29/03/2012

Viajando com Monteiro Lobato: apresentações acontecem na Vila Ribeiro e no Jardim Maria Luiza IV

Projeto tem registrado uma média de 100 pessoas por apresentação nos bairros da cidade

De gargalhadas a gritinhos de medo, as apresentações do projeto Viajando com Monteiro Lobato em Jahu têm levado às crianças a magia do teatro. Com personagens e um universo simbólico inspirado nas obras infantis do escritor Monteiro Lobato, que trouxeram para o imaginário coletivo nacional as traquinagens da Turma do Sítio do Pica-pau Amarelo, o projeto, uma das inciativas de responsabilidade social do Instituto ALL de Educação e Cultura, tem como objetivo despertar o gosto pela leitura nas crianças e adolescentes através da contação de história, inserindo o livro no cotidiano de vida desses jovens. "Além disso, o projeto visa estimular a criatividade, a escrita e a expressão verbal, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico, do pensamento e da reflexão", conta a coordenadora de comunicação e responsabilidade corporativa do Instituto ALL em Bauru, Maria José de Mello Souza.


Interação: crianças dançam acompanhando os personagens

Prazer em aprender: trabalhando com formas geométricas no CMEI da Vila XV

Os alunos do Jardim II "A", do período da tarde, da professora Eunice Ribeiro dos Santos Cecato, estão sendo estimulados a unir a teoria com a prática. Uma aula planejada pela professora, para que as crianças percebessem figuras geométricas em sua vida cotidiana, tornou o aprendizado prazeroso e construtivo.  Além de trabalhar a linguagem oral e escrita, o material Lego complementou a aula, oportunizando aos alunos o manuseio da revista que acompanha o material, a verificação de formas geométricas contidas e relacionando-as com os seus respectivos conhecimentos como: faixa de pedestre, trajetos, meios de transportes.

Dica em vídeo: por que e como utilizar a tabela numérica com os pequenos


A dica do Educajaú de hoje é do tipo duas em uma. Como assim? É que a primeira dica é o canal da Revista Nova Escola no You Tube, com centenas de vídeos sobre as mais diversas disciplinas, políticas e assuntos ligados à Educação. 
A segunda dica é que no canal da Revista Nova Escola no You Tube, encontramos este excelente vídeo da Priscila Monteiro, que é formadora de professores em Matemática e consultora pedagógica da Fundação Victor Civita, explicando a importância da tabela numérica para os alunos e como utilizá-la em sala.

28/03/2012

Potunduva e Olaria recebem projeto Viajando com Monteiro Lobato

Despertar o interesse da leitura nas crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que divulga a obra do escritor brasileiro é o objetivo do projeto Viajando com Monteiro Lobato, que encantou crianças e adultos no bairro Olaria e na praça da Igreja Matriz de Santa Cruz no distrito de Potunduva, onde  a carreta adaptada tornou-se palco para a divertida dramatização baseada nas obras do escritor brasileiro.
O projeto é uma iniciativa do Instituto ALL de Educação e Cultura e conta com o apoio da Prefeitura de Jahu, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e Turismo.

26/03/2012

Medida provisória prevê ações e políticas para a educação básica


A Câmara dos Deputados analisa a Medida Provisória 562/12, que contém uma série de medidas que tratam da área de educação. O texto encaminhado pelo Poder Executivo institucionaliza o Plano de Ações Articuladas (PAR); inclui os polos presenciais do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na assistência financeira do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); e contempla com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) instituições comunitárias que atuam na educação do campo.

A MP também destina recursos da União para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e inclui, entre as atribuições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a de subsidiar o Ministério da Educação (MEC) na formulação de políticas e no desenvolvimento de atividades de suporte à formação de professores.

23/03/2012

CMEIs da Vila XV realizam atividade especial no Dia Mundial da Água



A equipe do CMEI Professor José Jeter Rafanelli (pré-escola) e do CMEI Professora Maria de Lourdes dos Reis Ferreira Dias (creche) realizou atividade especial para homenagear o Dia Mundial da Água no último dia 22 de março. 

Com todas as crianças reunidas no pátio da escola, foi iniciado um questionamento direcionado aos alunos para conscientização da importância da água em nossas vidas, como por exemplo: para que serve a água e se podemos desperdiçá-la.

21/03/2012

Carreta do projeto Viajando com Monteiro Lobato visita Jahu na próxima semana

Uma carreta que vira um palco, com atores que dão vida às histórias de Monteiro Lobato. É assim que o projeto Viajando com Monteiro Lobato chega a Jahu, numa iniciativa do Instituto ALL de Educação e Cultura, com o apoio da Prefeitura de Jahu, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e Turismo.

O projeto, que teve seus textos selecionados por um grupo de educadores, favorecendo a capacidade de dramatização e musicalização do espetáculo, tem por objetivo despertar o interesse da leitura nas crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que divulga a obra do escritor brasileiro.

Provinha Brasil vai mudar para avaliar a alfabetização

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou esta semana em encontro com empresários em São Paulo que irá mudar o atual modelo da Provinha Brasil, para que sirva de instrumento para aferir a alfabetização de crianças até oito anos de idade. A avaliação é aplicada desde 2008 aos alunos do segundo ano do ensino fundamental e serve como diagnóstico para o próprio professor identificar o nível de alfabetização dos estudantes. Mas, até hoje, os resultados do exame não são divulgados e o MEC não tem controle sobre esse indicador.

20/03/2012

Brasileiro é escolhido melhor professor do ano nos Estados Unidos

Um brasileiro está fazendo história nos EUA com um projeto de inclusão em escolas: Alexadre Lopes recebeu o prêmio de Melhor Professor do Ano de Miami-Dade.

Ele foi escolhido entre 24 mil professores de todas as escolas públicas do condado. O processo de seleção é longo e incorpora diversos aspectos do professor, fora e dentro da sala de aula, desde o seu método de ensino à filosofia e politica educacional.

14/03/2012

[Em homenagem ao Dia da Poesia] 'Pela janela', por Gi Simões

Na solidão de um espaço gigantesco 
Com adultos, crianças, adolescentes...pensantes: 
O céu é mais azul, 
As árvores são mais verdes, 
A brisa é mais suave, 
O cansaço é mais atenuante. 
No concreto de uma parede, um vazio. 
Um vazio preenchido por uma paisagem. 
Paisagem revigorante, plena. 
Traduz vida; 
Preenche a tristeza; 
Se consome em sentimentos.

12/03/2012

Semana de Mobilização Saúde na Escola combate a obesidade nas escolas municipais

A partir de terça-feira (13), a Prefeitura Municipal de Jahu, através das Secretarias de Saúde e Educação, irá orientar alunos com idade entre cinco e dezenove anos que freqüentam escolas públicas sobre obesidade através de palestras que compõem a Primeira Semana de Mobilização Saúde na Escola, lançada pelos ministérios da Saúde e da Educação em parceria com as prefeituras. A ação pretende envolver toda a comunidade escolar (alunos, profissionais e funcionários).
A adesão à Semana de Mobilização é voluntária, e é uma das ações previstas no Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação desde 2007 com o objetivo de promover a articulação da rede básica de educação com o Sistema Único de Saúde.
Neste ano, o tema de trabalho prioritário será “Prevenção da obesidade na infância e na adolescência”. Segundo Pesquisa de Orçamento Familiar realizada entre 2008 e 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre cinco e nove anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Entre os jovens de 10 a 19 anos, um em cada cinco apresentam excesso de peso.


Imagem: Divulgação/MEC

08/03/2012

Vontade de estudar: com livros achados no lixo, catadora passa em vestibular no ES

Ercília foi proibida de estudar pelo pai, mas superou as dificuldades
"Obrigado Deus por esse presente, pela luta e por mais essa conquista". Essas foram as palavras escritas pela catadora de lixo Ercília Stanciany, de 41 anos, que foi aprovada no último vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para o curso de Artes Plásticas. Apesar de ter interrompido os estudos na infância após terminar a 4ª série do ensino fundamental, depois de adulta, ela continuou a estudar pelos livros que encontrava no lixo.

07/03/2012

Pais poderão faltar ao trabalho para participar de reunião em escola de filho

O trabalhador que precisar faltar ao trabalho para participar de reunião na escola de seus filhos, uma vez por semestre, poderá ter a ausência abonada, sem prejuízo do salário. A medida consta de projeto (PLS 620/ 2011) de autoria da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), aprovado nesta terça-feira (6) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

01/03/2012

Novo ministro da Educação defende piso dos professores como uma questão de valorização

“A questão do salário do professor não é apenas trabalhista, mas uma questão de valorização”, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante audiência pública realizada ontem, 29, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Ao defender o piso nacional dos professores (novo valor é de R$1.451,00 para uma jornada de 40h semanais - clique no link para saber mais), o ministro observou que a docência deve ser uma carreira bem remunerada e valorizada, caso contrário não será possível trazer os melhores profissionais para as escolas.