – e melhor a essa clientela especial”, ela afirma.Atualmente a rede municipal de ensino atende aproximadamente 100 alunos portadores de necessidades especiais.





Equipe pedagógica de Educação Inclusiva


(Texto e fotos: Fernanda Élle)
Posted by Picasa

15/04/2009

Transporte escolar: Educação já economiza 20 mil por mês

Reformulação de itinerários e cumprimento da lei que regulamenta o benefício reduziu custos

Com medidas simples, porém eficientes, dentro dos 100 primeiros dias de governo, a Secretaria Municipal de Educação conseguiu reduzir o gasto com o transporte escolar, gerando uma economia estimada em mais de R$ 20 mil mensais para os cofres públicos.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos de Campos Prado Junior, isso se deve a uma grande reformulação foi feita nas rotas dos ônibus e vans que prestam serviço à Secretaria e ao cumprimento à risca das resoluções estadual e municipal, que regulamentam a oferta do transporte escolar gratuito . “Antes aconteciam duas coisas que causavam o custo mais elevado do transporte escolar em Jaú. De um lado existiam áreas da cidade e da zona rural com demandas menores que outras, ou seja, em algumas regiões existia carência de vagas para transportar os alunos para as escolas enquanto em outras chegava-se até a ter um ônibus para transportar cinco crianças. De outro, havia um grande número de pessoas que faziam uso do transporte escolar sem se adequarem às exigências legais previstas. O que o nosso departamento de Transporte Escolar fez foi rigorosamente expedir a carteirinha apenas para os estudantes que atendessem a essas exigências e uma grande reformulação dos itinerários, mapeando as áreas, de forma a otimizar o uso do transporte escolar no município.”, explica o Secretário, que ressalta os esforços dessa gestão na aplicação responsável e eficiente do dinheiro público.
“No programa de transporte escolar, o governo estadual repassa parte da verba para transportar os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; a outra parte é bancada pelo próprio município. Nesse contexto, por todo este trabalho que vem sendo realizado, Jaú está entre as cidades da região que têm o menor custo per capita do transporte escolar, que fica em torno dos R$3,00, conforme informações da própria diretoria regional de ensino. Há cidades, com porte menor que Jaú, inclusive, em que o custo médio de transporte por aluno chega a até mais que o dobro desse valor”, ele diz. “Só para se ter uma idéia, comparando os custos com o transporte escolar verificados no mês de fevereiro deste ano foram de R$129.700, 88, contra R$151.069,50 do mesmo período do ano passado; uma economia mensal de mais de R$20 mil”, conclui o Secretário.

Saiba mais sobre o Programa de Transporte Escolar Gratuito
A origem dos recursos para o Transporte Escolar está prevista na Resolução Estadual 43/2005, que colabora com os custos para locomoção de alunos da rede estadual do ensino fundamental, e também prevê o mesmo benefício para estudantes do ensino médio. Os recursos são da Quota do Estado no Salário-Educação (QESE), e a contrapartida vem por meio de recursos financeiros e apoio logístico das prefeituras locais. O transporte é executado por meio de frota própria, locação de veículos e/ou fornecimento de passes. A Resolução Municipal nº32/1991 regulamenta a questão no município. Para ter direito ao Transporte Escolar Gratuito, o aluno precisa provar que mora longe da escola (mínimo de dois quilômetros) ou possuir um atestado, declarando que não existem mais vagas na escola próxima à sua casa, e se dirigir ao departamento de Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Ensino, munido de uma foto 3x4, atestado de matrícula e comprovante de endereço.
A Secretaria Municipal de Educação fica na Rua Riachuelo, 593, no centro da cidade. O telefone é o (14) 3602-0777.

Transporte escolar gratuito em Jaú*

FRETE 2.008/ 2.009
Creche (urbano) 235/ 283
Educação Infantil (rural/urbano) 402/ 384
Ensino Fundamental (rural/urbano) 591/ 540
Ensino Médio (rural) 79/ 40
Total 1.307/ 1.247

PASSE 2.008/ 2.009

Ensino Fundamental (urbano/rural) 6.357/ 4.555
Ensino Médio (urbano/rural) 1.678/ 1.490
Total 8.035/ 6.045

Ano 2.008/ 2.009
Total de alunos transportados 9.342/ 7.292


* Comparativo do mês de abril dos anos 2008-2009

(Fonte: Departamento de Transporte Escolar - Secretaria Municipal de Educação)




Texto: Fernanda Élle

14/04/2009

Educação inicia projeto de leitura e curso de inglês





A partir desta semana, têm início no Espaço Pedagógico dois novos projetos da Secretaria de Educação de Jaú: o projeto “Viagem pela leitura e criando arte” e o curso de inglês para alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.
De acordo com a coordenadora do Espaço Pedagógico, Gismeire Cristina Morandi Trimentose, o objetivo dos projetos é “complementar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula e estimular o gosto pela leitura, pelas artes e pelo aprendizado de idiomas”.
Sob a orientação das professoras Isabel Cristina Nunes Valbueno Baptista e Gláucia Vieira Pirassoli, o “Viagem pela leitura e criando arte” receberá crianças das escolas municipais que funcionam em regime integral num espaço especialmente preparado para aconchegar e estimular a imaginação das crianças enquanto ouvem as histórias ou se entregam ao deleite de ler e manusear um bom livro, ou ainda de pôr a mão na massa e soltar a imaginação na oficina de arte.
Já o curso de inglês, ministrado pela professora Ana Luiza Rossati Pires de Campos, atenderá cerca de 400 alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental, divididos em 20 turmas já fechadas. Segundo ela, o trabalho baseado no método comunicativo tem por objetivo desenvolver as habilidades de escrita, conversação e audição do idioma.










(Texto e fotos: Arquivo Espaço Pedagógico e Fernanda Élle)





Posted by Picasa

13/04/2009

Secretário de Educação visita EMEFs

O Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos de Campos Prado Júnior, visitou esta manhã a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental "Profª. Alvarina Bizarro de Souza", no Jardim Sanzovo, e a EMEF "Comendador José Maria de Almeida Prado", no Jardim Nova Jaú. Acompanhado da supervisora das EMEFs, Andréia Gallazini Góes, e do gerente de projetos pedagógicos, Oriovaldo Candarolla, Campos Prado viu de perto as condições dos prédios escolares e dos recursos materiais de que cada escola dispõe e conversou com professores e funcionários, ouvindo suas sugestões e reivindicações. O Secretário percorreu as salas de aula e aproveitou a oportunidade para se apresentar à garotada.
A ida às unidades escolares começou em janeiro, com o objetivo de identificar quais as reais necessidades de cada escola, para, então, traçar as ações prioritárias.





Posted by Picasa
(Texto e fotos: Fernanda Élle)

09/04/2009

Crianças do PETI encenam auto de Páscoa

Como parte das comemorações da Semana da Páscoa, as cerca de 200 crianças que integram o trabalho do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) em Jaú fizeram ontem uma bonita apresentação sobre a Paixão de Cristo. O espetáculo contou com a presença da primeira-dama, Caroline de Toledo Franceschi, da Secretária de Assistência Social, Eliane Luiza D'Agostini Troiano, do Secretário de Educação, Luiz Carlos de Campos Prado Junior, e do vereador, Carlos Alberto Bigliazzi Magon, entre outros convidados. Após a encenação, houve ainda apresentação de hip-hop dos alunos.






(Texto e fotos: Fernanda Élle)
Posted by Picasa