28/10/2009

Debate sobre policiamento escolar deve intensificar ações do poder público

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Secretaria de Administração e Recursos Humanos realizou na tarde de ontem (27) debate sobre o policiamento escolar.
A iniciativa reuniu o comandante da 1ª Companhia da PM de Jaú, Capitão Luiz Gustavo Toaldo Pistori, Major Ramos, diretores das escolas municipais e estaduais, vice presidente da Câmara Municipal José Carlos Zanatto, representantes do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Jaú, o Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos Campos Prado Junior, o Secretário de Administração João Roberto de Chico, o Tenente Daniel além da equipe de soldados da Polícia Militar que atua na ronda escolar.
O objetivo da reunião foi fazer um levantamento dos problemas que as escolas municipais e estaduais vem sofrendo em relação à violência e para a Polícia Militar acolher os problemas para que possam estudar o cartão de prioridades de patrulhamento. De acordo com o Secretário de Educação, “É importante a integração entre os policiais, especialmente os da Ronda Escolar, o guarda-escola, professores, diretores, alunos e a própria comunidade dos bairros para diminuirmos a violência, o consumo de drogas e os delitos cometidos contra os próprios estudantes e contra o patrimônio escolar”.
Segundo Major Ramos, a Polícia Militar realiza policiamento escolar através de quatro formas de atuação, Policiamento Fixo, Ronda Escolar, Rádio Patrulhamento e Atuação em Horários Específicos. Em Jaú somente duas modalidades são aplicadas devido ao indicativo de violência ser muito baixo. Ainda assim, além do policiamento, Jaú conta com 24 voluntários que complementam a guarda nas escolas municipais e estaduais.
Os problemas apontados durante a reunião foram em relação à segurança patrimonial, vandalismo ocorrido fora dos horários de funcionamento das escolas, a Polícia Militar irá reforçar o patrulhamento da ronda escolar e rádio patrulha, para tanto a Prefeitura Municipal pede o apoio de toda a população para que fiquem atentos e quando casos como esses forem flagrados ligar para o 190. Além disso, a Prefeitura Municipal tem projetos de maior segurança como iluminação, instalação de cercas elétricas e câmeras de segurança que estão sendo estudados.

(Fonte: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Jaú)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou crítica sobre este assunto: