13/12/2011

Conheça alguns dos trabalhos que os alunos de 6º ao 9º ano da EMEF Prof.ª Norma Botelho desenvolveram em 2011

Os estudantes do ensino fundamental da EMEF Prof.ª Norma Botelho produziram, sob orientação dos professores das diversas áreas, obras de arte e produções que envolvem conteúdos das específicas áreas. 
A princípio, essas produções eram vinculadas apenas a culminância das atividades propostas no material adotado (Pueri Domus). Como as produções ultrapassaram as expectativas, tanto de aprendizagem, quanto no que diz respeito aos aspectos estéticos, compartilharemos com um recorte do que foi realizado durante o ano letivo de 2011. 
Houve envolvimento, de estudantes desde o sexto ano até o nono ano, havendo atividades diferenciadas, por meio das quais, com materiais simples, o produto final foi bastante satisfatório. 

A professora Carla Maria Nicola Coletti (Arte) desenvolveu juntamente com os estudantes dos oitavos anos e nonos anos o trabalho intitulado A SUSTENTABILIDADE CALÇADISTA JAUENSE cujo objetivo foi a valorização da produção industrial jauense e a exploração das artes visuais durante o processo criativo e reconhecimento da diversidade calçadista feminina. Houve produção de protótipos de calçados feitos com materiais reaproveitáveis.


A professora Geiza Maria Pucca (Geografia) confeccionou juntamente com os estudantes do 8º ano um vulcão de argila, o qual foi conduzido a entrar em erupção.


A professora Maria Betânia P. da S. Zanelli (Matemática), desenvolveu com alunos de oitavo ano o projeto Geometria, polígonos, diagonais e arte, com o objetivo de identificar polígonos e seus elementos; entender a fórmula para cálculo de suas diagonais. 


Outro trabalho por ela desenvolvido teve o tema Produtos Algébricos e sua representação Geométrica, o qual teve como objetivos: Relacionar Álgebra e Geometria; entender o produto (x+a)(x+a) como sendo um trinômio quadrado perfeito; representar geometricamente o quadrado da soma; entender o trinômio obtido; visualizar os termos obtidos na multiplicação (x+a)(x+b) e somar os termos semelhantes.


A professora Marilda Batista Ribeiro (Arte), realizou um trabalho com o tema Ideal grego de beleza. Modernidade: transformação, estilização e deformação na representação do homem. Houve apreciação dos textos, das obras e dos artistas de forma conceitual e contextual. Foi realizada uma produção artística com o tema “transformar é preciso” onde os alunos faziam os desenhos pintavam, riscavam-se formas geométricas sobre os desenhos que posteriormente eram recortadas suas partes, remontadas e colocadas deformando a produção. Depois de seca, os intervalos eram preenchidos com cores criando um novo estilo e uma nova forma de representação da realidade inicial. Outra atividade foi solicitada aos alunos, com caráter de pesquisa, a qual foi entregue em forma de CD e apresentada oralmente para os demais estudantes da sala fazendo uso da lousa digital.


O professor José do Amaral M. Braga Jr. (História), juntamente com estudantes dos sextos e oitavos anos, realizou Visita ao museu; e Observação de Árvores e Pássaros, cujo objetivo teve foco em: integrar escola e comunidade a fim de expandir o espaço de aprendizagem para além dos muros da escola; garantir espaço para o trabalho voluntário dos alunos e articular os saberes escolares aos problemas da sociedade.


A professora Maria José R. Stoppa (Ciências) trabalhou com o tema Terra Nossa Morada no Universo, desenvolvendo discussões e atrelando as informações específicas à utilização de gráficos de setores.


A professora Roseli Ap. H. Egea Crepaldi (Matemática), desenvolveu, com alunos de sexto ano, as atividades “Padrões Geométricos – Mosaicos” e “Medidas e Ângulos – Tangram”, os objetivos foram: montagem de painéis; confeccionar mosaicos com materiais diferentes como papéis, couro, pastilhas, etc.; medir cada peça do Tangram (reconhecimento); medir ângulos e formar figuras com as peças do Tangram.



A professora Maria José Travezanuto (Matemática), desenvolveu com alunos de sétimo ano, um trabalho sobre PAVIMENTAÇÃO, no qual explorou : medidas dos lados de um polígono regular; ângulos em polígonos; decomposição de polígonos em triângulos; soma dos ângulos internos de um triângulo e as idéias de que para uma pavimentação acontecer a soma dos ângulos de “encaixe” dos polígonos deve ser 360º (caso contrário, o “encaixe” não é possível).


A professora Luciana Padroni (Língua Portuguesa), realizou com os nonos anos, atividades referentes à poesia concreta. Elas tiveram como norteador o livro didático (Pueri Domus). O desenvolvimento das mesmas constou do estudo do livro didático, conforme indicado acima, simultaneamente com um texto informativo referente ao primeiro slogan de COCA- COLA em português. Esse texto, além de informativo, traz fatores históricos, bem como o processo de desenvolvimento do que hoje chamamos COCA COLA. A professora utilizou textos informativos, poemas concretos, questionários e finalizou com o desenvolvimento de poemas concretos realizados pelos estudantes. 

Texto e fotos: EMEF "Norma Botelho"

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: