31/05/2012

Escolas municipais agitam no Dia do Desafio

Atividades esportivas, jogos e brincadeiras fizeram alunos e funcionários das escolas da Rede Municipal de Ensino de Jahu se mexerem muito em mais uma edição do Dia do Desafio.

Este ano Jahu enfrentou a cidade de El Progreso, na província de Yoro, em Honduras, que tem cerca de 200 mil habitantes. Mesmo com queda de 25% na participação das atividades por parte da população (veja informações no site do Dia do Desafio), Jahu levou a melhor e venceu a cidade hondurenha por 31% contra 1,40% de participação.

25/05/2012

Escola da Vila Ribeiro é reinaugurada


A Prefeitura de Jahu realizou nesta manhã solenidade de entrega das obras de reforma da escola de Educação Infantil da Vila Ribeiro, que abriga o CMEI Procópio de Lima (creche) e o CMEI da Vila Ribeiro (pré-escola), que atendem cerca de 40 crianças.

É a primeira vez que o prédio, que foi construído em 1994, passou por reforma. Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Jahu, houve um investimento de aproximadamente R$ 40 mil no ano passado para a colocação de pisos cerâmicos em todo o edifício, azulejos nos banheiros e para melhorar as instalações hidráulica e elétrica. 

23/05/2012

Abertas inscrições para 15ª edição de curso online sobre Controle Social e Cidadania da CGU


A Escola Virtual da Controladoria geral da União - CGU está com inscrições abertas, no período de 22 a 25 de maio, para o curso a distância “Controle Social e Cidadania”.

São oferecidas no total 1050 vagas, divididas em 14 turmas de 75 participantes cada. O curso será gratuito e realizado totalmente pela Internet, no período de 25 de maio a 26 de junho, com carga horária total de 40h.

Voltado para todo cidadão interessado em saber mais sobre como acompanhar a gestão pública, especialmente as lideranças locais, conselheiros, educadores e representantes sociais, o Curso “Controle Social e Cidadania” está estruturado em três módulos de estudo:

18/05/2012

Jornada Pedagógica 2012: confira os melhores momentos

Palestras, oficinas, discussão pedagógica, reuniões de avaliação e planejamento, além de momentos de confraternização entre os funcionários das escolas municipais marcaram a edição 2012 da Jornada Pedagógica. 

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Jahu, teve os "Desafios da Educação: Produção e Articulação do Conhecimento" como tema central das atividades, que envolveram mais de mil funcionários nos dias 17 e 18 de maio.

15/05/2012

Projeto Coração que Bate e Sente: cursos e oficinas atraem crianças e familiares no Maria Luiza IV

Educação e solidariedade. Estas duas palavras definem o espírito do projeto Coração Que Bate e Sente, que há três anos funciona no Jardim Maria Luiza IV.

A sede do projeto, localizada em um dos bairros mais carentes de Jahu, já virou ponto de encontro dos alunos e de seus familiares, que frequentam as diversas atividades oferecidas. De acordo com a coordenadora do projeto, a pedagoga Ana Maria Sachetto, são desenvolvidos cursos  e oficinas de artesanato em couro, tricô, crochê, fuxico, manicure, além de atividades recreativas com as crianças e do reforço escolar, a maioria deles oferecida com o apoio de voluntários. 

11/05/2012

Dia das mães é oportunidade de aproximação entre escola e família

Mais do que uma simples evento festivo, propiciar o estreitamento de vínculos entre pais e filhos e o da família com a escola tem sido a tônica dos trabalhos de muitas escolas da Rede Municipal de Ensino de Jahu quando o assunto é o Dia das Mães.

Por terem sido utilizadas como base para definir o currículo no passado, sem qualquer reflexão mais aprofundada sobre os temas, as datas comemorativas passaram a receber muitas críticas dos teóricos educacionais nos últimos anos. As principais delas versam sobre o tempo gasto das aulas para organizar essas comemorações e a execução de tarefas que raramente têm relação com o currículo por parte dos alunos.

Em matéria sobre o tema a revista Nova Escola, aponta que "festas são bem-vindas na escola, mas com o simples - e importante - propósito de ser um momento de recreação ou de finalização de um projeto didático. É a oportunidade de compartilhar com os colegas e com os familiares o que os alunos aprenderam".

08/05/2012

Escritora jauense doa exemplares de seu primeiro livro às escolas municipais

Na manhã desta terça-feira, em reunião no Espaço Pedagógico Profa. Kátia Pascolat Domeniconi, foi realizada a entrega de exemplares do livro "Além do Deserto" aos diretores das escolas municipais de Ensino Fundamental.

O livro, de autoria da escritora Érica Bombardi, nascida em Jahu, mas radicada em Campinas, é uma obra de ficção repleta de aventura,  que conta a história de Mikail e Thera, e de um planeta destruído pelo ataque de sombras que chegam com a noite, bem ao gosto do público infanto-juvenil.

Na ocasião, o Secretário Municipal de Educação, Orivaldo Candarolla, ressaltou a importância de incentivar o hábito da leitura nas crianças e jovens.

07/05/2012

Jornada Pedagógica 2012 discute os desafios da Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Jahu promove nos dias 17 e 18 de maio mais uma edição da Jornada Pedagógica. Realizado anualmente, o evento oferecerá palestras e oficinas, que giram em torno do tema "Desafios da Educação: Produção e Articulação do Conhecimento", a mais de 700 professores e profissionais da educação.

03/05/2012

Alunos do Mais Educação/2º Tempo participam de Festival Esportivo em Potunduva

Sob a coordenação dos professores Andréa Carrara, Ricardo Maciel e Tassya Acosta, os alunos do Projeto Mais Educação/2º Tempo da EMEF Prof.ª Maria de Magalhães Castro e da EMEF Vereador Angelo Ronchesel participaram de um festival esportivo no sábado, dia 28/04, no ginásio poliesportivo do Distrito de Potunduva. 

02/05/2012

CMEI Martha Vianna de Oliveira trabalha interdisciplinariedade nas aulas de Educação Física


O Projeto "Primeira Educação Física", desenvolvido pelo professor Ademir Testa Junior na CMEI - Prof.ª Martha Vianna de Oliveira, agora está pautado nos princípios interdisciplinares. Para tanto, conteúdos de outras disciplinas da apostila do sistema de ensino adotado pela Rede Municipal de Ensino também estão sendo utilizados durante as aulas de Educação Física. 

Para Ademir Testa Junior, o material traz aspectos da cultura corporal de movimento como potencializador da aprendizagem dos alunos, tais como a noção de quantidade, reconhecimento de números e letras. Sendo assim, o professor, dentro do Projeto "Primeira Educação Física", está desenvolvendo atividades de caráter teórico-prático na tentativa de estimular a aprendizagem através do prazer proporcionado pelas atividades corporais, tratando o conhecimento de maneira transversal e não fragmentada.